quinta-feira, 26 de julho de 2007

Pizza de peixe e batatas

Por essa nem nossos ilustres deputados e senadores poderiam esperar! Um réu é considerado culpado mas, por incrível que pareça, não recebe nenhum, absolutamente nenhum, tipo de punição. Que decisão estapafúrdia essa do Conselho Mundial da FIA!

Os dirigentes e advogados da Ferrari, é claro, saíram bufando da reunião. "Incompreensível" foi a palavra mais leve que usaram para qualificar a decisão. A McLaren escapou até de uma multa, punição que era considerada a mais provável.

É bom explicar, nesse ponto, que o escriba do Blog está aliviado. Uma hipotética expulsão ou mesmo suspensão do time inglês estragaria o equilibrado campeonato deste ano. Por este aspecto, a decisão veio a calhar.

Mas, sejamos imparciais, é inaceitável que a McLaren saia sem qualquer punição. Nem mesmo advertência. Veja bem: o delito cometido pelo ex-desenhista chefe da equipe, Mike Coughlan, foi extramente grave. Roubar segredos industriais da principal rival não é qualquer coisa não.

O fato do resto do time não saber de nada é considerado atenuante. Mas não exclui necessidade da equipe, como um todo, ser punida. Afinal de contas, foi, também, uma falha de fiscalização por parte da McLaren.

O escriba do Blog, particularmente, esperava uma bela multinha para o time inglês. Era o mínimo. Mas nem essa punição, a mais óbvia, o Conselho da FIA quis aplicar.

Se, ao menos, os cartolas tivessem decidido pela absolvição da McLaren, a decisão poderia soar mais compreensível. Mas culpar sem punir é absolutamente ridículo.

Uma autêntica pizza inglesa. Se é que alguém terá coragem de - argh! - preparar uma destas com peixe e batatas.

Ao menos, a sensacional disputa do campeonato deste ano continuará equilibrada. Mais uma vez, muda o estado da moral. Agora, é a McLaren quem está por cima de novo. Até quando?



Não deu para Markus Winkelhock (à esquerda). Nosso herói não conseguiu segurar sua vaga na Spyker, e será substituído pelo japonês Sakon Yamamoto a partir do Grande Prêmio da Hungria. Uma pena.

Se não conseguir voltar à Fórmula 1, Markus terá tido uma das carreiras mais peculiares da história da categoria. Uma corrida só, no seu país natal, na qual largou em último e chegou a liderar com o pior carro do grid.

Azar da Spyker, que perde um piloto que já caiu nas graças dos fãs do automobilismo. Aliás, o time laranja teve dificuldades para conseguir um substituto para Winkelhock. Antes de acetar com Yamamoto (à direita), tiveram duas negativas.

A primeira delas veio do brasileiro Nelson Angelo Piquet, que se recusou a estrear na categoria pela equipe mais fraca do pelotão. Pelo mesmo motivo, o alemão Nico Hulkenberg, grande dominador da última temporada da A1 GP, declinou o convite.

Sobrou para Sakon. O japonês, que já tem sete corridas no currículo pela Super Aguri, no ano passado, não é de todo ruim. Mas não é nenhum fenômeno. Deverá ser uma presa fácil para o veloz Adrian Sutil, que assumiu de vez o posto de primeiro piloto da equipe holandesa.


Último dia de testes coletivos das equipes de Fórmula 1. Em Jerez de la Frontera, na Espanha, o mais rápido foi uma surpresa. Alexander Wurz (à esquerda), da Williams, quarto colocado na última corrida, em Nurburgring, terminou com o melhor tempo.

Depois de ter ficado na derradeira posição, ontem, Rubens Barrichello subiu para quarto entre oito pilotos. Outro que melhorou foi o suíço Sebastien Buemi, que estréiou como piloto de testes da Red Bull nessa semana. Ele passou de sétimo e último, na terça, para quinto, hoje. Os tempos:

1. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:19.962s em 86 voltas
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:20.004s em 92 voltas
3. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:20.220s em 111 voltas
4. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:20.250s em 86 voltas
5. Sebastien Buemi/Suíça/Red Bull, 1:20.318s em 68 voltas
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:20.377s em 70 voltas
7. Heikki Kovalainen/França/Renault, 1:20.828s em 64 voltas
8. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:21.186s em 108 voltas

Em Mugello, na Itália, terminou o duelo particular da Ferrari com a Toro Rosso. Depois de perder no primeiro dia e se recuperar no segundo, o time de Felipe Massa (à direita) ganhou a disputa por 2 a 1. Foi o brasileiro, aliás, quem decidiu a inútil contenda, ao bater Scott Speed, hoje. Os tempos:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:20.194s em 68 voltas
2. Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1:23.590s em 78 voltas


Hoje, o Conselho Mundial da FIA pode até ter absolvido a McLaren das acusações de espionagem. Mas ainda falta muito - bastante - para que essa história chegue ao seu final. Nigel Stepney, por exemplo, jurou revelar os verdadeiros culpados caso continue a ser vítima dessa suposta "conspiração". Vamos esperar que muito água ainda passa por baixo da ponte.

Esta quinta, para o Blog, acabou sendo um dia bastante atropelado. Amanhã, as coisas voltam ao normal, com a Agenda do Fim de Semana, além dos posts habituais comentando as notícias do dia. Nos vemos por aí!

7 comentários:

Anônimo disse...

gostei, blog. matou a pau rsrsrs

Anônimo disse...

a mclaren agora está denovo em melhor situação mas a ferrari continua tendo o melhor carro. acho que kimi e massa são os favoritos para as proximas corridas e vamos torcer para que o felipe consiga ganhar elas. a punição iria acabar com o campeonato ainda bem que ela nao aconteceu

Anônimo disse...

Pipoca, pipoca, pipoca...FIA de pipoca!

Era pra ter multa!

Felipe Maciel disse...

Por isso é que esse mundo não vai pra frente. Virou moda agora vc ser culpado e absolvido ao mesmo tempo.
Tem uma frase do Millor Fernandes que diz assim: "Roube ainda hoje! Amanhã pode ser ilegal"
Essa é perfeitamente aplicável neste caso ridículo de marmelada

Anônimo disse...

Com relação a Mclaren, concordo plenamente com o Blog. Recentemente a Pepsi-Cola avisou a Coca-Cola que uma funcionária de alto escalão tentava vender informações confidenciais. A Coca -Cola tomou as medisa cabiveis e a funcionaria encontra-se presa. Se a Mclaren sabia, deveria imediatamente ter avisado a concorrente e não fazer este papelão que fez. Sempre fui fã da Mclaren, principalmente na época do Gordon Murray (projetista que havia trabalhado com Piquet).....agora só tenho a lamentar.
Com relação a Spyker, o Japones ta levando um patrocinio de US$ 22.000.000,00 ..... não precisa falar mais nada deste "talentoso rapaz"

Blog F1 Grand Prix disse...

Pantaneiro,

É sério esse patrocínio de 22 milhões? Caramba! Agora tá explicado...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Quem deu esta declaração foi o empresario do piloto Narain Karthikeyan. Ta disponivel no site "velocidade maxima".
Abs