Não havia melhor maneira de espantar a má fase. Na madrugada deste sábado, Felipe Massa marcou a pole position para o Grande Prêmio da Malásia, respondendo aos críticos com estilo e mostrando uma impressionante capacidade de reagir sob pressão. Sem conseguir acompanhar o ritmo do brasileiro, Kimi Raikkonen fechou na vice-liderança, com Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton aparecendo logo a seguir. Por sua vez, Nelsinho Piquet terminou em 13º, com Rubens Barrichello uma posição atrás.
A previsão do tempo indicava uma possibilidade de 95% de chuva para as atividades de sábado em Sepang, mas as nuvens negras que rodearam o circuito malaio ao longo de todo o dia não passaram de ameaça. No treino da manhã, Nick Heidfeld mostrou todo o potencial da BMW ao encerrar na ponta, logo à frente de Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Mais atrás, Nelsinho Piquet foi sétimo, enquanto Rubens Barrichello enfrentou problemas de câmbio e ficou em último.
Quando os boxes foram liberados para o primeiro trecho da classificação, a maioria dos pilotos não demorou a entrar na pista para garantir um tempo antes da chuva aparecer. A liderança foi sendo revezada entre os favoritos Raikkonen, Massa e Heikki Kovalainen, mas quem terminou na primeira posição acabou sendo o surpreendente Jarno Trulli. O italiano, de pneus macios, estabeleceu 1:32.205s, batendo Kovalainen em apenas alguns centésimos.
Na ponta de baixo da tabela, a briga também foi animada. Embora pilotos como Fernando Alonso e Nico Rosberg tenham chegado a correr risco de eliminação, a lista de “nocauteados” não apresentou grandes surpresas. Rubens Barrichello safou-se na sua última volta rápida, superando Giancarlo Fisichella em apenas 0.042s. Além do italiano, Kazuki Nakajima, Sebastien Bourdais, Takuma Sato, Adrian Sutil e Anthony Davidson foram os outros que ficaram de fora.
Nessa altura, a previsão do tempo já tinha mudado, e a chuva já não representava uma ameaça tão significativa assim. De qualquer maneira, grande parte dos pilotos repetiu a tática do trecho anterior, saindo para a pista logo que os boxes foram liberados. Numa volta quase perfeita, Kimi Raikkonen cravou 1:34.188s, estabelecendo o melhor tempo de todo o fim de semana. Fazendo a dobradinha da Ferrari, Felipe Massa fechou na vice-liderança, a dois décimos do finlandês.
Como de costume, a batalha para evitar a eliminação foi decidida apenas nos últimos minutos. Fernando Alonso escapou por pouco, terminando na décima posição. Melhor sorte não tiveram Jenson Button, David Coulthard, Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Nico Rosberg, os eliminados de ocasião. O fraco desempenho de Rosberg, aliás, merece um destaque negativo. Sem dúvidas, a Williams foi a grande decepção do treino classificatório.
Os boxes foram abertos para a superpole e, mais uma vez, os pilotos não demoraram a partir para as suas tentativas. Na primeira rodada de voltas, Felipe Massa cravou o melhor tempo, com 1:36.434s. Atrás do brasileiro, vieram Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen e Robert Kubica, com Lewis Hamilton somente em quinto. Ainda restava uma volta rápida para todos, mas a Ferrari mostrava-se claramente mais rápida – ou mais leve – do que a McLaren.
E essa impressão confirmou-se logo depois, quando Massa melhorou para 1:35.748s. O tempo do brasileiro foi quase meio segundo mais rápido do que o de Raikkonen, suficiente para lhe valer a pole position. Atrás da dupla da Ferrari, Kovalainen repetiu o terceiro lugar da Austrália, dessa vez batendo seu parceiro Hamilton. Os pilotos da McLaren, porém, provavelmente carregam mais combustível do que os seus rivais de Maranello.
Na seqüência, Jarno Trulli voltou a mostrar sua excelente forma de classificações, terminando num ótimo quinto. Após passar perto da pole na Austrália, Robert Kubica foi apenas o sexto, alguns centésimos à frente de seu companheiro de equipe Nick Heidfeld. Por fim, Mark Webber, Fernando Alonso e Timo Glock completaram os dez primeiros do grid do G.P. da Malásia, uma prova que promete ser recheada de alternativas. Principalmente se a previsão de chuva se confirmar...
A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia:
1. Felipe Massa/Brasi/Ferrari, 1:35.748s
A previsão do tempo indicava uma possibilidade de 95% de chuva para as atividades de sábado em Sepang, mas as nuvens negras que rodearam o circuito malaio ao longo de todo o dia não passaram de ameaça. No treino da manhã, Nick Heidfeld mostrou todo o potencial da BMW ao encerrar na ponta, logo à frente de Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Mais atrás, Nelsinho Piquet foi sétimo, enquanto Rubens Barrichello enfrentou problemas de câmbio e ficou em último.
Quando os boxes foram liberados para o primeiro trecho da classificação, a maioria dos pilotos não demorou a entrar na pista para garantir um tempo antes da chuva aparecer. A liderança foi sendo revezada entre os favoritos Raikkonen, Massa e Heikki Kovalainen, mas quem terminou na primeira posição acabou sendo o surpreendente Jarno Trulli. O italiano, de pneus macios, estabeleceu 1:32.205s, batendo Kovalainen em apenas alguns centésimos.
Na ponta de baixo da tabela, a briga também foi animada. Embora pilotos como Fernando Alonso e Nico Rosberg tenham chegado a correr risco de eliminação, a lista de “nocauteados” não apresentou grandes surpresas. Rubens Barrichello safou-se na sua última volta rápida, superando Giancarlo Fisichella em apenas 0.042s. Além do italiano, Kazuki Nakajima, Sebastien Bourdais, Takuma Sato, Adrian Sutil e Anthony Davidson foram os outros que ficaram de fora.
Nessa altura, a previsão do tempo já tinha mudado, e a chuva já não representava uma ameaça tão significativa assim. De qualquer maneira, grande parte dos pilotos repetiu a tática do trecho anterior, saindo para a pista logo que os boxes foram liberados. Numa volta quase perfeita, Kimi Raikkonen cravou 1:34.188s, estabelecendo o melhor tempo de todo o fim de semana. Fazendo a dobradinha da Ferrari, Felipe Massa fechou na vice-liderança, a dois décimos do finlandês.
Como de costume, a batalha para evitar a eliminação foi decidida apenas nos últimos minutos. Fernando Alonso escapou por pouco, terminando na décima posição. Melhor sorte não tiveram Jenson Button, David Coulthard, Nelsinho Piquet, Rubens Barrichello, Sebastian Vettel e Nico Rosberg, os eliminados de ocasião. O fraco desempenho de Rosberg, aliás, merece um destaque negativo. Sem dúvidas, a Williams foi a grande decepção do treino classificatório.
Os boxes foram abertos para a superpole e, mais uma vez, os pilotos não demoraram a partir para as suas tentativas. Na primeira rodada de voltas, Felipe Massa cravou o melhor tempo, com 1:36.434s. Atrás do brasileiro, vieram Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen e Robert Kubica, com Lewis Hamilton somente em quinto. Ainda restava uma volta rápida para todos, mas a Ferrari mostrava-se claramente mais rápida – ou mais leve – do que a McLaren.
E essa impressão confirmou-se logo depois, quando Massa melhorou para 1:35.748s. O tempo do brasileiro foi quase meio segundo mais rápido do que o de Raikkonen, suficiente para lhe valer a pole position. Atrás da dupla da Ferrari, Kovalainen repetiu o terceiro lugar da Austrália, dessa vez batendo seu parceiro Hamilton. Os pilotos da McLaren, porém, provavelmente carregam mais combustível do que os seus rivais de Maranello.
Na seqüência, Jarno Trulli voltou a mostrar sua excelente forma de classificações, terminando num ótimo quinto. Após passar perto da pole na Austrália, Robert Kubica foi apenas o sexto, alguns centésimos à frente de seu companheiro de equipe Nick Heidfeld. Por fim, Mark Webber, Fernando Alonso e Timo Glock completaram os dez primeiros do grid do G.P. da Malásia, uma prova que promete ser recheada de alternativas. Principalmente se a previsão de chuva se confirmar...
A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia:
1. Felipe Massa/Brasi/Ferrari, 1:35.748s
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:36.230s
3. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:36.613s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:36.709s
5. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:36.711s
6. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:36.727s
7. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:36.753s
8. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:37.009s
9. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:38.450s
10. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:39.656s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:35.208s
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:35.408s
13. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:35.562s
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:35.622s
15. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:35.648.
16. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:35.670s
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:36.240s
18. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:36.388s
19. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:36.677s
20. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:37.087s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:37.101s
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri,1:37.481s
O G.P. da Malásia está marcado para as 4 horas da manhã, na madrugada de sábado para domingo, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.
Nos vemos por aí!
Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/
O G.P. da Malásia está marcado para as 4 horas da manhã, na madrugada de sábado para domingo, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo.
Nos vemos por aí!
Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/
6 comentários:
Oi Gustavo,
Acabei de ler que as McLarens foram punidas por atrapalharem outros pilotos no treino. Não consigo atualizar no Velocidade porque meu servidor caiu, mas acho que agora o panorama da prova muda completamente. Ferraris largando na frente, somente com uma Toyota e duas BMW atrás. Basta serem espertos para não perderem a prova.
E a chuva? Essa fia da mãe não aparece, né? Rs...
Bjs
Poxa... as Mclarens foram punidas com 5 posições... Bom, se o Lewis e o Heikki atrapalharam os colegas, nada mais justo. Agora é ver como outras equipes aproveitarão este momento... e ver uma possível recuperão brilhante dos dois pilotos prateados.
Esqueci de comentar a pole do Massa. Vamos ver se ele segura e ganha do Kimi.
Gustavo, faça sol ou chova, agora que as McLaren vão largar em oitavo e nono, Massa só tem uma opção: vencer. Assim ficará à frente de Raikkonen na briga interna da Ferrari (mesmo que chegue em 2º o filandês totalizaria 9 pontos).
Há dois detalhes pra prestar atenção na largada: se Massa não queima (com a sorte que anda...) e se não perde a liderança para Raikkonen na aceleração inicial. Se isso ocorrer, pode ser fatal para as pretensões do brasileiro, inclusive na disputa do título - afinal seu companheiro é o atual campeão.
E com Alonso em sétimo, tendo Kovalain em oitavo e Lewis em nono, tudo pode acontecer. Em qualquer piso o espanhol já é osso duro de roer. Desta vez, terá duas posições atrás o grande rival e que acaba de prejudicá-lo na volta lançada e resultou na punição das McLaren.
Por tudo e mais um pouco, será uma prova com os nervos à flor da pele.
Ganha quem tiver mais cabeça, estratégia e sorte - não dá pra esquecer que essa é apenas a segunda prova sem o controle de tração.
Um GP imperdível, mesmo às 4 horas.
Abração.
Já tava ruim ficou pior com a punição das McLaren, a Ferrari agora ficou com a 'obrigação' de vencer, vou torcer por uma chuvinha pra dar uma agitada !!!
Obrigado pelas mensagens!
Priscila: Vamos observar o comportamento da dupla da McLaren. Eles estão bem pesados, mas mesmo assim devem vir com tudo lá de trás...
Emanuel: Essa é a oportunidade que Massa tem para recuperar-se do desastraso G.P. da Austrália. Se ele vencer, ninguém mais vai lembrar da sua má performance em Melbourne. A Fórmula 1 tem péssima memória...
Grande abraço a todos!
Gustavo CoelhoObrigado pelas mensagens!
Priscila: Vamos observar o comportamento da dupla da McLaren. Eles estão bem pesados, mas mesmo assim devem vir com tudo lá de trás...
Emanuel: Essa é a oportunidade que Massa tem para recuperar-se do desastraso G.P. da Austrália. Se ele vencer, ninguém mais vai lembrar da sua má performance em Melbourne. A Fórmula 1 tem péssima memória...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
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