sábado, 12 de janeiro de 2008

FIA deseja estabelecer teto de orçamento para as equipes da Fórmula 1

Representantes das onze escuderias da Fórmula 1 estiveram reunidos na última sexta, em Londres, para discutir as mais novas tentativas da FIA para reduzir os gastos da categoria. Dessa vez, a proposta do presidente da entidade, Max Mosley, é radical: impôr um limite de orçamento para todas as equipes, que ficaria em torno de 150 milhões de dólares.

Segundo a revista Auto Motor und Sport, apenas os custos relativos aos motores ficariam livres de limite, já que nem todas os times fabricam os seus próprios propulsores. Além disso, o plano de Mosley também inclui a criação de um órgão independente, responsável por fiscalizar o orçamento de cada uma das equipes.

Ainda de acordo com a reportagem, somente a Ferrari teria manifestado-se contra a idéia de Mosley. Não é segredo para ninguém que a escuderia de Maranello tem um dos melhores suportes financeiros da Fórmula 1, ao lado de Toyota, Honda e McLaren. Desde já, a primeira tarefa de Mosley é convencer os principais dirigentes da Ferrari, uma equipe que costuma fazer a diferença na política dos bastidores.

O problema é que a proposta do presidente da FIA fere o princípio da livre competição, uma das "leis básicas" da Fórmula 1. Considerada um absurdo há alguns anos, a tentativa de estabelecer um limite de orçamento na categoria ganhou força nos últimos tempos, mas continua sendo bastante radical. As equipes de ponta - incluindo, obviamente, a Ferrari - dificilmente vão querer apoiar a medida.

Outro assunto da reunião de hoje foi o pacote de restrições ao desenvolvimento de vários setores dos carros, mais uma cartada de Mosley para "cortar custos". Entre as áreas que seriam afetadas pelo plano estão freios, amortecedores, suspensão, sistema hidráulico e de distribuição de peso, que passariam a ter um limite de gasto.

Para variar, Mosley e os dirigentes dos times não chegaram num entendimento. De qualquer maneira, o presidente da FIA disse desejar que o seu plano entre em vigor já em março, quando as equipes estão em fase inicial de planejamento para a temporada de 2009 e precisam já estar a par de alterações no regulamento técnico.

Será que Mosley consegue não se enrolar dessa vez?



Giancarlo Fisichella foi confirmado como titular da Force India há dois dias e, desde então, parece estar se sentindo mais à vontade do que deveria. Após se auto-proclamar o "número um" do time indiano, Fisico soltou outra pérola hoje. "Estou decepcionado com a Renault. O carro campeão que eles prometeram nunca chegou...", reclamou o italiano à Gazzetta dello Sport. Nesse caso, caro Fisico, o problema era naquela peça que fica entre o volante e o motor...

Falando em Renault, a equipe francesa foi apontada hoje como forte candidata a vitórias pelo ex-piloto Jean Alesi, que conversou com a imprensa num evento da Autosport. "Tenho certeza de que o talento e a motivação de Fernando Alonso vão levar a Renault de volta ao topo. Em 2008, o time não vai ter facilidade para ganhar o título, mas deve vencer algumas corridas sim", falou Alesi.

Ao mesmo tempo, Jenson Button mostrou-se bastante animado em relação às chances da Honda para os próximos anos, especialmente após a contratação do engenheiro Ross Brawn. "Estou muito feliz com a chegada dele. Brawn se entrosou rápido no time, e sua influência já pode ser notada. Neste ano, a Honda vai ficar mais perto do grupo da frente, e em 2009 vamos lutar pelo título", garantiu o inglês. Pode parecer otimista demais, é verdade. Mas a capacidade de Brawn nunca deve ser subestimada...

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar que a Force India recebeu uma considerável injeção financeira em relação ao orçamento da Spyker na última temporada. Agora, o time indiano deve contar com cerca de 120 milhões de dólares, contra 70 mi da sua antecessora. "A Force India veio para ficar", disse o empresário Vijay Mallya há alguns dias.

Pelo visto, o chefão da Force India não estava mentindo...



Após o fiasco de 2008, o Rally Dacar está perto de abandonar os desertos da África. Neste sábado, o presidente da empresa organizadora da competição, Patrice Clerc, afirmou que o continente africano deixou de ser prioridade, e que o evento deve ser levado para outras regiões a partir do ano que vem. Por enquanto, a América do Sul e o Leste Europeu aparecem mais bem cotadas. Segundo Clerc, "a decisão será tomada o mais rápido possível".

Também hoje, o governo da França negou ajuda financeira aos organizadores do Dacar, amplicando ainda mais a crise da competição. Logo após o cancelamento da edição 2008 do evento, nenhuma seguradora dispôs-se a cobrir os prejuízos, estimados em 200 milhões de dólares. Até agora, equipes, pilotos e patrocinadores ainda esperam por indenizações...

Na MotoGP, o principal fato do dia foi uma entrevista que o chefe administrativo da Ducati, Claudio Domenicali, concedeu ontem aos jornalistas presentes ao evento "Wrooom". "Nossa maior rival em 2008 vai ser a Honda", falou Domenicali, ignorando completamente Valentino Rossi e a Yamaha. Agora, o heptacampeão tem mais uma motivação para voltar com tudo na próxima temporada...

Por fim, vale registrar a possibilidade de Cristiano da Matta voltar às competições automobilísticas no fim do mês. Segundo a revista Auto Week, o ex-piloto da Toyota pode correr as 24 horas de Daytona, prova marcada para o próximo dia 28 de janeiro, e válida para o campeonato da Grand-AM. Desde já, o Blog deseja toda a sorte do mundo para o mineirinho...


O vídeo do dia é para quem não acompanhou o anúncio dos pilotos da Force India, na última quinta, em evento transmitido ao vivo pela internet. Pelas imagens abaixo, já dá para perceber que o estilo do time indiano é, digamos, diferente. Alguns classificam de "brega" mas, por favor, vamos dar um desconto. Eles estão só começando...:



Neste domingo, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Max Mosley, Ferrari, Jenson Button e Ducati - http://www.gpupdate.net/
Giancarlo Fisichella e Dacar - http://www.motorsport.com/

11 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, uma pergunta: onde foi que a Force India mostrou o anúncio? Foi no site deles mesmo, porque no dia entrei e não tinha nada...

Abs

Anônimo disse...

achei o vídeo uma comédia, muito divertido... tudo bem que é um começo, mas que mico cada um dos pilotos pagaram...

a cara do Luizzi não deixa dúvidas que ele estava muito longe dali, ou pelo menos queria estar...

Giancarlo Fisichella parecia conformado com a situação, afinal se andasse não precisaria passar por isto...

o vídeo lembra muito um seriado antigo chamado Túnel do Tempo, aonde Tony e Doug (acho que este eram os nomes dos personagens principais), entravam em um Túnel cheio de fumaça, luzes piscando e viajavam no tempo, contando um pouco dos grandes acontecimentos da história...

fazendo uma analogia ao seriado, os efeitos especias eram uma droga comparado ao que se faz hoje, mas naquela época o que contava mesmo eram as estórias, recheadas de bons diálogos, virtudes, boas ações, e principalmente cultivando indiretamente lições de moral e virtudes no dia a dia.

continuando o racíocinio espero que a Force India, mesmo não possuindo uma apresentação cheias de efeitos especias de última geração, consiga fazer um bom projeto e andar no bolo do meio.


Sobre Max Mosley acredito que deva haver uma forma diferente para cortar custos, pois tudo o que ele aparentemente quer pode acabar de vez com a F-1.

F-1 é como o ser humano, precisa evoluir continuamente, e limitar gastos é nivelar por baixo.

Bom, Giancarlo Fisichella o carro campeão até então era o da Renault e você estava ali defendendo um título... o maior problema na realidade é que a Renault não possuia um piloto campeão, e é isto que fez a diferença.

No caso de Jenson Button, não é só ele que esta animado, pois aguardo com ansiedade o começo do campeonato deste ano. Tenho a certeza que os brasileiros tem tudo para andar entre os 10 primeiros e 2008 promete muito.

Claúdio Domenicali perdeu a chance de ficar quieto...rs!!! Acho que o mesmo se esqueceu que isto é combustível suficiente para fazer Valentino Rossi buscar toda a vontade de superação interior que possui...

isto me lembra quando Valentino Rossi saiu da Honda e a mesma tratou de dizer que a saída de Valentino Rossi não faria diferença, pois o campeão seria um piloto Honda... todos sabem o que aconteceu...

Cristiano da Matta é um exemplo de superação e não precisava voltar, mas isto esta no gene... adrenalina pura competir com um bólido de competição, e o que resta realmente é desejar sorte ao Da Matta.

Abraços

Vitor disse...

Grande Gustavo, beleza? Tanta pompa pra uma equipe que, vejamos, deve ter lugar cativo no fim da fila, hehehehehe... Espero que consiga resultados mais expressivos do que a Spyker.

Estava eu pensando aqui com os meus botões (adoro essas expressões sem pé nem cabeça da língua portuguesa): uma saudosa equipe originalmente inglesa que foi comprada por um empresário russo, virou holandesa meses depois e agora tem raízes indianas. Tudo isso com pitadas italianas nos motores e em dois dos pilotos. Ah, e o outro é alemão. É ou não é a ONU sobre rodas? Hehehehehe!

Se a Force India fracassar, não vou demorar a surgir piadinhas do tipo "o lado negro da força", esses trocadilhos que alguns jornalistas adoram... Hehehehehe...

E sabe que eu ia sugerir a América do Sul pro Dacar? Por quê não? Não temos terroristas do deserto, mas temos as FARC, o Comando Vermelho, o PCC... Os pilotos vão se sentir em casa! Hehehehehe, brincadeiras a parte, acho que o continente seria uma boa opção pelas paisagens e condições climáticas favoráveis. Não é mesmo?

Ah sim, e aproveitando pra responder o seu comentário no Motor Haus: o Salão 2008 vai ser entre os dias 16 e 26 de outubro, ou seja, antes da F-1. Aproveite pra tirar alguns dias de férias aqui em SP e fique pra ver a corrida!! Pelo menos já me candidato à guia turístico, hehehehe!

Um abraço!!

Anônimo disse...

Por que o Mosley não faz igual a IRL ou a Champ Car logo? Pega um único chassi, motor e pneu e joga nas mãos dos times... é a maneira de fazer o que ele quer, reduzir os custos e nivelar (extremamente por baixo, diga-se de passagem) a competição na F-1, aliás, poderia mudar a categoria de nome também caso ele faça isso... Melhor que ficar inventando esses regulamentos ridículos que já acabaram com a competição dos pneus, o desenvolvimento dos motores, simplesmente ridículo, os carros a cada ano estão mais lentos, creio que deveria ser o contrário, se os times têm a grana e querem gastar, por que não? Ele ainda consegue acabar com a F-1.
Daqui a pouco ele importa a regra do WTCC que pune os melhores colocados no campeonato com lastros nos carros...

Fisichella, meu amigo, "o carro campeão que eles prometeram nunca chegou..."?? Assim, só para refrescar a memória, em 2005 e 2006, os carros que você pilotou (isso, lembra, o R25 e o R26) ganharam 16 corridas, 2 campeonatos de pilotos e 2 de construtores, se você, meu caro, teve a incompetência de ganhar apenas 2 dessas 16 corridas e conseguiu ser apenas 5° e 4° nos campeonatos com o melhor carro do grid, é, no mínimo, mentiroso ao afirmar isso, como disse o Gustavo, o problema não era bem o carro... Consegue uma vaga na pior equipe do grid e só fala uma m**** atrás da outra... peloamor...

Renault e Honda, só depois que começar o campeonato para falar algo... mas a tendência é mesmo que as duas melhorem.

Eu achava a Spyker simpática, uma montadora de carros esportivos comandando uma equipe de F-1 era legal, vamos ver a FI, pelo menos o layout é bonito.

Toda a sorte do mundo para o Cristiano, ele merece.

Sobre a apresentação da FI, hahahahahahahahaha
"Join the force"

Felipe Maciel disse...

Realmente essas regras da FIA além de chatas não condizem com a competitividade da categoria. Pelo menos eles reduziram pela metade o tempo de congelamento de motores, o que já é bom. Tomara que a Ferrari consiga impedir que aquele monte de restrições seja aprovado.

Sobre o vídeo da Force India, o pior de tudo foi o delírio de aplausos na apresentação de cada piloto. Tá certo que tinha pouca gente, mas que ficou esquisito ficou.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens, infelizmente a falta de tempo me impede de comentar todas!

Edvaldo: Desculpe pela demora na resposta! Acho que foi no site deles sim. De qualquer maneira, o link já está disponível no YouTube.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Hello !.
might , perhaps very interested to know how one can reach 2000 per day of income .
There is no need to invest much at first. You may begin earning with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you need
AimTrust represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with affiliates everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become a happy investor?
That`s your choice That`s what you wish in the long run!

I feel good, I started to get income with the help of this company,
and I invite you to do the same. If it gets down to select a correct partner utilizes your funds in a right way - that`s it!.
I make 2G daily, and what I started with was a funny sum of 500 bucks!
It`s easy to get involved , just click this link http://ilytogoka.exactpages.com/orapot.html
and lucky you`re! Let`s take our chance together to get rid of nastiness of the life

Anônimo disse...

Hi there!
I would like to burn a theme at here. There is such a thing, called HYIP, or High Yield Investment Program. It reminds of financial piramyde, but in rare cases one may happen to meet a company that really pays up to 2% daily not on invested money, but from real profits.

For quite a long time, I make money with the help of these programs.
I don't have problems with money now, but there are heights that must be conquered . I get now up to 2G a day , and I started with funny 500 bucks.
Right now, I managed to catch a guaranteed variant to make a sharp rise . Turn to my web site to get additional info.

[url=http://theblogmoney.com] Online investment blog[/url]

Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have were times of hardship when I felt unhappy missing knowledge about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright pessimistic person.
I have never imagined that there weren't any need in big starting capital.
Nowadays, I feel good, I started take up real income.
It's all about how to select a proper partner who uses your money in a right way - that is incorporate it in real business, parts and divides the profit with me.

You can ask, if there are such firms? I'm obliged to tell the truth, YES, there are. Please be informed of one of them:
[url=http://theblogmoney.com] Online investment blog[/url]

Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have been times of hardship when I felt unhappy missing knowledge about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright stupid person.
I have never thought that there weren't any need in large initial investment.
Nowadays, I'm happy and lucky , I started take up real income.
It's all about how to select a proper partner who utilizes your funds in a right way - that is incorporate it in real business, and shares the income with me.

You can get interested, if there are such firms? I'm obliged to answer the truth, YES, there are. Please be informed of one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]

Anônimo disse...

Glad to materialize here. Good day or night everybody!

Sure, you’ve heard about me, because my fame is running in front of me,
my name is Nikolas.
Generally I’m a venturesome analyst. recently I take a great interest in online-casino and poker.
Not long time ago I started my own blog, where I describe my virtual adventures.
Probably, it will be interesting for you to utilize special software facilitating winnings .
Please visit my blog. http://allbestcasino.com I’ll be glad would you find time to leave your comments.