É nesta quinta que a Fórmula 1 e o mundo conhecem o destino da McLaren após o grande escândalo de espionagem industrial no qual a equipe inglesa se viu metida. Após as notícias das últimas semanas, ficou difícil acreditar que o time não usou nenhum dado conseguido ilicitamente da Ferrari.
Da mesma forma, porém, provar que a McLaren se beneficiou das informações privilegiadas é uma tarefa delicada. Certo mesmo é que a equipe de Ron Dennis está enquadrada no artigo 151c do Código Esportivo Internacional, que se refere a "qualquer conduta fradulenta ou ato prejudicial aos interesses de qualquer competidor ou do esporte a motor em geral”.
Se for considerada culpada, a McLaren está sujeita a inúmeras punições, desde multa até exclusão do campeonato, com perda de todos os pontos. Claro que esta última hipótese é altamente improvável, ao contrário do que especula parte da imprensa especializada.
A Fórmula 1, com todos os seus interesses comerciais, dificilmente aceitaria uma punição muito rigorosa à McLaren. Além disso, existe o fator Hamilton. Sensação da categoria neste ano, o inglês é reverenciado pela poderosa mídia britânica, que não engoliria a possibilidade de Lewis ser tirado da luta pelo campeonato.
O Conselho Mundial da FIA, reunido em Paris, é composto de dirigentes de várias federações do mundo. Entre eles, está Paulo Scaglione, presidente da Confederação Brasileiro de Automobilismo (CBA). Bom saber que, numa discussão tão importante como esta, o Brasil está representado.
O escândalo de espionagem pega fogo mas continua longe de seu fim. Hoje, Nigel Stepney, pivô de toda a confusão, deu entrevista dizendo que é vítima de conspiração e que contratou detetives particulares para investigar o caso.
Novos capítulos ainda vêm por aí...
Depois se tornar o primeiro piloto da história a liderar uma corrida em sua estréia após largar em último, Markus Winkelhock (à esquerda) ainda não tem lugar garantido na Spyker a partir da próxima corrida. O que mais o glorioso alemão terá de fazer para convencer os dirigentes da equipe holandesa a efetivá-lo?
Os boatos da vez sugerem que Sakon Yamamoto, ex-piloto da Super Aguri e atualmente na GP2 fazendo uma temporada obscura, será o novo titular da Spyker. Uma opção motivada, principalmente, pelos dólares do japonês.
Antes de tentar Yamamoto (à direita), porém, a equipe holandesa flertou com o brasileiro Nelson Angelo Piquet. De forma esperta, Nelsinho educadamente declinou. Não há necessidade de forçar entrada na Fórmula 1. Ainda mais pela Spyker...
O Blog torce para que Markus Winkelhock consiga manter sua vaga na escuderia laranjinha. Depois de sua atuação na última corrida, o alemão ganhou a minha simpatia eterna. Como disse o amigo Leandro, nos comentários:
"ÔÔÔÔÔÔ, o Winkelhock é melhor que o Fangioooo!!!"
Todas as 11 equipes da Fórmula 1 testaram hoje, em três circuitos diferentes. A maioria se concentrou em Jerez de la Frontera, na Espanha. O circuito teve, neste quarta, seu segundo dia de atividades.
O líder do campeonato Lewis Hamilton (à esquerda) foi o mais rápido. Como sempre, não há muito o que comentar sobre esses testes coletivos. Chama a atenção, apenas, a última colocação de Rubens Barrichello. Por mais que o brasileiro se esforce, não parece que a sua Honda esteja evoluindo. A seguir, os tempos:
1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.670s
2. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:20.540s
3. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:20.588s
4. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:20.709s
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:20.881s
6. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:21.071s
7. James Rossiter/Inglaterra/Super Aguri, 1:21.315s
8. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.444s
Em Mugello, na Itália, Ferrari e Toro Rosso andaram sozinhas. Luca Badoer (à direita), com o carro vermelinho, bateu Scott Speed. O americano, que muitos julgavam demitido após dar declarações polêmicas a respeito dos dirigentes da Toro, teve seu dia abrevidado em razão de um problema elétrico. Os tempos:
1. Luca Badoer/Itália/Ferrari, 1:22.847s
2. Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1:24.097s
Por fim, a Spyker andou sozinha em Silverstone, na Inglaterra. O holandês Giedo van der Garde deu 151 voltas com o carro da equipe, que não apresentou problemas. De ruim, apenas a chuva, que atrapalhou as atividades do time.
"Um piloto que coloca dois competidores para fora da pista em menos de 20 voltas não pode ter um futuro longo na Fórmula 1". Foi esse o comentário de Robert Kubica, após ser quase tirado da última corrida pelo seu parceiro de BMW Nick Heidfeld. Depois de Massa x Alonso, será que vem aí uma nova rixa na categoria? E entre companheiros de equipe?
Nesta quinta, o escriba do Blog estará fora durante toda a parte da manhã. De tarde, volto com a sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. E, mais tarde, coloco os meus comentários sobre a esperada audiência entre a McLaren e a FIA. Até amanhã!
7 comentários:
O campeonato sem a McLaren perde a graça e fica manchado. ´
Mas, se for necessário, a McLaren tem que ser punida.
Não pode acabar em pizza que nem sempre acaba aqui no Brasil
blog, concordo quando voce diz que a mclaren provavelmente não será punida. mas eu acho que ela devia ser, pois está claro que usou os dados da ferrari.E, quanto ao winkelhock, estamos todos na torcida por ele rsrsrsr
Pelo bem do campeonato, espero q a Mclaren naum seja punida. Logo agora q conseguimos ter um campeonato mais disputado, podem acabar com toda a graça, entaum espero q a multa venha apenas em forma de dinheiro.
E como já tenho dito, "Ô, o Winkelhock é melhor que o Fangio!". Vamos todos cantar em frente ao box da Spyker no GP do Brasil!
O Capelli aposta que rolará uma suspensão da Mclaren por duas corridas. Eu apostaria em algo similar, pois é uma saída estratégica para (1) punir de fato algo muito grave (2) embolar o campeonato, mais audiência.
À parte disso, só tenho a grande certeza que coisas do gênero SEMPRE aconteceram, só que este foi o caso que veio à tona.
[]s
Pizza.
No máximo um "ái, ái, ái, que feio..."
Tá com um cheirinho de Pizza.
Ainda mais porquê deve ter gente graúda ainda não descoberta nisso aí!
Na minha opinião devem ser punidos pela fraude.
Comentei sobre vc ontem no meu blog.
Um abraço.
Jà está: a FIA avisou, mas não puniu a McLaren. Já coloquei um post no meu blog acerca disso.
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