Valentino Rossi deve estar perdendo os cabelos. No ano passado, perdeu o título para Nicky Hayden após um início de campeonato fora de foco. Tudo indicava, porém, que nesta temporada veria a sua esperada redenção. Entretanto, desde o começo, quem vem dando as cartas é Casey Stoner, que venceu, até agora, cinco das oito corridas disputadas.
E hoje, no circuito de Donington Park, a história se repetiu novamente. Antes da largada, as apostas eram quase todas em Rossi que, teoricamente, teria uma moto mais competitiva na pista inglesa. Esse pensamento foi ainda mais confirmado quando o companheiro de equipe do italiano, Colin Edwards, marcou a pole position, no treino classificatório de ontem.
Duas Yamahas nas duas primeiras posições do grid. Se tudo corresse como o esperado, a corrida era de Valentino. Mas tudo começou a dar errado para The Doctor antes mesmo do sinal verde aparecer. Aquele famoso fator imprevisível resolveu dar as caras. A chuva.
E, com ela, veio o equilíbrio. Como previsto, as duplas da Suzuki, Chris Vermeulen e John Hopkins, e da Kawasaki, Randy de Puniet e Anthony West, juntaram-se ao bolo da frente. Além deles, ainda estavam lá os pilotos da Honda, Dani Pedrosa e Nicky Hayden, e o próprio Casey Stoner, o representante solitário da Ducati no pelotão dianteiro.
O que se viu, nas cinco ou seis voltas iniciais, foi um dos mais sensacionais pegas dos últimos anos. Em Barcelona, eram três pilotos lutando pela vitória. Pois bem, em Donington, eram nada mais nada menos que oito - oito! - motos uma atrás da outra, trocando de posições de forma interminável.
Na frente, Colin Edwards conseguia se manter sem cometer um erro. Logo atrás, porém, o pau comia. Valentino Rossi e John Hopkins, por exemplo, chegaram a fazer, mais de uma vez, manobras de ultrapassagem em que papavam dois concorrentes de uma só vez. Anthony West, que havia largado em décimo-sétimo, viu-se de repente em quarto, duelando com Chris Vermeulen, que saíra de décimo-segundo.
Pouco a pouco, porém, os pilotos começaram a se espalhar. O primeiro a deixar o grupo foi Nicky Hayden, o atual campeão mundial. Na primeira vez no ano em que conseguia manter-se entre os líderes, o americano acabou indo ao chão ao perseguir Hopkins. Voltou, mas terminou num distante décimo-sétimo, a quatro voltas do vencedor.
Casey Stoner, enquanto isso, foi passando, um a um, seus concorrentes. Na largada, ele caíra para sétimo, na rabeira do pelotão principal. Entretanto, ajudado pela excelente velocidade final da sua Ducati, não demorou muito para chegar ao segundo lugar. Ultrapassar Edwards, porém, parecia era uma outra história.
Valentino Rossi, por sua vez, trocou de posição várias vezes com John Hopkins e Daniel Pedrosa. A certo ponto, chegou a ser o oitavo, último do pelotão. Teria que começar de novo. E assim o fez, indo para cima das Suzuki e da Honda de Dani.
No meio da confusão, o representante da Kawasaki no bolo, Anthony West, errava e caía. O australiano, na raça, ainda voltou e salvou pontos ao terminar em décimo-primeiro. Para ele, foi uma estréia movimentada e promissora na moto verdinha, apesar de todos os contratempos.
Colin Edwards e Casey Stoner distanciaram-se na frente. Atrás dos dois, Rossi sofria para superar a dupla da Suzuki. Passou, errou, e, quando finalmente se estabeleceu em terceiro, tinha uma reta inteira de desvantagem para o segundo colocado. Que, aliás, não era mais Stoner.
Aproveitando um erro de Colin Edwards, o australiano passou à liderança. Posto que não seria mais largado. O americano teria que se contentar com o segundo lugar, mantendo a escrita de ainda não vencer na MotoGP. Hoje, porém, nem teria chance. Uma vez na frente, Casey Stoner sumiu na distância, vencendo com uma vantagem tranqüila.
Para piorar a situação da Yamaha, Valentino Rossi ainda foi superado por Chris Vermeulen. A pista secou no final, e o italiano ficou sem pneus. Terminou fora do pódio. Péssimo resultado para alguém que esperava começar, na etapa inglesa, a reação contra o domínio da Ducati e de Casey Stoner. Abaixo, segue a lista dos dez primeiros:
1. Casey Stoner/Austrália/Ducati
2. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha
3. Chris Vermeulen/Austrália/Suzuki
i4. Valentino Rossi/Itália/Yamaha
5. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki
6. Randy de Puniet/França/Kawasaki
7. Alexandre Barros/Brasil/Ducati
8. Daniel Pedrosa/Espanha/Honda
9. Alex Hofmann/Alemanha/Ducati
10. Marco Melandri/ItáliaHonda
1. Casey Stoner/Austrália/Ducati
2. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha
3. Chris Vermeulen/Austrália/Suzuki
i4. Valentino Rossi/Itália/Yamaha
5. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki
6. Randy de Puniet/França/Kawasaki
7. Alexandre Barros/Brasil/Ducati
8. Daniel Pedrosa/Espanha/Honda
9. Alex Hofmann/Alemanha/Ducati
10. Marco Melandri/ItáliaHonda
No campeonato, 165 a 139 para o australiano. 26 pontos, ou mais do que uma vitória, que vale 25. Valentino terá que lutar como nunca para tirar essa diferença. Se fosse qualquer outro piloto, na situação atual, já poderia baixar a guarda. Mas estamos falando de The Doctor. Nada, ainda, está definido.
O brasileiro Alexandre Barros saiu de décimo-quinto, e ainda perdeu duas posições no começo. Lentamente, porém, foi se recuperando. O sétimo lugar, no fim, foi um saldo bastante positivo para o piloto da equipe Pramac D'Antin.
A MotoGP chega à décima etapa consecutiva em que o pole position não vence a corrida. Na Fórmula 1, quem fez a primeira curva na frente nas sete corridas iniciais terminou com o triunfo. Sentiram a diferença?
Só para constar: já errei meu primeiro palpite do fim de semana. Aquele, aliás, no qual eu mais botava fé. Será que termino sem acertar nada? Montoya, por exemplo, é o meu chute na corrida em circuito misto da Nascar. Esse não me salva mais...
3 comentários:
belíssima corrida! Estava torcendo para o Rossi, mas dessa vez não deu. Stoner foi perfeito realmente. O campeonato, como vc disse ainda está aberto. Veremos se o Valentino ainda consegue reagir.
O Barros foi sétimo? tá melhorando já pq antes ele só era oitavo, oitavo, oitavo rsrsr
Bem q a Formula 1 podia ser assim né hehehe...
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