terça-feira, 27 de novembro de 2007

Red Bull descarta Alonso para 2008

Uma entrevista concedida pelo dono da Red Bull ao jornal suíço Motorsport Aktuell gerou hoje um mal-entendido em boa parte da imprensa especializada. Por conta de uma erro de tradução, vários veículos publicaram que Dietrich Mateschitz teria admitido negociações com Fernando Alonso para 2008. Na verdade, porém, o austríaco negou as conversas e descartou qualquer intenção de contratar o espanhol. Por enquanto.

"Pelo que leio na mídia, Alonso quer um compromisso de apenas um ano. Isso, para nós, seria inviável. A imprensa italiana diz que ele pode ser contratado pela Red Bull, mas não estou sabendo de nada disso. Nossa equipe já tem quatro pilotos acertados para a próxima temporada", falou Mateschitz. Com a porta da Red Bull aparentemente fechada, Alonso está perto de ficar sem muita alternativa.

Também nesta terça, o diário Marca publicou que as negociações do bicampeão com a Renault - a princípio, sua única opção restante - teriam "esfriado" em virtude de um impasse na questão da durabilidade do contrato. Alonso deseja um acordo curto, exigência que o principal dirigente da equipe francesa, Flavio Briatore, já aceitou. O problema é que o presidente da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, não concorda com as condições do espanhol.

Na Ferrari, Alonso "não tem espaço até 2010", como afirmou hoje o piloto de testes da equipe vermelha, Marc Gene, à agência EFE. Considerando todas essas informações, o mais provável é que Alonso termine mesmo desistindo da exigência de um contrato curto com a Renault. A definição deve acontecer já no início de dezembro, depois que a equipe francesa for julgada pela denúncia de espionagem levantada pela McLaren.

A Renault ainda não se acertou com Alonso, mas o segundo piloto da equipe já está escolhido: Nelson Angelo Piquet. Embora ainda não tenha sido confirmado como titular, ele é considerado nome certo pela quase totalidade dos especialistas. Aliás, o site Amigos da Velocidade revelou hoje que o presidente da Renault, Carlos Ghosn, vem ao Brasil em meados de dezembro para, entre outros compromissos, anunciar a contratação de Nelsinho.

"Não sei de nada ainda. As conversas continuam, e estou ansioso para saber o final. Quando a notícia for divulgada, todos vão saber ao mesmo tempo", limitou-se a dizer Nelsinho durante a entrega do prêmio "Capacete de Ouro", no último domingo. Pelo visto, não só ele - como também Lucas di Grassi, Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen e tantos outros - vão precisar se contentar em esperar pelos acontecimentos.

Quando irá Fernando Alonso dar algum sinal de vida?



Assim como Nelsinho Piquet, outro brasileiro que espera a definição de Fernando Alonso para conhecer seu futuro é Lucas di Grassi. Vice-campeão da GP2 em 2007, di Grassi foi claro ao comentar sua expectativa para o ano que vem: "Quero ser piloto de testes da Renault". De fato, seria uma recompensa merecida após o excelente segundo lugar na última temporada da GP2. Nelsinho e Heikki Kovalainen seguiram o mesmo caminho...

Enquanto não anuncia seus pilotos para 2008, a Renault recebeu uma boa notícia nesta terça. Em comunicado distribuído à imprensa, a ING - principal patrocinadora da equipe francesa - declarou-se satisfeita com o investimento, apesar da queda de rendimento da Renault em relação aos anos anteriores. No que diz respeito ao aspecto financeiro, pelo menos, Flavio Briatore já pode ficar despreocupado.

Na Williams, a novidade é que Narain Karthikeyan pediu desligamento do time por sentir-se "sem espaço". Por incrível que pareça, porém, o destino do indiano não deve ser a Force India, Ao contrário: segundo Karthikeyan, já estão em andamento conversas com "grandes equipes". Será que ele está com toda essa moral mesmo? Difícil de acreditar, mas os financiadores de Karthikeyan são bastante generosos.

Para completar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar a promessa do novo ministro dos esportes francês, Bernard Laporte: "Vamos fazer o que for preciso para manter o G.P. da França na Fórmula 1", garantiu ele ao L'Equipe. Sem dúvidas, a França - por toda a sua tradição e pioneirismo no esporte - não merece ficar de fora do calendário.

Mas será que não existe nada melhor no país do que o enfadonho circuito de Magny Cours?


A MotoGP abriu hoje mais uma semana de testes de pré-temporada, desta vez em Jerez de la Frontera. Como de costume, o atual campeão Casey Stoner dominou a tabela de classificação, mesmo tendo sido o piloto que menos completou voltas ao longo do dia. O australiano bateu em pouco mais de um décimo o espanhol Daniel Pedrosa, da Honda, seu mais próximo adversário.

De volta aos ensaios, o heptacampeão Valentino Rossi limitou-se ao terceiro tempo. Pelo visto, a Yamaha do italiano continua um pouco abaixo da Ducati de Stoner. Na seqüência, fechando os cinco primeiros, vieram os americanos Colin Edwards (Yamaha Tech 3) e o Nicky Hayden (Honda). Os testes da MotoGP em Jerez prosseguem amanhã, e só terminam na próxima quinta.

Enquanto isso, os organizadores da Corrida dos Campeões anunciaram os irmãos Petter e Henning Solberg como os representantes da Noruega na competição. Faltando menos de um mês para o evento, oito das nove nações participantes já tiveram suas formações confirmadas. Segundo as últimas especulações, o Brasil é um forte candidato a ocupar a única vaga restante.

Por fim, não dá para não ignorar a festa de premiação do "Capacete de Ouro", realizada no último domingo pela revista Racing. Espécie de "Oscar do automobilismo brasileiro", o evento homenageou uma série de figuras conhecidas no esporte nacional, além de celebrar os melhores do país ao longo da última temporada. A relação completa dos vencedores, em cada categoria, está logo abaixo:

F1 – Felipe Massa
Top – Tony Kanaan
Internacional – Lucas Di Grassi
Nacional – Cacá Bueno
Fórmula – Clemente Faria Jr.
Turismo – José Cordova
Endurance – João Santana e Victor Genz
Vip – César Urnhani
Truck – Felipe Giaffone
Rally – Rafael Túlio e Gilvan Jablonski
Off-Road – Maurício Neves e Clácio Maestreli
Kart – Dennis Dirani
Revelação – Erik Gasparini
Homenageados – Família Fittipaldi (Wilsinho e Christian), Felipe Massa, Tony Kanaan, Ingo Hoffmann, Nelsinho Piquet, Augusto Cesário e Pedro Muffato

A lamentar, apenas, a ausência de vários dos premiados. Na categoria Endurance, por exemplo, apenas três dos sete vencedores marcaram presença...


O vídeo do dia já é um clássico do YouTube. Com quase 150.000 visitas, as imagens abaixo mostram uma Kombi turbinada, que chega a alcançar 200 km/h numa rodovia de alta velocidade, provavelmente européia. Mesmo para quem já viu, vale a pena relembrar o momento histórico em que a Kombi "pede passagem" ao motorista de uma Ferrari que está logo à frente:


Antes que eu me esqueça: a dica é do internauta Luiz Augusto, que mandou a sugestão pelo e-mail do Blog: blogf1grandprix@hotmail.com.

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número nove da lista dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Dietrich Mateschitz - www.formula1sport.net/
Fernando Alonso - http://www.motorsport.com/
Corrida dos Campeões - www.raceofchampions.com/

8 comentários:

Anônimo disse...

Oportuno seu esclarecimento sobre a questão RBR x Alonso, vi no Grande Premio eles dizendo que a Red Bull tinha admitido conversas com ele, mas no outro site (acho que era aquele do teo jose), diziam uma coisa completamente diferente. É pelo visto erraram a tradução, só não julgo porque de alemão não falo nada!!

Anônimo disse...

É sim um clássico esse vídeo da Kombi. É tudo o que eu tenho a dizer (risos)...

Anônimo disse...

Gustavo,
Sei q nao tem nada haver com o post, ms vc ja viu a noticia sobre o Helio Castroneves?
http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI2107653-EI1118,00.html
Será q ele estará na sua lista dos 10+ ?

Blog F1 Grand Prix disse...

Jean,

Já vi essa notícia sim, e vou comentar mais tarde. Obrigado pela dica! O Helinho é um nome forte para a lista, será que ele entra?

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Net Esportes disse...

O Alonso está de brincadeira, o que será que ele quer da vida ??? Ferrari ?????

Anônimo disse...

Alonsito vai cansar toda essa galera até dizer chega!!! Quer apostar que no fim ele ainda leva o que quer???

robalo disse...

O Alonso corre o grande risco de ficar sem equipe em 2008. Ou terá de abrir mão um pouco dos seus caprichos, como por exemplo a exigência de contrato para apenas uma temporada. A F1 é movida por interesses quase que exclusivamente financeiros, de modo que, por mais que alguma equipe ainda queira o espanhol, certamente não o quer a todo custo. Se fosse assim, ele já teria fechado com alguma escuderia, impondo, inclusive, todas as suas exigências. Mas certamente não é assim que as coisas funcionam no circo, todos nós sabemos disso... Em suma: para qualquer equipe, existem interesses maiores do que o mero interesse de poder contar com o trabalho do Alonso. Parece que nenhum time está querendo servir de ponte para o Alonsito, até que surja para ele oportunidades mais interessantes... O próprio Briatore, que a princípio não parece ser nem um pouco bobo, já deve se sentir, em relação ao espanhol, um pouco como "cachorro mordido por cobra" (que tem medo até de linguiça...), desde 2005, quando o piloto, ainda quando corria pela Renault, já tinha contrato firmado com a Mclaren, sem que a equipe francesa soubesse de nada... Acho que a única alternativa do Alonso é mesmo a Renault, mas, ainda assim, acho que não é ele quem está dando as cartas...

Blog F1 Grand Prix disse...

Robalo,

Essa hipótese do Alonso ficar à pé parecia absurda, mas já não é mais. Nessa altura, não me surpreenderia se a Renault perder a paciência com o espanhol. Será que a equipe francesa precisa mesmo dele? Piquet e Kovalainen não é uma dupla fraca. Muito pelo contrário...

Grande abraço!

Gustavo Coelho