É provável que a maioria das equipes ainda tenha espaço para melhoras. De qualquer forma, o desempenho ferrarista já mostra que a corrida tem tudo para ser muito competitiva. Mas, ferrenho mesmo, será o treino de amanhã, que definirá as posições do grid.
O dia começou frio e nublado. Este Blog acompanhou apenas os vintes minutos finais da primeira sessão, mas pôde pescar o que de melhor aconteceu. De mais importante, os problemas que pararam Lewis Hamilton no meio da pista, impedindo-o de participar de boa parte do treino.
Apesar de toda a sua capacidade, o inglês precisa usar sempre os dias de sexta para se adaptar às pistas onde a Fórmula 1 anda. Em nenhuma delas ele andou com um carro da principal categoria do automobilismo. Veremos mais tarde se o tempo fora de ação vai lhe fazer falta, mas a julgar pelo seu melhor tempo do dia, mais rápido que o de Alonso, Lewis já se adaptou ao circuito francês.
O tempo mais rápido de toda a sexta saiu da primeira sessão. E foi de Kimi Raikkonen. Aliás, apenas ele, Massa, Heidfeld, Sato e Albers fizeram suas melhoras voltas na primeira parte do dia. Uma prova de que, desde o começo, a Ferrari já quis mostrar suas garras.
Exatamente às nove horas de Brasília, começava a segunda sessão de treinos, que o Blog acompanhou de perto. Logo de cara, um acidente bizarro na saída do pit lane. Anthony Davidson esqueceu de botar seta ao sair dos boxes e acertou Vitantonio Liuzzi por trás, perdendo o bico do carro.
Ao longo da sessão, vários pilotos deram suas escapadas. A maioria, por querer andar mais do que o carro. Entre os que erraram, estavam a dupla da Spyker, Sutil e Albers - nenhuma surpresa, portanto, além de Button e Liuzzi.
Os líderes, porém, também fizeram das suas. O dia de Fernando Alonso foi completamente errático. O espanhol parecia não conseguir acertar duas curvas seguidas. Quase perdeu o carro várias vezes, e em duas oportunidades chegou a sair da pista. Na segunda delas, deu um belo passeio na curva Chateau D'Eau.
Quase no mesmo ponto, aliás, Kimi Raikkonen faria uma bela excursão no último minuto do treino. O finlandês forçou muito durante todo o dia, sendo o piloto que passava com mais voracidade nas zebras que antecedem a reta de largada. Tentando igualar o tempo de Massa na segunda sessão - apenas três centésimos melhor - Kimi errou na chicane Imola e só parou fora da pista.
Antes da saída do finlandês, porém, o brasileiro já havia cometido seu erro. Nada de mais, porém: apenas um rodada na entrada do hairpin Adelaide. Felipe passou um pouquinho do ponto de frenagem e não conseguiu segurar o carro.
A sessão também viu outros pequenos acontecimentos, mais ou menos importantes. Num certo ponto, Kimi vinha atrás de Alonso e um fiscal gaiato deu bandeira azul para o espanhol sem necssidade alguma, já que os dois andavam no mesmo ritmo. O piloto da McLaren, definitivamente, não está em boa fase.
Vamos aos tempos combinados do dia e à análise equipe por equipe:
1.Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:15.382
2.Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:15.447
3.Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1:15.773
4.Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren,1:15.780
5.Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso,1:15.952
6.David Coulthard/Escócia/Red Bull,1:15.958
7.Nico Rosberg/Alemanha/Williams,1:16.003
8.Fernando Alonso/Espanha/McLaren,1:16.049
9.Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri,1:16.162
10.Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota,1:16.184
11.Giancarlo Fisichella/Itália/Renault,1.:16.205
12.Robert Kubica/Polônia/BMW,1:16.236
13.Alexander Wurz/Áustria/Williams,1:16.260
14.Jarno Trulli/Itália/Toyota,1:16.285
15.Nick Heidfeld/Alemanha/BMW,1:16.338
16.Jenson Button/Inglaterra/Honda,1:16.395
17.Mark Webber/Austrália/Red Bull,1:16.562
18.Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault,1:16.735
19.Rubens Barrichello/Brasil/Honda,1:16.950
20.Takuma Sato/Japão/Super Aguri,1:16.967
21.Cristijan Albers/Holanda/Spyker, 1:18.178
22.Adrian Sutil/Alemanha/Spyker,1:18.213
Na McLaren, Hamilton continua botando tempo em Alonso. O espanhol errou seguidamente. Já o inglês, mesmo perdendo boa parte da primeira sessão, terminou com uma melhor volta três décimos mais rápida que a de Fernando. Parece que o palpite do Blog, dessa vez, foi meio furado.
Enquanto isso, na rival Ferrari, parece que finalmente Kimi Raikkonen se adaptou ao carro, apesar de ainda cometer alguns erros. Agora, ele e Massa estão praticamente no mesmo nível. Amanhã, na classificação, a luta particular entre os dois vai ser decidida nos detalhes, devendo ser levemente influenciada pelas táticas de parada.
Desempenho discreto e eficiente da BMW. Os pilotos da equipe alemã andaram bastante e ficaram no meio do pelotão, provavelmente testando acertos para a corrida. E Robert Kubica mostrou que está recuperado, tanto que superou seu parceiro Heidfeld.
A Renault foi outra que se preocupou com setup-ups para o domingo. Giancarlo Fisichella bateu Kovalainen em meio segundo, um diferença significativa. Amanhã, o objetivo da equipe deve ser colocar os dois na superpole, o que não é uma tarefa tão fácil.
Mais uma vez, Nico Rosberg não teve dificuldades para superar Alexander Wurz. Em circunstâncias normais, o alemão é grande favorito a chegar na zona de pontuação. Se chover, entretanto, o filho de Keke enfretará problemas, enquanto o austríaco pode se beneficiar de sua experiência para tentar repetir o belo resultado do Canadá.
Como sempre, a Toyota não chamou a menor atenção. Ralf Schumacher, dessa vez, bateu Jarno Trulli, mas a diferença entre os dois foi pequena. Na classificação, o italiano pode surpreender e ficar entre os dez primeiros de novo. Já o alemão é forte candidato à guilhotina logo na primeira parte.
Uma boa e uma má notícia na Red Bull. De positivo, o ritmo de David Coulthard, que pode confirmar o chute do Blog e ser um dos destaques da corrida. Pelo lado ruim, a quebra com Marl Webber, mostrando que os problemas de confiabilidade da equipe ainda não foram solucionados.
Por sua vez, Takuma Sato foi o piloto que mais andou no dia, com 49 voltas só na segunda sessão. Seu companheiro Anthony Davidson provavelmente ficou responsável pelo acerto de classificação, superando o japonês em quase um segundo. De qualquer forma, a Super Aguri parece não ter forças para conseguir mais do que uma posição mediana na classificação.
Vexame da temporada até aqui, a Honda trabalhou muito para reverter sua situação. Rubens Barrichello e Jenson Button deram muitas voltas, sendo o inglês um pouco mais rápido do que o brasileiro. Apesar de tudo, é improvável que a equipe japonesa consiga sair de Magny-Cours com pontos, a não ser que conte com a sorte. Em pista molhada, por exemplo, seus pilotos já provaram que são bons.
Sem dúvida nenhuma, a grande surpresa do treino foi a Toro Rosso. Scott Speed foi um brilhante terceiro, com seu parceiro Vitantonio Liuzzi um não menos notório quinto. Os dois, entretanto, devem ter andado no limite máximo do carro. Colocar os dois carros na segunda parte da classificação já seria uma vitória para a sucursal da Red Bull.
Por fim, a caçula da Fórmula 1, a Spyker, ficou na rabeira da tabela de tempos mais uma vez. No primeiro treino, Adrian Sutil teve problemas e foi superado por Cristijan Albers. A situação se inverteu na segunda parte, quando o holandês deu só nove voltas e acabou batido pelo alemão. Nessa disputa particular está a única motivação dos pilotos, os prováveis dois últimos grid de amanhã.
Mais tarde, o Blog volta com a análise das classificações da MotoGP e da GP2.
4 comentários:
Eu avisei, vai dar Massa nessa corrida!
Olá, através do Digestivo Cultural, achei esse blog. Também curto a F1 e me interessei logo. Gostei bastante dos posts, nada de Rubinho, que a Globo (Galvão Bueno) quer que a gente engula de qualquer jeito. Vou ficar de olho aqui, realmente uma ótima pedida.
Valeu, um abraço
Guga Schultze
também acho que muita gente vai melhorar, blogf1...
dificilmente os treinos apresentarão o mesmo ritmo de hoje...
Sabe dizer por que o Sportv não passa o 3º treino? É o único que eu poderia assistir mas...
Deve ser questão de contrato ou sei lá. Pra poder postar sobre o treino, tenho q ficar acompanhando o que dizem os sites. Coisa chata, esse negócio.
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