sábado, 23 de junho de 2007

Fórmula 1 em São Bernardo do Campo?

O sábado já ia se encaminhando para o seu final e, até agora, não havia nenhuma notícia relevante no cenário da Fórmula 1. Mas eis que O Diário do Grande ABC resolveu dar uma animada nas coisas. Segundo o jornal- completamente desconhecido para um típico carioca, como eu, São Bernardo do Campo estaria planejando um mega complexo voltado ao automobilismo.


O interesse, inclusive, se estenderia à Fórmula 1. Pelo que se pode apurar inicialmente, o projeto chamado de "São Bernardo Capital do Automóvel" já foi entregue à ministra do Turismo, Marta Suplicy. Está concorrendo contra outras idéias de cidades da região, todas visando o incentivo à atividade turística.

Segundo o esboço inicial, o parque temático custaria algo em torno de 300 milhões de dólares e se estenderia por uma área de 11 milhões de metros quadrados. Seria à margem da Rodovia dos Imigrantes, próximo a uma certa represa Billings e ao futuro trecho Sul do Rodoanel Mário Covas (perdoem-se a ignorância, mas parece, a princípio, um lugar fora da zona urbana).

O que mais anima é saber que, dentro do complexo, teríamos, de acordo com a matéria, "um centro de exposições de 200 mil metros quadrados, um centro de exposições, um autódromo que pode ser usado como pista de testes e comporta inclusive uma corrida de Fórmula 1, um parque temático para crianças e um espaço náutico". Caramba, até um espaço náutico? Nem parece que estamos falando do Brasil...

De qualquer forma, é preciso ter muito cautela antes da acreditar profundamente no projeto. Várias são as fases pelas quais ele teria que passar até se tornar realidade. Vejamos algumas delas:

1. Vencer a disputa contra as outras idéias desenvolvidas pelas cidades da região para impulsionar o turismo na área.
2. Obter aprovação no Ministério do Turismo e, mais tarde, nas diversas demais esferas do poder. Sempre contando, é claro, com a aquela sensacional agilidade característica de todas elas.
3. Contratar o arquiteto Hermann Tilke para o desenho da pista. Caso contrário, Fórmula1, pode esquecer.
4. Ser construído sem nenhum tipo de superfaturamento, explosão no orçamento inicial ou qualquer outro tipo de coisas que a gente nunca vê nesse país, não é verdade?
5.Convencer ($$$) o baixinho Bernie Ecclestone a colocar o "São Bernardo Capital do Automóvel" no calendário da Fórmula 1 em substituição ao Autódromo José Carlos Pace. Isso se, até lá, o querido circuito velho de guerra de Interlagos se manter na categoria.

Considerando o total sucesso de todas essas fases, digamos que a chance de São Bernardo ver uma corrida de Fórmula 1 em seu território gire em torno de 0,01% a 0,02%. Já é melhor do que nada, não? E sonhar não custa nada...

A crise do automobilismo no país é grave, e o principal problema é justamente a falta de praças com capacidade de sediar grandes eventos, piorada depois da mutilação de Jacarepaguá. Não há uma categoria-base de monoposto de relevância, e tudo parece se destinar a Stock Car ou a Fórmula Truck. Que, da maneira como são realizadas, aproximam-se mais do show do que do esporte.

No estado em que o automobilismo se encontra no nosso país, atualmente, qualquer notícia como essa vem como um sopro de animação. Que, invariavelmente, transforma-se em mais uma nova decepção pouco tempo depois. Vamos torcer para que, dessa vez, o projeto entregue nas mãos da Ministra Marta Suplicy tenha algum tipo de futuro.

Se, de fato, a idéia for levada adiante, nos próximos anos, e acontecer a inauguração desse mega complexo em São Bernardo, todos aqueles apreensivos com o futuro do automobilismo no Brasil vão poder, finalmente, "relaxar e gozar"...
O último post do dia é sempre um resuminho de todas as notícias que não entraram nos textos anteriores. E, hoje, o assunto é praticamente o mesmo: a formação do grid nas categorias que tiveram treinos classificatórios neste sábado.

Na ChampCar, vale uma barrinha de avião para quem adivinhar o pole para a corrida de amanhã, em Cleveland, no circuito do Burke Lakefront Airport. Não poderia ser outro: Sebastien Bourdais, é claro, o melhor piloto de monopostos em atividade fora da Fórmula 1. Mais uma vez, o francês não deu chances aos seus adversários, mas a vantagem para o segundo colocado, seu compatriota Simon Pagenaud, foi de apenas dois centésimos.

O brasileiro Bruno Junqueira, da Dale Coyne, foi um distante décimo-quarto. A corrida, amanhã, será transmitida pela canal a cabo Speed. Em tempo: será que, mesmo com o evento, o Burke Lakefront Airport está sofrendo algum tipo de apagão aéreo?

Do outro lado dos Estados Unidos, a Nascar definiu seu grid de largada para a etapa de Sonoma, California. No Infineon Raceway, a primeira das duas corridas em circuito misto do ano, o melhor tempo ficou com a zebra Jamie McMurray. De longe, a maior decepção foi Juan Pablo Montoya, de quem muito se esperava nessa pista, mas que terminou num horroroso trigésimo-segundo lugar.

Outra famosa categoria de turismo do mundo, a DTM, viu o canadense Bruno Spengler conseguir o melhor tempo no treino classificatório da corrida no histórico circuito de Norisring. Mika Hakkinen, campeão do mundo em 1998, larga em segundo e minha aposta pessoal (no puro chutômetro, galera), Gary Paffet, em quarto. O melhor carro da Audi, de Timo Scheider, vem em quinto. Na frente dele, só representantes da Mercedes.

Na Fórmula 3 Inglesa, que realiza rodada dupla em Monza, Itália, melhor para o alemão Maro Engel. Ele vai sair na pole das duas corridas, amanhã. O líder do campeonato, Marko Asmer, larga em quarto, na primeira, e quinto, na segunda. O estoniano é uma das minhas apostas.

A outra, o irlandês Niall Breen, foi nono no primeiro treino, mas não deu sinais de vida entre os dez mais rápidos da segunda qualificação. E eu, também, nem me importei de procurar sua posição. Chutei fora mais uma vez.

Minha aposta em Marko Asmer é bem óbvia: ele lidera o campeonato com quase o dobro de pontos do vice-colocado, Stephen Jelley. Como são duas corridas, porém, resolvi escolher também um outro piloto para torcer. Joguei minhas fichas em Niall Breen, que vinha em ascensão no campeonato. Estava entre ele o o eventual pole das duas corridas, Mario Engel.

Como sempre, me ferrei.
Continua rendendo o suposto caso de sabotagem na Ferrari. Recapitulando a história: o ex-mecânico-chefe da equipe, Nigel Stepney, foi acusado de colocar certas "partículas suspeitas" nos depósitos dos carros de Kimi e Massa, em Mônaco. As substâncias foram recolhidas e encaminhadas à Justiça de Modena.

Hoje, o advogado de defesa do acusado defendeu o inglês. Disse não acreditar que um profissional do seu nível fosse capaz de prejudicar a própria equipe, da qual ainda é, tecnicamente, empregado. Só faltou perguntar o que levaria Stepney, uma peça antiga na hierarquia da escuderia do cavalinho rampante, a sabotar seus próprios companheiros, de tantos anos de estrada.

Pois é, eu também não sei.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa impossível, pelo menos agora ne,ter corrida lá em São Bernardo. Prefiro interlagos, o ambiente lá é sensacional. Só fui uma vez e naum esqueço nunca mais.

Anônimo disse...

Essa pista do aeroporto é irada mesmo rsrsrs. Lembro quando tinha corrida lá com Gil de Ferran, Cristiano da Matta e aquele mexicano Adrian Fernandes. Nessa categoria que tá lá agora o Bourdais é realmente o melhor disparado não tem nem comparação rsrsrs

Anônimo disse...

vc e mto ruim pegando gente pra apostar hein kkkkk

Anônimo disse...

Caraca eu diria q a chance de ter corrida lá em São Bernardo é de 0,00000000000000001 %. 300 milhões? Nem no pan gastaram essa grana toda!!

cassio disse...

oi o meu nome é cassio
e te faço um convite para entrar no meu blog

clique no nome azul para ver
abraços

Anônimo disse...

Corrigindo...a area nao é fora da zona urbana...fica bem ao lado da cidade.

orlando silva disse...

Meu caro amigo,
com relação ao complexo automobilistico em SBC nada será construido porque já existe um projeto meu de idealizar o parque do automóvel que levei á secretaria de turismo da cidade e que, de bate pronto, o Marcos inácio Lula, filho do homem, e diz inviável. Por si só vc imagina o resultado em gastar 300 milhões.
Sugeri então eles fazerem uma espécie de salão do automóvel, pelo menos. Aceitaram a idéia.
Quanto ao lugar estou pagando para ver o desmatamento mensurado do local. O que venha a ser totalmente absurdo e mutilar mais ainda a mata atlantica local. Moro bem perto e vi o resultado final do Rodoanel, por aqui. Parque da criança?? Se o parque da criança que já existe perto da Vera Cruz não funciona?
Marta já saiu. O prefeito "Leão Marinho" já está sendo desacreditado de sua administração. Já que seu vice quer saber mesmo é de AUUUU!! (FRANK AGUIAR), cantar e se interessa mais por Brasilia do que S. Bernardo, quando ouvi ele falar para uma emissora, no funeral do Clodovil, na Assembléia de SP.
Portanto o melhor é trocar de prefeito mesmo.
Pena né. abraços.
orlando.