segunda-feira, 25 de junho de 2007

Weekend Update Parte Final - DTM, Fórmula 3 Inglesa e Balanço dos Palpites

Infelizmente, não há transmissão direta dessas duas categorias para o Brasil. O Blog, então, fará uma pequena análise superficial, baseada no que leu na Internet. Vamos a ela:

A DTM correu no histórico circuito de Norisring, na Alemanha. Para quem não sabe, foi lá que o mexicano Pedro Rodriguez, duas vezes vencedor na Fórmula 1, perdeu a vida no ano de 1970. A pista é bastante curta e usada, principalmente, para categorias locais. A DTM é a maior delas.

E, durante todo o fim de semana, brilhou o canadense Bruno Spengler. Ele fez a pole e venceu a corrida. A entrada de um safety car após um batida entre Vanina Ickx (filha de Jacky) e Mathias Lauda (filho de Niki) foi o momento de maior emoção da prova.

Assim como na Fórmula 1, os pits se fecharam e isso embolou um pouco a ordem. O bi-campeão mundial Mika Hakkinen, por exemplo, vinha em segundo e caiu para nono, posição em que permaneceu até o final. Na frente, porém, Splengler se manteve absoluto.

Ele venceu com Bernd Schneider em segundo e Mattias Ekström em terceiro. O palpite do Blog, Gary Paffet, foi quarto. Na ordem final, Mercedes, Mercedes, Audi e Mercedes. Entre os dez primeiros, seis eram da marca que empurra a McLaren na Fórmula 1.

No campeonato, a disputa é bem equilibrada. Schneider - um piloto com passagem obscura pela Fórmula 1 - tem 25,5 pontos. Atrás dele, vêm Ekström, Tomczyk, Spengler, Paffet e di Resta. Todos a menos de dez do líder, com 24, 20, 17, 16,5 e 16 pontos, respectivamente.

Na rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa, o Blog faturou pela mais uma vez. A vitória na primeira etapa ficou com o alemão Maro Engel. Mas, na segunda, o melhor foi o estoniano Marko Asmer, em quem esse escriba aqui jogou suas fichas.

Pouco a se falar sobre a ação, que deve ter sido intensa mas não pôde ser vista por quem é do Brasil. Na corrida inicial, Maro Engel largou na pole e venceu de ponta a ponta, suportando a pressão de Sam Bird e do brasileiro Alberto Valério, que foi um ótimo terceiro. Asmer veio logo atrás, em quarto.

A corrida de Alberto foi excelente. Ele saiu do meio do pelotão e foi fazendo ultrapassagens, até chegar no podium. Mais tarde, ele disse que havia sido a melhor corrida de sua carreira. Não é para menos.

A segunda bateria teve ainda mais emoção. Na largada, Stephen Jelley, Jonathan Kennard e Atte Mustonen bateram. No meio da confusão, Engel tomou a liderança, seguido de Valério e Asmer.

O estoniano, líder do campeonato, ultrapassou o brasileiro e, mais tarde, o alemão, vencendo com meio segundo de diferença. Valério foi punido por ter queimado a largada e foi um longínquo vigésimo-sétimo. Já Asmer aumentou ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato.

O outro brasileiro presente à rodada dupla de Monza, Mário Moraes, foi bem na primeira corrida - nono - mas ficou mais para trás na segunda, quando finalizou em décimo-quarto. No campeonato, Marko Asmer lidera com 156 pontos, seguido de Sam Bird, com 105, e Maro Engel, com 99.
Fim da cobertura daquilo que de mais importante aconteceu no fim de semana do mundo da velocidade. Agora, é ver como o Blog se saiu nos seus palpites inicias. Vejamos:

MotoGP - Vencedor: Casey Stoner. Palpite: Valentino Rossi (quarto colocado)
ChampCar - Vencedor: Paul Tracy. Palpite: Sebastien Bourdais (abandono)
IRL - Vencedor: Dario Franchitti. Palpite: Sam Hornish Jr. (abandono)
Nascar - Vencedor: Juan Pablo Montoya. Palpite: Juan Pablo Montoya (na mosca)
DTM - Vencedor: Bruno Spengler. Palpite: Gary Paffet (quarto colocado)
Fórmula 3 Inglesa - Vencedores: Maro Engel e Marko Asmer. Palpites: Niall Breen (sétimo e quarto) e Marko Asmer (segundo e vencedor).

No total, em sete corridas, dois acertos. Nada mau. Considerando que Bourdais e Hornish Jr. abandonaram sem culpa e Rossi e Paffet ainda completaram entre os primeiros, até que o resultado foi bom. Esperemos a semana que vem. Na Fórmula 1, já tenho meu favorito para o Grande Prêmio da França.

Chama-se Fernando Alonso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não sei quando, mas geralmente passam as reprises da Fórmula 3 Inglesa no Grid MOtor, se naum me engano...

Blog F1 Grand Prix disse...

Thiago, você está certo. Mas eu também não sei em qual dia. A DTM passa no Speed, até já vi uma corrida dela uma vez. A programação desse canal, porém, é um mistério que eu ainda não consegui resolver.

Anônimo disse...

Cara bonita foto essa do carro da dtm, hein? Passou pertinho do fotógrafo ehehe

jocasipe disse...

Não conhecia este blog, mas passa a ser paragem obrigatória! Adoro o DTM, sempre excelentes corridas.