Já chove em Sepang desde a semana passada, e a previsão dos metereologistas é que o mau tempo continue até o Grande Prêmio da Malásia do próximo domingo. Segundo o MSN Weather, é praticamente certo que os pilotos enfrentem pista molhada em pelo menos um dos três dias de atividades no circuito malaio. Para a corrida, as chances de chuva são um pouco menores, mas ainda bastante significativas.
De acordo com o último boletim, os treinos sexta-feira devem ocorrer num clima nublado, com 70% de possibilidade de pista molhada. No sábado, quando acontece o treino classificatório, o percentual sobe para um patamar quase incontestável: 95%. Finalmente, os metereologistas indicam 70% de chance de chuva para a manhã de domingo, mas o mau tempo ainda pode se prolongar até a hora da largada.
No calendário da Fórmula 1 desde 1999, o G.P. da Malásia já foi afetado pela pista molhada apenas uma vez: em 2001. Naquela oportunidade, um temporal atingiu o circuito de Sepang no início da corrida, embaralhando a ordem da prova e tirando vários pilotos da disputa. Mas a vitória ainda ficou com o alemão Michael Schumacher, que conquistou o segundo de seus três triunfos na Malásia. Se chover neste ano, porém, será bem mais difícil adivinhar o vencedor.
As equipes já podem ir preparando seus pneus "biscoito", porque dificilmente vão escapar de água dessa vez.
"Não vi a luz vermelha. Aliás, nunca vou conseguir vê-la, e acho que nem preciso. O sinal está no lugar errado. Quando você olha, já passou". Essa foi a explicação de Rubens Barrichello para a sua polêmica desclassificação no G.P. da Austrália. Em entrevista ao site Autosport, Rubinho revelou que os pilotos precisam acertar regulagens pelo volante logo após as paradas, e que prestar atenção no sinal da saída os boxes é quase impossível. Uma desculpa convincente, mas a Honda ainda poderia ter evitado a exclusão.
Enquanto isso, Bernie Ecclestone andou dando declarações bastante controversas ao jornal Mail on Sunday. Indo um pouco longe na suas tentativas para deixar a Fórmula 1 mais "emocionante", o manda-chuva da categoria propôs um sistema de pontuação para lá de contestável. Para Bernie, o título deveria ser decidido pelo número de vitórias, e não pelos pontos. Um absurdo completo. Se fosse assim, o tricampeão Nelson Piquet, por exemplo, teria conquistado apenas um de seus títulos.
Para terminar o giro pelas notícias do dia, é preciso mencionar uma novidade muito interessante que o diário As divulgou hoje. De acordo com a publicação, a Ferrari estaria planejando estrear um aerofólio dianteiro revolucionário no G.P. do Bahrein, semelhante ao bico que a Williams utilizou em 2004. Com a inovação, o time de Maranello deseja aumentar de forma significativa a estabilidade do F-2008, principalmente na entrada das curvas. Agora, é esperar para ver se é blefe ou não.
Mas vale uma ressalva: quando testado pela Williams, o conceito revelou-se um tremendo fracasso, e ainda deu início à fase mais negra da história da tradicional equipe inglesa...
Se você gostou do G.P. da Austrália, é hora de sentar na poltrona e aproveitar. O vídeo do dia - dividido em duas partes - é um ótimo resumo da corrida, com áudio da Rede Globo. Vale a conferida:
Primeira Parte
Segunda Parte
Até a próxima!
Crédito das fotos:
Previsão do tempo - http://weather.msn.com/
G.P. da Malásia de 2001 - http://www.f1-facts.com/
Demais - http://www.motorsport.com/
7 comentários:
Não dá mai pra confiar neste jornal espanhol. Desde que o Alonso começou a se destacar e principalmente de dois anos pra cá eles tem feito de tudo pra esculhambar com os adversários do piloto espanhol e pra endeusar o mesmo. Esse jornal pelo menos comigo perdeu a credibilidade faz tempo e nada do que eles dizem me soa verdadeiro.
Na temporada passada a chuva tornou os GPs não só imprevisíveis, mas principalmente mais emocionantes. O que antes era interessante, hoje pode ser frustrante. A chuva pode até arrasar a corrida.
Os pilotos ainda estarão se adaptando as novas regras, táticas e acertos. Na Austrália o que se viu foi um festival de escapadas, carros instáveis e bandeiras amarelas.
Aliás, foram essas bandeiras amarelas que mais contribuíram para a emoção. Se por um lado prejudicou alguns pilotos como Barrichello e Kovalainen, por outro foi a responsável em reagrupar os pilotos e aumentar a disputa pelos pontos na 2ª metade da prova.
Pena que 5 pilotos saíram prematuramente na Austrália. Vettel, Button e Webber, pela comparação com o bom desempenho de seus companheiros, poderiam apimentar ainda mais a corrida.
Sinceramente eu espero que não chova na GP da Malásia. Em vez de bandeiras amarelas, pode acabar pintando uma bandeira vermelha.
Abraços!
Eu não posso negar que adoro corrida com chuva, quanto ao Rubinho eu gostei da explicação dele, esse negócio de fechar os boxes é uma palhaçada.........
Fala Gustavo, tudo certo?
Cara, durante o ano eu queria fazer uma espécie de ranking dos pilotos e das equipes envolvendo o "Mundo Veloz", o seu blog, o "Blog F1" e o "Grun Blig", será que vc tá afim de participar?
Dê uma olhadinha no post das notas no Mundo Veloz que vc vai entender o esquema. É mais ou menos como vc já faz, apenas precisaruamos mudar o sistema de notas das equipes. Depois eu faço a média durante o ano, o que acha?
Abração!!!
Rapaz!
eu não conhecia o seu blog...
eu ví no blog de uma colega
e como eu particularmente sou APAIXONADA por Formula 1... não e aguentei de curiosidade, e não me arrependí... ADOREI! Parabéns!!
não perco mais... :D, ganhou uma visitante assídua! :D
p.s.: torço pelo Hamilton e A-D-O-R-E-I. a vitória dele... :D
e quanto a corrida com chuva... apesar de o grau de dificuldade ser maior... eu acho mais emocionante... :D
e eu colokei o seu link la no meu blog... (ele nao tem nada a ver com formula 1... pelo contrário... é um blog fã. dedicado a um NADADOR. mas eu acabo dando uma escapadinha e falando de tudo quanto é esporte lá. rs )
abraço e parabéns! :D
obaaaaa.....
chuva...
tomara que chova... pq ai é que vemos quem é piloto de verdade ou motorista rápido...
[]'s guga!
Obrigado por todas as mensagens, e desculpe pela demora em respondê-las!
Fábio: Os jornais espanhóis, de fato, têm uma tendência absurda de favorecimento ao Alonso. Bastou surgir o boato do Vettel na Ferrari, por exemplo, para que o As colocasse o espanhol como substituto do Massa em 2008. Mais um factóide, é claro...
Guilherme e Jairo: Eu torço pela chuva na Malásia. Será bastante interessante ver o comportamento dos pilotos em pista molhada. A corrida tem tudo para ser cheia de alternativas!
Grande abraço a todos,
Gustavo Coelho
Postar um comentário