Para se tornar santo, João de Deus - como ficou conhecido em grande parte do Brasil na época de suas visitas - tem de ter dois milagres comprovadas pela Igreja Católica. Um deles, ao que parece, já foi aceito. O outro poderia ser a escapada de Kubica, que saiu de sua pancada com nada mais do que uma torção no tornozelo.
Perguntado sobre a possibilidade, Robert afirmou que "nem todas as coisas noticiadas na Polônia são verdades". Disse, também, que não sabe por quem foi salvo, nem se alguém, de fato, o ajudou. Para o piloto da BMW, o importante, nesse momento, é "estar inteirinho".
O capacete de Kubica levava inscrito no G.P. canadense, como sempre, o nome do antigo sumo-pontífice. Fora isso, não existe a menor evidência de efetiva intervenção por parte de João Paulo II. Mesmo assim, o processo está sendo apoiado por clérigos poloneses, que acreditam numa possível milagre.
Vale ressaltar que a chance real do acidente de Kubica ajudar seu compatriota a se tornar santo são mínimas. A Igreja Católica é extremamente lenta e cuidadosa nesse tipo de processo, ainda mais envolvendo um figura tão imporante quanto João Paulo II. Trata-se mais, portanto, de pura especulação.
Mas não deixa de ser divertido observar a reação à notícia. O que salvou Kubica, todos concordam, inclusive este Blog, foi a célula de segurança de seu BMW, aliada à area de escape de Montreal, mais a existência de uma equipe médica capacitada e presente no momento do acidente, além de vários outros fatores de igual importância. Sim, isso tudo é verdade.
Só que não há como provar que foi apenas isso. Depois de se tornar ídolo na torcida do Fluminense por causa de seus supostos milagres em jogos decisivos, João Paulo II - diga-se de passagem, um grande fã de esportes enquanto vivo - teria ampliado a sua área de atuação? E logo na Fórmula 1, que de santa não tem nada?
Robert Kubica não foi salvo por causa de uma interferência divina, vamos ser razoáveis. Mas João de Deus - por que não? - pode ter dado uma pequena mãozinha. Será?
Este Blog avisou na segunda-feira. Nunca se deve confiar completamente num metereologista. E o que vemos nas manchetes hoje? Aumenta a possibilidade de chuva no Grande Prêmio da França.
Ela, que já foi nula, passou a 20 e agora está em 60%. E a tendência, dizem os especialistas (fiquei tentado a botar aspas nesta última palavra, mas achei que seria pura maldade) é que a chance cresça ainda mais. Se, de fato, chover, podemos nos preparar para uma corrida espetacular.
Mas não são só os metereologistas que falam bobagens. Jornalistas - que grande surpresa! - também. A prova disso é a entrevista do diretor-técnico da Williams, Sam Michael, que taxou de "absolutamente estúpido" o boato de que Nico Rosberg, da equipe inglesa, vai substituir Kimi Raikkonen na Ferrari em 2008.
Isso ele nem precisava dizer. Todo mundo já sabia.
Casey Stoner continua ditando o ritmo na MotoGP. Sua superioridade, porém, ficou ofuscada, hoje, com o acidente de Toni Elias nos treinos de quinta para o Grande Prêmio da Holanda, em Assen. O espanhol, vencedor do G.P. de Portugal do ano passado, quebrou o fêmur e ficará fora de combate, no mínimo, pelos próximos três meses.
Segundo o site Autosport, Elias caiu no trecho final da pista holandesa, logo antes da última chicane. Exatamente um região de altíssima velocidade. O espanhol perdeu o controle da moto, atrapalhado pelo frio excessivo que deixou a pista sem muita aderência, e, na queda, foi atingido por partes de sua própria Honda.
Para os médicos que o atenderam, o espanhol ainda teve sorte. O acidente poderia ter sido bem pior. Não vi o vídeo até agora e espero pela ajuda dos amigos internautas - pesquisei pela internet mas, até agora, nada.
Na tabela de tempos, melhor para Stoner, o único a virar na casa de 1min37s. Entre os dez primeiros, deve-se destacar Randy de Puniet, levando a Kawasaki a um excelente segundo, Nicky Hayden, parecendo voltar à velha forma, em terceiro, e Makoto Tamada, conseguindo terminar o dia numa ótima sexta posição. O japonês da Yamaha é apenas um de dois pilotos da MotoGP que usam pneus Dunlop.
Stoner, aliás, reclamou bastante da pista de Assen, que foi recentemente reformada. Para ele, "o novo traçado ficou um pouco chato. Uma excelente pista foi destruída. Não sei onde eles estavam com a cabeça". Nem eu, Casey.
Valentino Rossi foi quarto e Alexandre Barros, o décimo. Amanhã, teremos a definição do grid para a corrida que acontece no sábado. Infelizmente, no mesmo horário do treino da Fórmula 1 em Magny-Cours.
Uma péssima notícia para quem gosta de esporte a motor. Se não bastassem as bobagens que faz na Fórmula 1, agora a FIA parece disposta a destruir o Mundial de Rally. As mudanças do regulamento anunciadas deixam absolutamente estarrecidos os fãs de Loeb, Grönholm e companhia.
A partir de 2009, o calendário da categoria terá reduzido o número de etapas de 16 para 12. Ou seja, um impiedoso corte em um quarto da temporada. A desculpa? Como sempre a mesma: contenção de custos.
É difícil acreditar que não haja nenhuma outra solução mais inteligente. Da FIA, porém, não se pode esperar muito bom-senso. Uma pena para todos os pilotos do WRC, considerados os melhores do mundo por bastante gente, já que pilotam não só no asfalto, mas também no cascalho, na terra e até no gelo.
Ainda neste ano, será lançada a biografia oficial de Bernie Ecclestone. O livro escrito por Susan Watkins, esposa do Doctor Sid, o antigo médico da Fórmula 1, não deve ser o último sobre a vida do todo-poderoso da categoria, porém.
Bernie comprou os direitos da Fórmula 1 pelos próximos cem anos. Certamente, no futuro, terá muitas outras histórias para contar. Alguém duvida?
4 comentários:
Tomara que traduzam esse livro do Bernie. Eu vou querer
Sobre o mundial de rally, uma pena mesmo. Aqueles caras não se comparam.
De moto não falo porque não entendo muito mas se chover na corrida da frança mas aumentar muito a emoção.
vc é fluminense né Blog?
Acertou, anônimo.
Seria melhor uma biografia feita por terceiros, não por uma pessoa conhecida, assim fica muito "sob controle", em outras palavras, chato.
Faço questão nenhuma de ter um desses.
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