Aproveitando a escassez de notícias da Fórmula 1, o Blog F1 Grand Prix abre espaço para a revitalizada Fórmula Indy, que abriu sua temporada 2008 neste sábado, no oval de Homestead. Contando com um grid de 25 pilotos - bem mais do que a antiga IRL conseguia reunir nos últimos anos - a nova categoria viu uma corrida animada e cheia de alternativas, vencida pelo neo-zelandês Scott Dixon depois que um golpe de azar tirou o triunfo de Tony Kanaan.
A menos de dez voltas para o final, o baiano liderava com certa tranqüilidade quando o estreante Ernesto Viso rodou bem à sua frente. Kanaan ainda tentou desviar, mas acabou danificando seriamente sua suspensão dianteira direita. Na relargada, o piloto brazuca foi ficando para trás, sendo ultrapassado por Dixon, Marco Andretti e Dan Wheldon, que ficaram com as três primeiras posições. Por sua vez, Helio Castroneves finalizou em quarto, com Danica Patrick em sexto e Kanaan ainda salvando um oitavo.
Mais atrás, os demais brasileiros tiveram atuações discretas. Vítor Meira fechou em décimo, enquanto Mário Moraes e Enrique Bernoldi limitaram-se a levar seus carros até o fim, numa tentativa de ganhar mais experiência em ovais. Eles foram 16º e 18º respectivamente, terminando ainda à frente de Bruno Junqueira, que quebrou logo no início e foi classificado apenas na 23ª posição.
Dos pilotos oriundos da ChampCar, o melhor acabou sendo o espanhol Oriol Servia, que não passou de 12º. Sem dúvidas, já ficou claro que as equipes da ex-IRL vão levar uma significativa vantagem nessa fase inicial da reunificada Indy. De qualquer maneira, o importante é que a nova categoria está realmente mais forte, e tem plenas condições de crescer ainda mais ao longo dos próximos anos.
Finalmente, o automobilismo de monopostos dos Estados Unidos está voltando a ser interessante.
Uma das maiores surpresas deste início da temporada na Fórmula 1, Heikki Kovalainen anda com bastante moral na McLaren. Neste sábado, o chefão do time prateado, Ron Dennis, fez vários elogios ao piloto finlandês, garantindo que "Kova" era realmente a primeira opção para substituir Fernando Alonso. "Heikki sempre foi prioridade para nós. Para mim, ele estava milhas à frente de qualquer outro concorrente", falou Dennis. De fato, Kovalainen está justificando a contratação por enquanto.
Enquanto isso, a FIA confirmou ontem mudanças nas regras do treino classificatório já para o G.P. do Bahrein. A partir de agora, os participantes da superpole vão precisar andar num limite de até 120% do seu melhor tempo no momento em que estiverem retornando aos boxes. Com a medida, a FIA espera evitar que os pilotos façam suas voltas de desaceleração num ritmo muito lento, o que poderia provocar acidentes perigosos.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que os organizadores do G.P. de Cingapura realizaram hoje o primeiro teste geral do sistema de iluminação que será utilizado na prova, marcada para o dia 23 de setembro. As atividades transcorreram sem maiores problemas, mas algumas equipes permanecem preocupadas com a perspectiva de uma corrida noturna. A Toro Rosso, por exemplo, enviou ofício à FIA pedindo que os pilotos tenham direito a um tempo maior de pista antes da largada.
Por enquanto, estão previstos apenas noventa minutos de treinos livres à noite. Considerando a absoluta inexperiência da Fórmula 1 nessas condições, é muito pouco mesmo.
Na Argentina, o Mundial de Rally realiza neste fim de semana a quarta etapa de sua temporada 2008. Antes do início das atividades, o tetracampeão Sebastien Loeb teve a honra de levar para uma "voltinha" ninguém menos do que o lendário Diego Maradona, que embarcou de co-piloto no Citröen do francês. O vídeo do dia traz as imagens desse encontro bastante curioso. Será que Loeb aliviou um pouco para Maradona? Vale a pena conferir:
Nos vemos por aí!
Crédito das fotos:
Fórmula Indy - http://www.indycar.com/
Heikki Kovalainen - http://www.motorspot.ocm/
Cingapura - www.globoesporte.com/motor
8 comentários:
O grande dos ralis com o grande do futebol. Já sabe do que esta acontecendo com Mosley. Se não souber da uma olhada no meu blog.
Grande abraço!
Kimi_Cris
Uma pena o que aconteceu com o Tony. Tinha que ser um retardatário mesmo pra estragar a corrida dele.
Abraço!
Leandro Montianele
Gustavo,
Maradona no carro é até engraçado.
Quanto à F-Indy, pra falar a verdade, nunca acompanhei. Nem mesmo na época de Emerson. Mas gostei muito dessa volta à formação original.
A Indy jamais deveria ter se dividido. Afinal, os americanos adoram essa categoria, mas nunca foram muito simpáticos à F1.
Acredito que os americanos vão gostar da F1 se algumas mudanças forem implementadas. Falta alguém enxergar isso.
Um abraço.
Bem melhor mesmo mas não podemos negar que o final da IRL ano passado foi emocionante..........
Muito azar do Tony...
O vídeo da desgraça a 7 voltas do final:
http://www.youtube.com/watch?v=n63FiJf-rxg
Abraços!!!
É, esse Viso nasceu pra fazer besteira; lembra do acidente dele na GP2, na França? Mas foi uma pena o que aconteceu com o Tony, tava fazendo uma bela corrida
Ateh!
Obrigado pelas mensagens!
Guilherme: Valeu pela dica! Vou postar no Blog ainda hoje.
Leandro: É verdade, eu até tinha me esquecido dessa outra pataquada do Viso. Algo me diz que esse cara ainda vai conhecer muitos outros muros de oval ao longo deste ano...
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Grande blog, aquela noticia do Presidente da FIA é hilariante...Pessoal passem aqui por estes links e sei que vão gostar... :)
http://www.jornalsodesporto.com/site/
http://www.jornalsodesporto.com/forum/
http://blog-jornalsodesporto.blogspot.com/
Postar um comentário