domingo, 25 de novembro de 2007

Weekend Update - Desafio das Estrelas (final)

À la Michael Schumacher, Lucas di Grassi venceu com autoridade a segunda e decisiva bateria do Desafio das Estrelas, realizada na tarde deste domingo no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. Mas quem acabou roubando a cena - para variar - foi o próprio Schumacher, que precisou apenas de um sexto lugar para conquistar o título da competição.

A corrida final do Desafio das Estrelas foi disputada com bastante intensidade. O grid foi formado de acordo com os resultados da prova da manhã, com os oito melhores largando invertidos. Assim, a pole caiu no colo de Thiago Camilo - oitavo na bateria inicial - que teve Felipe Massa ao seu lado na primeira fila. Lucas di Grassi era o quarto, com Michael Schumacher na oitava posição.

Na saída, o pole Camilo manteve a ponta, mas perdeu a liderança para Massa antes da primeira volta ser completada. O piloto da Ferrari, porém, não ficou na frente por muito tempo. Surpreendido por uma manobra de Camilo, Massa foi para o lado de fora da pista e caiu para terceiro, atrás também de Marcos Gomes. Enquanto isso, Rubens Barrichello era o quarto, com Lucas di Grassi em quinto e Michael Schumacher já em sexto.

Rubinho tentou uma ultrapassagem sobre Massa, e ambos se tocaram. Melhor para di Grassi, que superou os dois ao mesmo tempo, pulando para terceiro. Logo depois, o vice-campeão da GP2 repeteria a manobra para cima de Thiago Camilo e Marcos Gomes, alcançando a ponta. Di Grassi não mais perderia a primeira posição, deixando que a briga pela segunda posição se tornasse a principal atração da corrida.

De maneira sensacional, Michael Schumacher chegou a ocupar o segundo posto, mas perdeu muito tempo após se estranhar com Thiago Camilo. Assim, Luciano Burti assumiu a vice-liderança, com Rubens Barrichello e Felipe Massa logo atrás. Schumacher caiu para quinto e ainda perderia mais terreno depois de atrapalhar-se numa ultrapassagem sobre o retardatário Gil de Ferran.

Mesmo assim, o heptacampeão da Fórmula 1 ainda garantiu o título ao terminar em sexto. Lá na frente, Lucas di Grassi recebeu a bandeirada sem ser incomodado. Luciano Burti foi segundo enquanto Felipe Massa superou Rubens Barrichello na batalha pelo terceiro lugar. Na seqüência, completando o podium, veio Marcos Gomes, com Schumacher, Felipe Giaffone, Antonio Pizzonia, Tony Kanaan e Vitor Meira fechando os dez primeiros.

A bateria final do Desafio das Estrelas teve apenas um acidente digno de nota, que envolveu Luca Badoer e Cacá Bueno logo na largada. O piloto de testes da Ferrari, aliás, ainda sairia da pista mais duas vezes ao longo da prova, terminado apenas em 15º. Dessa vez, o saldo dos abandonos não foi tão alto assim, com apenas quatro pilotos abandonando: Cacá Bueno, Alexandre Barros, Gil de Ferran e Xandinho Negrão.

No fim de tudo, Michael Schumacher levou o título, somando 35 pontos. Luciano Burti, que conseguiu 33, ficou com o vice, tornando-se o grande destaque da turma de onze pilotos da Stock Car. Com 31 pontos, Lucas di Grassi repetiu o resultado do ano passado, superando Rubens Barrichello (26), Felipe Massa (24), Marcos Gomes (21), Nelsinho Piquet (20) e Tony Kanaan (13), que vieram na seqüência.

Logo abaixo, a classificação completa da segunda corrida do Desafio das Estrelas:

1. Lucas Di Grassi, 32 voltas em 22:12.328s
2. Luciano Burti, a 3.506s
3. Felipe Massa, a 4.579s
4. Rubens Barrichello, a 4.775s
5. Marcos Gomes, a 6.674s
6. Michael Schumacher, a 7.087s
7. Felipe Giaffone, a 7.273s
8. Antonio Pizzonia, a 11.157s
9. Tony Kanaan, a 16.198s
10. Vitor Meira, a 21.943s
11. Enrique Bernoldi, a 23.248s
12. Rodrigo Sperafico, a 24.042s
13. Ricardo Zonta, a 29.616s
14. Pupo Moreno, a 30.973s
15 Luca Badoer, a 31.273s
16. Popó Bueno, a 31.416s
17. Nelsinho Piquet, a 1 volta
18. Ricardo Mauricio, a 1 volta
19. Tarso Marques, a 1 volta
20. Thiago Camilo, a 2 voltas
Não completaram:
Cacá Bueno
Alexandre Barros
Gil de Ferran
Xandynho Negrão

A seguir, o resultado final da competição:

1. Schumacher, 35 pts; 2. Burti, 33 pts; 3. Di Grassi, 31 pts; 4. Barrichello, 26 pts; 5. Massa, 24 pts; 6. Gomes, 21 pts; 7. Piquet, 20 pts; 8. Kanaan, 13 pts; 9. Zonta, Bernoldi e Meira, 10 pts; 12. Giaffone, 9 pts; 13. Camilo e Pizzonia, 8 pts; 15. Sperafico, 4 pts; 16. Maurício, 3 pts; 17. C.Bueno e Moreno, 2 pts; 19. P.Bueno e Badoer, 1 pt; 21. De Ferran, Barros, Marques e Negrão, 0 pts

Nesta segunda, o Blog volta com a última edição da seção Weekend Update, destacando as corridas da A1 GP e o Balanço dos Palpite. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: http://www.grandepremio.com.br/ (fotógrafo: Bruno Terena)

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei do Desafio. Agora esse Schumi é mesmo um cara absurdamente genial. Deixou os outros no chinelo, teria ganho a segunda corrida tb se o Camilo não tivesse atrapalhado ele. Se o alemão voltar pra F-1 papa Lewis, Alonsito, Massa e Kimmi mole, mole...

Carlos Garcia disse...

É bom vê-lo correr... é bom demais vê-lo correr de kart, onde pudemos ver seu talento de forma ainda mais pura...

Que beleza sua condução, que beleza as defesas de posição... até ultrapassagens, algo que não o viamos fazer na F-1 pudemos ver hoje!!!

Essa valeu!!!

Anônimo disse...

Fala Gustavo, beleza rapaz? Espero que sim!

Esse alemão é inacreditável, né? Deve ganhar até par ou ímpar, hehehehe! Só que sempre tem um Barrichello, ou nesse caso um Camilo, pra atrapalhar a vida do pobre germânico, hehehehehe!

Se quiser, dá uma passada lá no Motor Haus!

Abração!

robalo disse...

Olá, Gustavo!!! Olá!!! Não assisti a 2ª bateria e tamanha foi a minha surpresa ao ver que Nelsinho chegou apenas em 17º, uma volta atrás, pois ele deve ter largado em 7º, pois foi o 2º na 1ª bateria. Perdoe-me, mas também fiquei surpreso pela omissão de informação, pois no seu texto vc não diz o quê aconteceu com o piloto - se rodou, ou se teve problema mecânico, ou qualquer outra coisa que justificasse o baixo desempenho. Esta é apenas uma crítica no bom sentido! Abç!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Alex: Olha, concordo com você: estivesse Schumacher na Fórmula 1, poderia ganhar o nono título em 2008 (já contando o que ele teria conseguido neste ano...).

Garcia: E como valeu, hein? Vamos ver se o Schumi volta para defender o título dele. Tomara!

Robalo: obrigado pela sua crítica! Pela TV, não ficou clara a razão do atraso do Nelsinho. Como precisei escrever o texto em pouco tempo (senão perdia o horário da sessão do cinema hehehe) acabei omitindo a informação. Mas você está certo: eu deveria ter pesquisado um pouquinho melhor. Agora que já falei tudo isso, lá vai a explicação: Nelsinho rodou duas vezes diferentes na segunda bateria e, assim, perdeu muito tempo.

Grande abraço a todos!

Blog F1 Grand Prix disse...

Robalo,

Só complementando a informação: segundo o site Amigos da Velocidade, Nelsinho também teve um problema mecânico e precisou fazer um pit stop durante a segunda bateria...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

robalo disse...

Valeu, Kamarada ! Valeu pela atenção!
Só critiquei porque me senti à vontade... Parabéns pela política de trabalho!!!

Abç!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Robalo,

Obrigado pelo elogio! Os seus comentários são sempre bem-vindos, pode ficar à vontade mesmo!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gostei mto dessa corrida, fiquei ateh com inveja pq naum foi no Rio. Fiquei na expectativa pra ver o q ia acontecer quando o Schumacher tivesse q passar o Rubinho ou vice-versa, mas ainda bem q naum deu confusão.
E o Xandinho, pelo amor de Deus, nem no desafio de kart ele consegue alguma coisa...
Ateh!