quarta-feira, 14 de maio de 2008

Hamilton lidera primeiro dia de testes em Paul Ricard

O circuito francês de Paul Ricard recebeu hoje o primeiro dos três dias de testes programados para esta semana, como preparação para o G.P. de Mônaco do fim do mês. Confirmando a evolução da McLaren, Lewis Hamilton foi o mais rápido dos dez pilotos que participaram do ensaio, superando o campeão Kimi Raikkonen em quase meio segundos. Dos brasileiros, o único que trabalhou nesta quarta foi Lucas di Grassi, que terminou na décima e última posição.

Em termos aerodinâmicos, o circuito de Paul Ricard oferece o cenário mais próximo ao que será encontrado no G.P. de Mônaco. A pista francesa, que oferece nada menos do que 180 opções diferentes de traçado, foi montada numa configuração lenta e travada, para simular as condições das ruas de Monte Carlo. E, pelo menos neste primeiro round, Hamilton e a McLaren levaram a melhor sobre a Ferrari.

Nas demais equipes, várias novidades. A Williams estreou seu modelo "bigorna", copiando a tamba de motor mais alongada que Red Bull e Renault já adotaram. Por sua vez, a Honda apresentou uma nova versão para as suas "orelhas de coelho", posicionadas logo no bico do carro. Já a Toro Rosso colocou na pista apenas pela segunda vez seu modelo para 2008, o ST3. Dessa vez, o alemão Sebastian Vettel comandou o teste do novo carro, e terminou em quinto.

Logo abaixo, os tempos desta quarta:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:05.600s (84 voltas)
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:06.098s (103)
3. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:06.177s (124)
4. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:06.348s (93)
5. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:06.372s (99)
6. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:06.571s (154)
7. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:06.681s (131)
8. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:06.936s (93)
9. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:07.346s (106)
10. Lucas di Grassi/Brasil/Renault, 1:07.430s (146)

A bateria de testes de Paul Ricard continua amanhã, e encerra-se na próxima sexta.



A Ferrari pode anunciar já em Mônaco a renovação do contrato de Kimi Raikkonen. Ao menos, é isso o que garante uma reportagem publicada hoje pela revista Autosprint. Vale lembrar que foi em Mônaco, há cinco anos, que a Ferrari divulgou a renovação de contrato de Michael Schumacher até o fim de 2006, naquele que foi o último acordo entre o alemão e a equipe. Agora, ainda falta saber qual seria o tempo de duração do novo compromisso de Raikkonen com a Ferrari.

Enquanto isso, a Autosport divulgou hoje os valores que a FIA pretende estabelecer como teto de orçamento para as equipes, numa medida que já entraria em vigor no ano que vem. Pelo visto, o limite ficaria em 175 milhões de euros para 2009, 140 mi para 2010 e 110 mi para 2011. A idéia, porém, ainda precisa ser aprovada pelas escuderias da Fórmula 1. Por enquanto, apenas a BMW manifestou-se favoravelmente à proposta da FIA.

Para fechar o dia, vale registrar que a organização do G.P. Brasil liberou mais uma carga de ingressos para a corrida deste ano. As entradas, porém, são válidas apenas para os treinos livres. Estão disponíveis bilhetes para os setores A, M e F, os dois primeiros na reta dos boxes, e o último localizado no "S" do Senna. Os ingressos custam de R$115,00 a R$600,00, e podem ser adquiriados no site oficial da prova.

Se você ainda não tem entrada, esta é a derradeira oportunidade de conseguir um lugarzinho. Mesmo que seja só para o treino, já vale a pena.



O vídeo do dia é um registro histórico, com cenas da terceira edição das Mil Milhas de Interlagos, realizada em 1966. Vale a pena conferir como era o automobilismo da época, e perceber como o autódromo de Interlagos mudou de cara radicalmente desde então. Alguém consegue imaginar carros de Fórmula 1 correndo nesta pista:


Esse eu vi no Blig do Gomes

Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Interlagos - www.motorsport.com

5 comentários:

GiglioF1 disse...

Gustavo,

Vamos ver como vai ser hoje em Paul Ricard...!...O do Budget acho que seria indministravel...

Ha muitos rumores sobre o Kimi aqui na Europa , desde sua renovação , até de sua aposentaria precoce...Loucura!
Abraço

Anônimo disse...

W hoje no segundo dia o Hamilto nem apareceu.... ele estava apresentando seu novo capacete para Mônaco.... com detalhes em diamantes !!!!!!!!!

http://netesporte.blogspot.com/

Marcelonso disse...

Salve Gustavo

Por mais que procurem tentar simular as condições de Mônaco,não creio,somente na proxima quinta veremos as reais condições.
A Ferrari por ter o carro mais curto deve manter a vantagem,tudo vai depender mais do que nunca do sábado.

abraço

Anônimo disse...

Gustavo, vi esse vídeo e achei muito bom, é uma compilação com os melhores momentos da carreira do Senna narrados pelo Galvão Bueno, achei q poderia ficar legal no "vídeo do dia", é apenas uma sugestão.
PS: aqui o vídeo demorou um pouco para carregar...

http://www.youtube.com/watch?v=FnWXjF7KfQo

Blog F1 Grand Prix disse...

Trufos,

Muito obrigado pela dica! Vou postar na noite de domingo, ok? Valeu!

Grande abraço,

Gustavo Coelho