domingo, 6 de abril de 2008

Análise do Grande Prêmio - Bahrein/Sakhir (06/04/2008)

Análise dos pilotos:

Felipe Massa
É verdade que deixou escapar a pole por erro próprio, mas foi absolutamente perfeito na corrida. Venceu de ponta a ponta, sem dar chances aos adversários. Nem a Raikkonen.
Nota: 10

Kimi Raikkonen
Terminou a apenas três segundos de Massa, mas a impressão que ficou é que Raikkonen perdeu por muito mais. Discreto e apagado, jamais ameaçou a vitória do brasileiro.
Nota: 8

Robert Kubica
Conquistou uma merecida pole, e acompanhou o ritmo de Raikkonen durante toda a corrida. Mais um pouquinho e vai chegar à primeira vitória. Só falta um pouco de sorte.
Nota: 9

Nick Heidfeld
Permanece devendo nas classificações, mas continua muito rápido nas corridas. Conseguiu boas ultrapassagens sobre Trulli e Kovalainen, e terminou a prova perto de Kubica.
Nota: 8

Heikki Kovalainen
Teve o mérito de não cometer erros em nenhum momento, contrastando com o desempenho afobado de Hamilton. Fez a volta mais rápida da corrida, mas esteve longe de superar as BMW.
Nota: 7

Jarno Trulli
Mais uma vez, foi o melhor da "segunda divisão". Ao contrário do que virou rotina na sua carreira, vem conseguindo manter o ritmo da classificação na corrida. Início de ano excelente.
Nota: 9

Mark Webber
Outro que começou a temporada 2008 muito forte. Pelo segundo G.P. consecutivo, conseguiu um bom sétimo, superando Coulthard com enorme facilidade.
Nota: 8

Nico Rosberg
Não cometeu erros, manteve o carro na pista e ganhou como recompensa um suado pontinho. Seu desempenho esteve longe de ser brilhante, mas deu para o gasto.
Nota: 7

Timo Glock
Pelo menos conseguiu completar sua primeira corrida pela Toyota. Vem sendo superado por Trulli nas classificações, mas seu ritmo de prova não é tão ruim assim.
Nota: 6

Fernando Alonso
Com o carro que tem, faz o possível. Não tinha mesmo possibilidade de chegar aos pontos. Vai precisar ter paciência, porque a Renault ainda está muito longe das equipes de ponta.
Nota: 6

Rubens Barrichello
Perdeu bastante tempo atrás de Fisichella, o que eliminou qualquer chance de lutar por pontos. Ao menos não teve nenhum problema nos boxes dessa vez...
Nota: 6

Giancarlo Fisichella
Performance elogiável. Não conseguiu um bom desempenho na classificação, mas compensou com uma prova combativa. Terminou à frente de muita gente com carro melhor.
Nota: 8

Lewis Hamilton
Talvez tenha sido sua pior atuação na Fórmula 1. Suas duas primeiras voltas foram horrorosas, incluindo a péssima largada e a desastrada batida em Alonso. Depois, a recuperação também ficou a dever.
Nota: 3

Kazuki Nakajima
Largando de 16º, escolheu sair pesadão, o que revelou-se um grande erro. Se não bastasse a falta de ritmo, ainda ignorou as bandeiras azuis, atrapalhando Raikkonen e Kubica.
Nota: 4

Sebastien Bourdais
Bateu Vettel na classificação pela primeira vez, mas fez uma corrida burocrática. Só vai conseguir resultados melhores se fatores externos ajudarem.
Nota: 5

Anthony Davidson
Difícil julgar o desempenho do inglês. Terminou à frente de Sato, o que não chega a ser lá muita coisa...
Nota: 4

Takuma Sato
Bateu na classificação, e foi superado por Davidson na corrida. Mesmo assim, ainda fugiu da última colocação, graças às péssimas atuações de Coulthard e Sutil.
Nota: 3

David Coulhard
Fim de semana recheado de problemas. Muito mal na classificação, tentou recuperar-se rápido e acabou batendo na largada. Mais tarde, foi acertado por Button quando já não tinha mais nada a fazer na corrida.
Nota: 2

Adrian Sutil
Por enquanto, merece o título de "pior piloto do ano". De novo, perdeu feio na disputa interna contra Fisichella, e ainda arrumou problemas na largada. Se a paciência indiana for curta, Sutil já corre risco...
Nota: 2

Nelsinho Piquet
Continua evoluindo, apesar de todos os problemas. Ganhou posições na largada, mas jogou tudo fora ao rodar no óleo de Vettel. Fazia corrida discreta quando quebrou.
Nota: 5

Jenson Button
Um ótimo desempenho na classificação estragado por mais um acidente no início da corrida. Terminou abandonando por atingir Coulthard numa manobra meio suicida.
Nota: 4

Sebastian Vettel
É o único piloto que ainda não completou um G.P. no ano. Não adaptou-se à pista do Bahrein, e ainda sofreu uma quebra de motor logo na primeira volta.
Nota: 3

Análise das equipes:

BMW
Lidera o Mundial de Construtores com todos os méritos. A inédita pole position já veio. Agora, a primeira vitória parece ser apenas uma questão de tempo.
Cotação: ****

Ferrari
Perder a pole foi um mero detalhe. A equipe vermelha dominou todo o fim de semana, e sai do Bahrein com um resultado dos sonhos. Até porque a rival McLaren teve um G.P. para esquecer.
Cotação: *****

McLaren
Kovalainen foi batido em luta direta contra a dupla da BMW, mostrando claramente a fraqueza do time prateado. O carro continua inquebrável, mas isso não é suficiente para levar o título.
Cotação: **

Williams
Recuperou-se do fiasco da Malásia com um bom oitavo lugar para Rosberg. Mas o ritmo da equipe ainda está bem abaixo do prometido na pré-temporada.
Cotação: **

Toyota
Deveria ter pontuado com os dois pilotos se Glock não tivesse classificado-se mal. Por enquanto, tem o melhor carro da "segunda divisão", e tem tudo para pontuar com grande regularidade.
Cotação: ****

Renault
Pode ser considerada a grande decepção do fim de semana. Alonso não enfrentou problemas que justificasse o décimo lugar: o carro é que não é veloz o suficiente. E Nelsinho ainda sofreu outra quebra...
Cotação: *

Red Bull
Mais dois pontinhos para a equipe das bebidinhas, cortesia do consistente Webber. O australiano tem potencial para figurar sempre entre os dez primeiros, mas Coulthard já merece um puxão de orelhas.
Cotação: ***

Toro Rosso
A equipe não poderia mesmo ter muitas expectativas para o G.P. do Bahrein. Bourdais fez o possível com um carro bem limitado. E Vettel continua sem completar uma prova no ano.
Cotação: *

Honda
Barrichello chegou junto da Renault de Alonso, e Button conseguiu um promissor nono lugar na classificação. Mas, apesar da evolução, a Honda permanece zerada no campeonato.
Cotação: **

Force India
Fisichella tem andado no ritmo do pelotão intermediário, mostrando que a Force India não é mais a baba que a Spyker foi no ano passado. Pena que Sutil esteja passando por uma fase tão ruim.
Cotação: **

Super Aguri
Ganha uma estrelinha a mais por ter chegado ao fim com os dois pilotos. Considerando as limitações da Super Aguri, isso já é motivo para uma pequena comemoração.
Cotação: **

Análise da corrida:

O Grande Prêmio do Bahrein teve um início empolgante, com uma largada um tanto confusa e várias disputas entre os líderes. Depois que a ordem estabilizou-se, porém, a prova transformou-se numa chata procissão. E a corrida de recuperação de Hamilton, que poderia animar um pouco as coisas, nem chegou a acontecer. Daqui a algum tempo, esta será um daqueles G.Ps. que todo mundo vai esquecer.
Nível da corrida: Regular

Análise do campeonato:

A BMW se consolida cada vez mais como a terceira força da Fórmula 1, transformando a batalha pelo título numa disputa tripla. Por enquanto, está tudo praticamente zerado: Raikkonen lidera a classificação, mas a sua vantagem para o sexto colocado Massa, por exemplo, não passa de nove pontos. Nos construtores, a briga é ainda mais acirrada, com BMW, Ferrari e McLaren separadas em apenas três pontinhos. Expectativa de muita emoção pela frente...
Nível do campeonato: Ótimo

Balanço dos Palpites:

Vitória - Felipe Massa. O palpite do Blog foi certeiro
Pole Position - Felipe Massa. Deu Kubica, mas Massa ficou logo ali em segundo
Primeiro Abandono - Mark Webber. O australiano escapou da minha secada e terminou em sétimo. Já Sebastian Vettel não teve um dia de sorte, e foi logo o primeiro a abandonar
Decepção do G.P. - Toro Rosso. De fato, a equipe de Bourdais e Vettel teve um desempenho sofrível no Bahrein. Mas a grande decepção provavelmente foi a Renault, que não conseguiu mais do que um décimo com Alonso
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa (PALPITE CORRETO)
2. Kimi Raikkonen (PALPITE CORRETO)
3. Lewis Hamilton (Robert Kubica)
4. Nick Heidfeld (PALPITE CORRETO)
5. Heikki Kovalainen (PALPITE CORRETO)
6. Robert Kubica (Jarno Trulli)
7. Jarno Trulli (Mark Webber)
8. Timo Glock (Nico Rosberg)

Se não bastasse acertar o vencedor, ainda cravei a posição exata de quatro pilotos na zona de pontuação. Isso não acontece todo dia. A aposta na Toro Rosso para "Decepção do G.P." também foi razoavelmente boa, embora a minha secada em Mark Webber de nada tenha adiantado. No fim das contas, porém, os palpites do Blog para o G.P. do Bahrein foram realmente bons. Sem dúvidas, meu melhor desempenho no ano até agora.
Nível dos palpites: Ótimo

Por hoje, é só. Até a próxima!

10 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Felipe Massa fez uma ótima corrida e sobrou na pista.
Meu palpite foi o mesmo que o seu para os três primeiros...hehehe
Muito maneiro o palpite para abondono...hahaha

Abração!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Ótimas avaliações!!!
Merecidíssimo 10 pelo ótimo trabalho do Massa. Foi um alívio para o GP Espanha.

Coulthard, Nelsinho e Kazuki estão muito abaixo dos companheiros.
Kazuki já pode estar na panela??? Sinto cheiro de óleo fervendo... acho que não completa a temporada.

Muito bons seus palpites!!!
Dessa vez joguei contra a banca, arriscando numa batida entre Kubica x Massa, pela afobação que rondava o brasileiro e pela ousadia do polonês... me estrepei, mas gostei do resultado. Embolou ainda mais o campeonato.
Em tese, são 14 pilotos disputando o 7º e 8º lugares e Trulli e Webber têm se mostrado os mais consistentes.

Abraços!!!

PS: Será que milhares de espanhóis gritando como loucos será suficiente para dar um empurrãozinho no Alonso???

Anônimo disse...

Massa reagiu bem, mas protagonizou o pódium mais sem graça dos últimos anos. Ele todo paradão e todos com medo de jogar champanhe no olho do Raikonen.

Anônimo disse...

O Paddock Formula 1, vêm com uma matéria muito legal sobre o GP do Bahrein e falando sobre a Irl.
MATÉRIA NOVA NO AR!!!!!!!!
O link é: www.paddockformula1.blogspot.com
E a comunidade PADDOCK FORMULA 1 é http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17500943
E ainda:
Não percam o programa de hoje estará com toda velocidade!!!! Falando sobre o GP do Bahrein, IRL, e os preparativos e rumores da Stock Car para o início do campeonato na próxima semana em Interlagos, e claro o Paddock Formula 1 estará lá acompanhando tudo e levando todas as informações para vocês leitores!!!!!
E você já tem seu piloto favorito para faturar a temporada??? Participe da Rádio Giga Racing ao vivo a partir das 21 hrs
msnradiogigabrasil@hotmail.com
e acesse o Blog Paddock Formula 1, para conferir um bate-papo a toda velocidade, sempre com novidades do automobilismo e convidados especiais.
Aguardo vocês!!!!

Anônimo disse...

Eu também acho, se não for o Kubica, pode ser o Heidfeld, mas a BMW deve vencer uma prova esse ano ...........

kimi_cris disse...

a decepção realmente foi a Renault, o ano passado ficou bem melhor.

GiglioF1 disse...

Gustavo,

A unica mudanca que faria é um 9 para o Fisicho...
Abraco
Giglio

Marcos Antonio disse...

po mandou bem nos palpites!essa dobradinha da ferrari vieo bem a calhar para nós.rs
abraços!

Pezzolo disse...

vai lá no plog q tem nova ediçao do meu video cast...abraços!

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, peço desculpas pelo atraso nesta resposta! Infelizmente, estou sem tempo para responder a vocês individualmente, mas li todos os comentários, e agradeço muito pela participação!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho