quarta-feira, 26 de março de 2008

Massa: "Ainda restam 16 corridas e 160 pontos em jogo"

Enfim, Felipe Massa quebrou o silêncio. Três dias após abandonar o G.P. da Malásia por conta de um aparente erro de pilotagem, o brasileiro fez hoje um balanço do seu difícil início de temporada, num longo texto publicado no seu site oficial. Embora não tenha marcado pontos nas duas primeiras corridas do campeonato, Massa garantiu ainda ter chances de disputar o título.

"Meu começo de ano foi muito decepcionante. Mas, como se costuma dizer, isso é automobilismo. Ainda restam 16 corridas e 160 pontos em jogo. Agora, é recuperar o terreno perdido", disse Massa, que não esclareceu a razão exata da rodada que forçou seu abandono na corrida de Sepang: "Com a ausência do controle de tração, manter o carro no traçado e andar o tempo todo no limite ficou mais complicado. Não acho, porém, que isso tenha sido o motivo da minha escapada no último domingo".

Após examinar os dados da telemetria do carro de Massa, a Ferrari admitiu que nada de anormal aconteceu no momento da rodada, um indício de que a saída de pista teria sido mesmo culpa do brasileiro. A impressão geral ficou ainda mais reforçada depois que o ex-patrão de Massa, Peter Sauber, concedeu uma categórica declaração à Sport Bild: "Se as coisas não estão correndo como planejado para Massa, ele logo perde a concentração".

Massa reluta em aceitar, mas o abandono no G.P. da Malásia foi claramente culpa dele. Agora, o brasileiro precisa lutar para recuperar a confiança da imprensa italiana e dos torcedores da Ferrari. Um bom resultado no G.P. do Bahrein é fundamental. Caso contrário, a pressão só vai aumentar cada vez mais.


Fernando Alonso está sempre entre os nomes mais cotados para assumir um das vagas da Ferrari num futuro próximo, mas a equipe vermelha negou hoje qualquer possibilidade de contratar o espanhol para o ano que vem. "Não temos nenhum contato com Alonso. Para 2009, já temos Kimi Raikkonen e Felipe Massa", disse hoje um porta-voz do time de Maranello. O bicampeão, pelo visto, parece condenado à mediana Renault por mais algum tempo.

Enquanto isso, os diretores do circuito de Losail, no Catar, anunciaram hoje que estão na briga para receber a Fórmula 1 dentro de alguns anos. "Estamos planejando uma reforma em algumas partes da pista para entrar no calendário. Queremos que as equipes venham fazer testes coletivos aqui, o que nos daria bastante visibilidade", revelou o presidente da federação local de esporte a motor, Nasser Khalifa al-Attiyah, ao Gulf Times. Seria a segunda corrida no Oriente Médio, já representado pelo Bahrein.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar uma interessante declaração do polonês Robert Kubica. "Em corrida, temos condição de andar mais rápido do que a McLaren. Foi isso o que aconteceu na Malásia, onde o nosso ritmo foi superior no domingo. Mas ainda precisamos esperar para ver qual é a nossa real capacidade", falou hoje o piloto da BMW. A equipe alemã, de fato, já está começando a incomodar as favoritas McLaren e Ferrari.

Se conseguir mais um pequeno salto de competitividade, a BMW poderia até transformar a disputa pelo campeonato numa batalha tríplice. Por enquanto, seus pilotos estão muito bem posicionados na tabela de classificação. É difícil, mas não é impossível.


O vídeo do dia é uma dica do ótimo blog do André Arrais. Trata-se de um trecho do programa Linha de Chegada da última quinta-feira, em que o comentarista Lito Cavalcanti afirma categoricamente que "o carro da McLaren tem algo da Ferrari". Será que ele tem razão? Vale a pena conferir:



Até a próxima!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

6 comentários:

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Bem interessante (e talvez polêmica) a declaração do Lito Cavalcanti, e não duvido que a McLaren realmente tenha algo da Ferrari. Nesse mundo tão "correto" e "honesto", vai saber, né...

Eu, particularmente, não gostei das declarações do Massa, elas me fazem lembrar as justificativas do Rubinho na época de Ferrari.

E pior é que ficou claro que ele quis transparecer que não está nada preocupado (embora esteja, evidentemente) com os resultados, ou melhor, com a falta deles.

E é bom ele se cuidar, porque vai que o Alonso rouba a vaga dele mesmo... Aliás, a Priscilla Bar - nossa convidada especial, do Blog Guard Rail - falou de um boato muito interessante sobre a Ferrari no GTFM, o podcast que tá lá no Motor Haus. Vale a pena ouvir!

Abraço!

Loucos por F-1 disse...

Vou esperar até o próximo GP para saber como o Felipe vai reagir a todas as criticas. Ainda acredito em sua recuperação.
Agora que deram espaço pra BMW eles vão querer mais, mais e mais. Acredito numa briga de igual pra igual no mundial de construtores.

Abraços!!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Essa temporada vai ser tão disputado quanto o ano passado, cada um dos pontos que já foram disputados e tão importante qto os que restam.........

kimi_cris disse...

Ese fala, fala de Alonso é de um piloto muito fraco mentalmente! nem Hamilton diz isso!

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Carlos Garcia disse...

Eu particularmente também acho que tem alguma coisa sim... e tem gente sabendo que faz vista grossa!!!

Anônimo disse...

E aí, AGora que o Balestre bateu as botas, alguém aí tem coragem de dizer que foi ele que mandou sabotar o carro do Senna e causar aquele fatídico acidente. Eu tenho coragem e estou dizendo.
Balestre já foi tarde!!!