domingo, 22 de julho de 2007

Análise do Grande Prêmio - Europa/Nurburgring, 22/07/2007

Análise dos pilotos:

Fernando Alonso
Venceu na raça, indo buscar a posição na pista quando desabou o toró no final. Mostrou, mais uma vez, que é um sensacional piloto na chuva. Agora, está com a moral muito alta e, com uma nova vitória, já passará Lewis Hamilton nos critérios de desempate.
Nota final: 9

Felipe Massa
Tinha tudo para ganhar, mas faltou sorte e um pouquinho de habilidade na pista molhada. De qualquer forma, não está longe dos líderes do campeonato e, de novo, supera Kimi Raikkonen em pontos.
Nota final: 7

Mark Webber
Depois do Grande Prêmio de Mônaco de 2005, este foi o segundo podium do australiano. Bateu David Coulthard com tranquilidade ao longo do final de semana e, na corrida, pilotou com coragem e sem a costumeira queda de rendimento.
Nota final: 8

Alexander Wurz
Em dez corridas, só bateu Nico Rosberg uma vez em classificações. E daí? Justifica o investimento de Frank Williams com atuações oportunistas em Grandes Prêmios em que a maior parte do pelotão se atrapalha. Bela corrida e merecido quarto lugar.
Nota final: 8

David Coulthard
Saindo de vigésimo, não poderia esperar muita coisa. Mas, contanto com uma boa estratégia e um pouco de sorte, chegou a um ótimo quinto lugar. Mostrou que, em condições adversas, sua experiência vale muito.
Nota final: 7

Nick Heidfeld
O nascimento do segundo filho o deixou um pouco animado demais. Tirou da pista seu companheiro Robert Kubica na largada e, mais tarde, o alemão Ralf Schumacher. Ruim por este lado, bom por outro: fez seis - seis! - paradas nos boxes mas, mesmo assim, foi sexto. Nota final: 5

Robert Kubica
É verdade que foi atrapalhado por Nick Heidfeld na primeira volta. Mas, no resto da corrida, teve um ritmo mais lento que o companheiro. Quando choveu, no final, perdeu a sexta posição para o alemão.
Nota final: 5

Heikki Kovalainen
Fazia uma corrida excepcional, tendo lutado bravamente contra o compatriota Kimi Raikkonen e se mantido sempre entre os primeiros, até que a Renault estragou sua corrida com uma tática imbecil. Trocar para pneus intermediários antes de começar a chover foi demais.
Nota final: 6

Lewis Hamilton
A quebra na classificação e o furo de pneu na largada não foram culpa do inglês. Mas o que realmente atrapalhou a corrida do líder do campeonato foi a saída de pista na terceira volta, um erro do piloto. Depois, ainda fez boa corrida de recuperação.
Nota final: 5

Giancarlo Fisichella
Muito mal na classificação e pior ainda na corrida. Não é um piloto do nível da Renault. Mesmo com uma tática correta e um carro competitivo, ainda ficou atrás de seu companheiro de equipe Heikki Kovalainen na bandeirada final.
Nota final: 3

Rubens Barrichello
O toque com Nico Rosberg na primeira volta, aparentemente, desbalanceou a Honda do brasileiro. E o carro, que já é ruim, ficou praticamente inguiável. Mesmo assim, esperava-se mais de Rubinho numa corrida com chuva.
Nota final: 4

Anthony Davidson
Não tem pontos ainda no campeonato, mas tem sido constantemente superior ao seu companheiro de equipe, Takuma Sato. Mais uma vez, largou na frente do japonês. Na corrida, se atrapalhou na tática e não conseguiu um bom resultado.
Nota final: 5

Jarno Trulli
Para um piloto experiente como o italiano, sua corrida foi decepcionante. Não soube aproveitar, como seria de se esperar, as circunstâncias adversas. Seu melhor momento do fim de semana, para variar, foi o bom desempenho na classificação. Mas só isso não é suficiente.
Nota final: 4

Kimi Raikkonen
Ultimamente sumido, o famoso azar de Kimi Raikkonen voltou a atazanar o finlandês. Apesar de não ter tido culpa na quebra, o desempenho do piloto da Ferrari foi abaixo do esperado. Fez a pole, é verdade, mas na corrida vinha ofuscado pelo companheiro Felipe Massa antes de sair.
Nota final: 6

Takuma Sato
Junto com seu time, o japonês não consegue mais repetir as boas atuações do início do ano. Na última corrida maluca da temporada, no Canadá, ele foi sexto. Desta vez, porém, quebrou cedo, depois de ter sido batido pelo companheiro Anthony Davidson na classificação.
Nota final: 4

Ralf Schumacher
Não é nada boa a fase do alemão. Desde o último Grande Prêmio, na Inglaterra, que ele já promete uma atuação que o coloque nos pontos. Certamente, marcaria alguns na corrida de hoje se não tivesse sido abalroado por Nick Heidfeld.
Nota final: 5

Markus Winkelhock
Sensacional. Magnífico. Inteligentíssimo. Não importa que o alemão tenha sido um segundo e meio mais lento que o parceiro no treino. Nem o fato de ter abandonado cedo. Liderou um G.P. na estréia, com o pior carro do grid, correndo em casa. Esse cara tem estrela.
Nota final: 8

Jenson Button
Nem parece o mesmo piloto que brilhou na chuva quando venceu pela primeira vez, no G.P. da Hungria de 2006. Desperdiçou um potencial ótimo resultado quando saiu da pista logo na segunda volta. Antes disso, porém, já havia pulado de 17º para 4º.
Nota final: 4

Adrian Sutil
Abacou ofuscado pelo companheiro de equipe novato, que chegou a liderar a corrida. Cometeu um erro, pela inexperiência na chuva, e saiu do G.P. cedo. Mas mostra capacidade suficiente para liderar a equipe mais modesta do grid.
Nota final: 4

Nico Rosberg
O filho de Keke não é um cara de sorte. Quando as oportunidades aparecem, ele nunca está lá para aproveitá-las, ao contrário de seu companheiro de equipe Alexander Wurz. Correndo em casa, o alemão saiu da prova junto com os outros pilotos que aquaplanaram na terceira volta.
Nota final: 3

Scott Speed
Será que o americano se importou com o abandono de hoje? Sinceramente? Acho que não. Nessa altura, praticamente descartado pela Toro Rosso para o ano que vem, Speed não tem muito o que fazer.
Nota final: 2

Vitantonio Liuzzi
Ao contrário de seu parceiro de equipe, Liuzzi ainda tem perspectivas na Fórmula 1. Mas, de vez em quando, se esforça para enterrá-las. Foi o último piloto a rodar na curva 1, quando, certamente, sua equipe já o alertara pelo rádio do perigo.
Nota final: 2

Análise das equipes:

McLaren
Venceu, é verdade, mas deve ser responsabilizada pela perigosa quebra de Lewis Hamilton na classificação. Apesar disso, aumentou sua distância no Campeonato de Construtores, contando com o abandono de Kimi Raikkonen. Se não receber punições por causa do caso de espionagem, deverá faturar os dois títulos. Nesta quinta, na sede da FIA, decide seu destino.
Cotação final: ****

Ferrari
Tem mais carros do que seus rivais da McLaren, mas não consegue converter a superioridade em resultados. A quebra de Kimi Raikkonen veio em péssima hora. Em suma, a escuderia do cavalinho rampante não conseguiu aproveitar a má sorte de Lewis Hamilton durante todo o fim de semana.
Cotação final: ***

BMW
Correndo em casa, o time alemão poderia aproveitar as condições adversas para tentar mais do que vem conseguindo. Mas a afobação de Nick Heidfeld, na largada, atrapalhou ele e seu companheiro de equipe. No final, ter pontuado com os dois pilotos foi um bom resultado para a BMW.
Cotação final: ***

Renault
Poderia ter conseguido um ótimo resultado com Heikki Kovalainen, mas estragou a corrida do finlandês com a estúpida tática de parar para colocar pneus de chuva antes que começasse a chover. Ainda assim, salvou um solitário pontinho.
Cotação final: **

Williams
Essa era uma corrida para o time inglês se destacar. E, graças a Alexander Wurz, a tradicional equipe conseguiu sair de Nurburgring com cinco pontos. Um ótimo resultado. Pena que Nico Rosberg, como de costume, desperdiçou uma bela oportunidades de pontuação.
Cotação final: ***

Red Bull
Excepcional resultado no fim de semana. Dez pontos e um podium foram, basicamente, o melhor que o time das bebidinhas energéticas poderia esperar. Merece os parabéns pelas táticas inteligentes e por contar com pilotos cuja experiência faz diferença.
Cotação final: ****

Toyota
O G.P. da Alemanha é, praticamente, uma corrida dentro de casa para a Toyota, em virtude da proximidade de sua sede, que fica na cidade de Colônia. E, na frente de seus dirigentes, o time perdeu uma ótima oportunidade de marcar pontos. Jarno Trulli se atrapalhou e Ralf Schumacher, mais uma vez, esteve sem sorte.
Cotação final: **

Super Aguri
Depois de sinalizar com uma queda, o time japonês conseguiu uma recuperação. Seus dois pilotos passaram à segunda parte do treino de definição do grid. Na corrida, porém, Takuma Sato quebrou cedo e Anthony Davidson se atrapalhou com sua tática.
Cotação final: **

Honda
Mais um fim de semana para esquecer. A equipe esperou pela chuva o ano inteiro, na esperança de que seus pilotos pudessem fazer a diferença. Mas Jenson Button jogou fora a chance ao rodar na terceira volta e Rubens Barrichello sofreu com um carro instável após um toque na primeira volta.
Cotação final: *

Toro Rosso
Precisa, urgentemente, de algum tipo de motivação. Péssimo desempenho nos treinos - quando seus pilotos dividiram a penúltima fila - e pior ainda na corrida. Depois de três voltas, sua dupla já estava fora.
Cotação final: *

Spyker
Após Silverstone, escrevi aqui no Blog que o time holandês ganharia uma estrelinha se demitisse Cristijan Albers. Pois o pessoal da Spyker fez mais. Com uma sacada genial, pôs o estreante Markus Winkelhock na ponta, mesmo que por só algumas voltas. Já valeu o ano.
Cotação final: ****

Análise da corrida:

Um Grande Prêmio como há muito tempo não se via. Certamente, uma das melhores corridas do século XXI. Esteve indefinida até o fim, e continuou a gerar emoção inclusive depois de terminar, com a discussão entre Fernando Alonso e Felipe Massa. Em grande parte, devemos agraceder à chuva por tamanha sacudida nas coisas.
Nível final: Excelente

Análise do campeonato:

A primeira zerada de Lewis Hamilton no ano embolou as coisas. Fernando Alonso e Felipe Massa encostaram no inglês. O espanhol, principalmente, está colado no seu parceiro de equipe: apenas dois pontos atrás, enquanto o brasileiro está 11. Com a quebra de hoje, Kimi Raikkonen perdeu excelente chance de diminuir sua desvantagem para o líder na tabela. Ela continua em 19.
Nível final: Ótimo

O Blog volta mais tarde com a primeira edição do Weekend Update, comentando a corrida da GP2. Nos vemos logo mais!

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa análise, como sempre. Mas se eu fosse você dava 10 pro Winkelhock rsrsrs

Anônimo disse...

Sinceramente, daria uma nota até pior pro Rubinho. Me decepcionou mto o fato de msm com um pouco de chuva naum ter tirado proveito dela.
E sobre o Wilkelhock, como eu disse já em vários lugares, Ô, o Wilkenhock é melhor q o Fangiooooo!

Anônimo disse...

Bela análise, confesso que fiquei bastante decespcionado com o Massa, porra ele tá bobeando demais, e título esse ano eu acho muito difícil, só se a Ferrari escolhe-lo como 1º piloto (se é que isso vai acontecer), se fosse você baixava a nota do Massa pra 6

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

hahahaha excelente essa rima do Winkelhock. Esse cara ganhou a minha simpatia eterna depois da sacada genial que ele teve hoje.

Carlos Magno Jr.,

Também acho que fui bonzinho com o Massa hehehehe. Resolvi dar 7 porque ele fez uma boa largada e, ao menos, não cometeu erros na chuva. Ao contrário do Kimi, por exemplo.

Grande abraço a vocês!

Monocromático disse...

Markus Winkelhock conseguiu superar Slim Borgudd como meu piloto favorito!

Felipe Maciel disse...

A frase sobre o Markus é justamente essa mesmo: "tem estrela".

E o Heidfeld hein? Teve filho, bateu em um, tirou outro da corrida, terminou bem com um monte de parada... Foi o fim de semana dele.

Anônimo disse...

Não gostei do desempenho de Hamilton na ultima parte com chuva, esperava mais do piloto inglês.

Anônimo disse...

OK, o finlandês teve azar, mas o erro na entrada do pit foi feio, podia ter condenado sua corrida ali se não fosse o safety car. Merece menos de 6.

Anônimo disse...

Wilkenhock vai virar meu piloto obscuro favorito!