O interesse, inclusive, se estenderia à Fórmula 1. Pelo que se pode apurar inicialmente, o projeto chamado de "São Bernardo Capital do Automóvel" já foi entregue à ministra do Turismo, Marta Suplicy. Está concorrendo contra outras idéias de cidades da região, todas visando o incentivo à atividade turística.
Segundo o esboço inicial, o parque temático custaria algo em torno de 300 milhões de dólares e se estenderia por uma área de 11 milhões de metros quadrados. Seria à margem da Rodovia dos Imigrantes, próximo a uma certa represa Billings e ao futuro trecho Sul do Rodoanel Mário Covas (perdoem-se a ignorância, mas parece, a princípio, um lugar fora da zona urbana).
O que mais anima é saber que, dentro do complexo, teríamos, de acordo com a matéria, "um centro de exposições de 200 mil metros quadrados, um centro de exposições, um autódromo que pode ser usado como pista de testes e comporta inclusive uma corrida de Fórmula 1, um parque temático para crianças e um espaço náutico". Caramba, até um espaço náutico? Nem parece que estamos falando do Brasil...
De qualquer forma, é preciso ter muito cautela antes da acreditar profundamente no projeto. Várias são as fases pelas quais ele teria que passar até se tornar realidade. Vejamos algumas delas:
1. Vencer a disputa contra as outras idéias desenvolvidas pelas cidades da região para impulsionar o turismo na área.
2. Obter aprovação no Ministério do Turismo e, mais tarde, nas diversas demais esferas do poder. Sempre contando, é claro, com a aquela sensacional agilidade característica de todas elas.
3. Contratar o arquiteto Hermann Tilke para o desenho da pista. Caso contrário, Fórmula1, pode esquecer.
4. Ser construído sem nenhum tipo de superfaturamento, explosão no orçamento inicial ou qualquer outro tipo de coisas que a gente nunca vê nesse país, não é verdade?
5.Convencer ($$$) o baixinho Bernie Ecclestone a colocar o "São Bernardo Capital do Automóvel" no calendário da Fórmula 1 em substituição ao Autódromo José Carlos Pace. Isso se, até lá, o querido circuito velho de guerra de Interlagos se manter na categoria.
Considerando o total sucesso de todas essas fases, digamos que a chance de São Bernardo ver uma corrida de Fórmula 1 em seu território gire em torno de 0,01% a 0,02%. Já é melhor do que nada, não? E sonhar não custa nada...
A crise do automobilismo no país é grave, e o principal problema é justamente a falta de praças com capacidade de sediar grandes eventos, piorada depois da mutilação de Jacarepaguá. Não há uma categoria-base de monoposto de relevância, e tudo parece se destinar a Stock Car ou a Fórmula Truck. Que, da maneira como são realizadas, aproximam-se mais do show do que do esporte.
No estado em que o automobilismo se encontra no nosso país, atualmente, qualquer notícia como essa vem como um sopro de animação. Que, invariavelmente, transforma-se em mais uma nova decepção pouco tempo depois. Vamos torcer para que, dessa vez, o projeto entregue nas mãos da Ministra Marta Suplicy tenha algum tipo de futuro.
Se, de fato, a idéia for levada adiante, nos próximos anos, e acontecer a inauguração desse mega complexo em São Bernardo, todos aqueles apreensivos com o futuro do automobilismo no Brasil vão poder, finalmente, "relaxar e gozar"...
O último post do dia é sempre um resuminho de todas as notícias que não entraram nos textos anteriores. E, hoje, o assunto é praticamente o mesmo: a formação do grid nas categorias que tiveram treinos classificatórios neste sábado.
Na ChampCar, vale uma barrinha de avião para quem adivinhar o pole para a corrida de amanhã, em Cleveland, no circuito do Burke Lakefront Airport. Não poderia ser outro: Sebastien Bourdais, é claro, o melhor piloto de monopostos em atividade fora da Fórmula 1. Mais uma vez, o francês não deu chances aos seus adversários, mas a vantagem para o segundo colocado, seu compatriota Simon Pagenaud, foi de apenas dois centésimos.
O brasileiro Bruno Junqueira, da Dale Coyne, foi um distante décimo-quarto. A corrida, amanhã, será transmitida pela canal a cabo Speed. Em tempo: será que, mesmo com o evento, o Burke Lakefront Airport está sofrendo algum tipo de apagão aéreo?
Do outro lado dos Estados Unidos, a Nascar definiu seu grid de largada para a etapa de Sonoma, California. No Infineon Raceway, a primeira das duas corridas em circuito misto do ano, o melhor tempo ficou com a zebra Jamie McMurray. De longe, a maior decepção foi Juan Pablo Montoya, de quem muito se esperava nessa pista, mas que terminou num horroroso trigésimo-segundo lugar.
Outra famosa categoria de turismo do mundo, a DTM, viu o canadense Bruno Spengler conseguir o melhor tempo no treino classificatório da corrida no histórico circuito de Norisring. Mika Hakkinen, campeão do mundo em 1998, larga em segundo e minha aposta pessoal (no puro chutômetro, galera), Gary Paffet, em quarto. O melhor carro da Audi, de Timo Scheider, vem em quinto. Na frente dele, só representantes da Mercedes.
Na Fórmula 3 Inglesa, que realiza rodada dupla em Monza, Itália, melhor para o alemão Maro Engel. Ele vai sair na pole das duas corridas, amanhã. O líder do campeonato, Marko Asmer, larga em quarto, na primeira, e quinto, na segunda. O estoniano é uma das minhas apostas.
A outra, o irlandês Niall Breen, foi nono no primeiro treino, mas não deu sinais de vida entre os dez mais rápidos da segunda qualificação. E eu, também, nem me importei de procurar sua posição. Chutei fora mais uma vez.
Minha aposta em Marko Asmer é bem óbvia: ele lidera o campeonato com quase o dobro de pontos do vice-colocado, Stephen Jelley. Como são duas corridas, porém, resolvi escolher também um outro piloto para torcer. Joguei minhas fichas em Niall Breen, que vinha em ascensão no campeonato. Estava entre ele o o eventual pole das duas corridas, Mario Engel.
Como sempre, me ferrei.
Continua rendendo o suposto caso de sabotagem na Ferrari. Recapitulando a história: o ex-mecânico-chefe da equipe, Nigel Stepney, foi acusado de colocar certas "partículas suspeitas" nos depósitos dos carros de Kimi e Massa, em Mônaco. As substâncias foram recolhidas e encaminhadas à Justiça de Modena.
Hoje, o advogado de defesa do acusado defendeu o inglês. Disse não acreditar que um profissional do seu nível fosse capaz de prejudicar a própria equipe, da qual ainda é, tecnicamente, empregado. Só faltou perguntar o que levaria Stepney, uma peça antiga na hierarquia da escuderia do cavalinho rampante, a sabotar seus próprios companheiros, de tantos anos de estrada.
Pois é, eu também não sei.
7 comentários:
Nossa impossível, pelo menos agora ne,ter corrida lá em São Bernardo. Prefiro interlagos, o ambiente lá é sensacional. Só fui uma vez e naum esqueço nunca mais.
Essa pista do aeroporto é irada mesmo rsrsrs. Lembro quando tinha corrida lá com Gil de Ferran, Cristiano da Matta e aquele mexicano Adrian Fernandes. Nessa categoria que tá lá agora o Bourdais é realmente o melhor disparado não tem nem comparação rsrsrs
vc e mto ruim pegando gente pra apostar hein kkkkk
Caraca eu diria q a chance de ter corrida lá em São Bernardo é de 0,00000000000000001 %. 300 milhões? Nem no pan gastaram essa grana toda!!
oi o meu nome é cassio
e te faço um convite para entrar no meu blog
clique no nome azul para ver
abraços
Corrigindo...a area nao é fora da zona urbana...fica bem ao lado da cidade.
Meu caro amigo,
com relação ao complexo automobilistico em SBC nada será construido porque já existe um projeto meu de idealizar o parque do automóvel que levei á secretaria de turismo da cidade e que, de bate pronto, o Marcos inácio Lula, filho do homem, e diz inviável. Por si só vc imagina o resultado em gastar 300 milhões.
Sugeri então eles fazerem uma espécie de salão do automóvel, pelo menos. Aceitaram a idéia.
Quanto ao lugar estou pagando para ver o desmatamento mensurado do local. O que venha a ser totalmente absurdo e mutilar mais ainda a mata atlantica local. Moro bem perto e vi o resultado final do Rodoanel, por aqui. Parque da criança?? Se o parque da criança que já existe perto da Vera Cruz não funciona?
Marta já saiu. O prefeito "Leão Marinho" já está sendo desacreditado de sua administração. Já que seu vice quer saber mesmo é de AUUUU!! (FRANK AGUIAR), cantar e se interessa mais por Brasilia do que S. Bernardo, quando ouvi ele falar para uma emissora, no funeral do Clodovil, na Assembléia de SP.
Portanto o melhor é trocar de prefeito mesmo.
Pena né. abraços.
orlando.
Postar um comentário