Se não bastasse a demora, a imprensa também se mostra confusa em relação ao assunto. A notícia de que o circuito do Bahrein abriria a temporada de 2008, por exemplo, foi dada como certa na manhã de segunda. Acabou desmentida logo depois, na tarde do mesmo dia.
Acontece que autoridades da Austrália, onde normalmente é sediada a etapa inaugural do campeonato, deram a entender que, no ano que vem, seria diferente. Por se realizar num horário ruim para o público europeu, a corrida australiana geralmente tem audiência mais baixa do que os outros Grandes Prêmios.
Assim, abrir a temporada, lá, é um péssimo negócio para a Fórmula 1. Para a categoria, é muito mais rentável iniciar o calendário no circuito de Sakhir, como foi feito apenas uma vez, em 2006, quando a audiência da etapa de abertura bateu recordes.
Horas depois dos australianos terem colocado essa possibilidade, os organizadores do G.P. do Bahrein negaram qualquer mudança. "Nada é certo, ao menos até que o calendário definitivo seja divulgado", é o que dizem.
Mas essa não é a única dúvida que se tem em relação às corridas do ano que vem. Depois de ter sido banida do calendário, a pista de Magny-Cours arranjou um jeito de voltar. Provavelmente, alguns milhões de dólares conseguiram convencer Bernie Ecclestone e sua turma a reverem sua decisão.
Ruim por um aspecto, bom por outro. O circuito francês é um dos mais chatos da temporada e suas corridas são sempre entediantes, a não ser que chova. Ao menos, porém, a França, que nunca deixou de sediar um Grande Prêmio, terá sua etapa garantida em 2008.
No ano que vem, a entrada de Cingapura já está confirmada. O circuito, que já foi mudado uma vez, parece ter sido, agora, completamente definido. Além do país asiático, teremos mais algumas novidades.
A cidade espanhola de Valência já foi garantida como a nova sede do Grande Prêmio da Europa. O circuito, assim como o de Cingapura, será de rua. Por fim, volta a pista de Hockenheim, que dá continuidade ao revezamente com Nurburgring como sede da corrida alemã da Fórmula 1.
Em 2009, porém, o calendário fica recheado de dúvidas. Confirmada, mesmo, está a entrada dos Emirados Árabes Unidos. Sem idéias para gastar o dinheiro do petróleo, a turma do Oriente Médio vai construir uma ilha artificial e nela colocar um circuito onde a Fórmula 1 vai correr. Nada mal, hein?
Além disso, existe a possibilidade das voltas de Suzuka, reeditando o Grande Prêmio do Pacífico, e de Imola, com o G.P. de San Marino. Por fim, autoridades indianas garantem já ter assinado um acordo com Ecclestone para sediar uma corrida em Nova Délhi. Só há um problema.
Para ter uma corrida da Fórmula 1, a Índia precisa de uma nova pista. E, por enquanto, os entusiastas da idéia ainda não acharam um terreno onde o autódromo poderia ficar. Um problema semelhante enterrou a volta do G.P. do México, que havia sido confirmado para um novo circuito em Cancún, que nunca chegou a ser construído.
A partir de 2010, não se tem certeza de quase mais nada. As possibilidades se multiplicam. Nem o Grande Prêmio do Brasil tem permanência garantida. E, se acontecer, poderá ser em Interlagos, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Brasília, num novo Jacarepaguá...
Novos países candidatos existem aos montes. A Coréia do Sul, ao que parece, é a única nação estreante confirmada para 2010. Segunda a Wikipedia, poderão acontecer também etapas nas seguintes localidades, excluindo as atuais:
Africa
- África do Sul, na Cidade do Cabo (depois dos investimentos para a Copa, por que não?)
- Egito, em Cairo (improvável. O Egito mal consegue sediar uma Copa das Nações Africanas...)
- Marrocos, em Marraquexe (terreno fértil para trocadilhos)
Américas
- Argentina, em San Luis (no circuito Oscar Galvez, como bem demonstrou Gualter Salles, não dá. Em San Luis, quem sabe?)
- Colômbia, em Bogotá (altamente improvável)
- México, em Cancún (só precisam achar um lugar para construir o autódromo)
- Panamá, na Cidade do Panamá (acho difícil)
- Venezuela, em Caracas (será que Bernie vai se dar com o Hugo Chavez?)
Ásia
- Casaquistão, em Astana (putz, e a gente reclamando que o Bahrein era no meio do nada...)
- Líbano, em Beirute (perdoem-me o trocadilho, mas esse G.P. vai bombar)
Europa
- Áustria, em Spielberg (se a Red Bull reformar o circuito...)
- Bulgária, em Cavarna (será que não tem nenhum outro lugar mais interessante?)
- Finlândia, em Helsinque (só se for corrida no gelo)
- França, na DisneyLand de Paris (vai ser numa pista Mickey Mouse. Literalmente)
- Grécia, em Orchomenos (sobre essa possibilidade, tudo o que sei é que nada sei)
- Holanda, em Roterdã (não poderia ser em Assen ou Zandvoort?)
- Polônia, em Gdansk (Kubica vai ficar feliz da vida)
- Portugal, em Portimão (oba! Torço para que nossos patrícios tenham o seu G.P.)
- República Checa, em Praga (se acontecer, será num cenário espetacular)
- Suíça, em Saint-Moritz (foi só acabar com a lei que proibia corridas a motor que os boatos já começaram)
Claro que muitas dessas possibilidades são um pouco absurdas. Algumas delas não vão chegar nem perto de se realizar. Mas serve para mostrar como o futuro da Fórmula 1, no curto prazo, é nebuloso.
Não só os regulamentos técnico e deportivo estão em constante mudança. O calendário também. Com tanta incerteza, o único e solitário desejo do escriba do Blog é que o Brasil consiga, ao final, ter seu lugarzinho como sede de um G.P. da principal categoria do automobilismo. Não importando em que cidade.
4 comentários:
Nossa, corridas na bulgária, na grécia, no egito, no casaquistão?????
O bernie quer transformar a Fórmula 1 no que???
como vc bem disse, eu só quero que o Brasil continue com o seu G.P.
corrida no casaquistão é sacanagem, meu. Não tem como. Muita gente ficou sacaneando a um tempo atrás, dizendo que daqui a pouco a fórmula-1 ia correr em marte. Bom, estamos chegando cada vez mais perto disso.
Kd vez q eu leio essas notícias eu fico mais triste. Olha só como estão os circuitos...
Falando nisso, tenho passado quase que diariamente perto do Autodromo Nelson Piquet, aki no RJ, pq estou indo em vários jogos do Pan e estou indo ver alguns jogos de basquete. E dá um misto de alegria por ver um lugar que ja deu alegria aos brasileiros e pena por ver como está o autodromo...tah meio caidinho...
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