A novela "Para onde vai Fernando Alonso?" teve um novo e inesperado capítulo nesta quinta. Quando a ida do espanhol para a Renault já parecia iminente, a revista Sport Bil levantou uma hipótese que ainda não havia sido muito considerada: a Honda. De acordo com a publicação, Alonso teria passado um dia inteiro na fábrica do time nipônico, em Brackley, para fazer o molde do seu banco.
Além disso, a Sport Bil afirma ainda que o bicampeão tomaria o lugar de Rubens Barrichello na Honda. O brasileiro, por sua vez, seria "rebaixado" para a Super Aguri, como companheiro de Takuma Sato. Apesar de elaborada, a teoria não demorou a ser desmentida. Já no fim do dia, a Honda emitiu um comunicado oficial, negando de forma veemente qualquer tentativa de contratar Alonso.
"Fernando não visitou nossa fábrica. Aliás, nós já temos uma dupla confirmada para o ano que vem: Jenson Button e Rubens Barrichello", disse um porta-voz do time nipônico. De fato, a possibilidade de Alonso acertar com a Honda já havia sido pensada, mas nenhum veículo de imprensa fizera qualquer reportagem sobre o assunto. A Sport Bild se aventurou a cogitar a hipótese, mas ela é mais do que improvável.
Enquanto Alonso não define seu destino - o que deve ser feito "até o natal", segundo sua mais nova declaração - várias personalidades do mundo da velocidade sentem-se livres para palpitar sobre o seu futuro. O chefão da FOM, Bernie Ecclestone, por exemplo, declarou hoje à revista Auto Motor und Sport que Alonso seria uma contratação ideal para Toyota. Isso é verdade. O problema é o espanhol aceitar o desafio...
Ao mesmo tempo, o ex-patrão de Alonso, Ron Dennis, evitou qualquer declaração sobre o destino do bicampeão. Falando ao jornal El Tiempo, o principal dirigente da McLaren admitiu que a sua relação com Alonso não foi nada amistosa, mas salientou que nunca havia tido conflito semelhante com nenhum outro dos ex-pilotos da McLaren.
Segundo Dennis, a equipe agora já está focada em 2008. Depois disso, porém, o futuro é desconhecido. Já com sessenta anos de idade - sendo mais de quarenta de automobilismo - Dennis revelou pela primeira vez o desejo de se aposentar em alguns anos. Nas suas palavras, "esse é um meio que requer muito esforço e dedicação. Mas não sou o tipo de pessoa que desiste e entrega a toalha antes do fim do jogo".
A BMW liderou e o alemão Timo Glock vai fazer sua estréia pela Toyota na semana de testes de Jerez de la Frontera, marcada o início de dezembro. Já anunciado como titular do time nipônico em 2008, o atual campeão da GP2 deve dividir os trabalhos com o italiano Jarno Trulli e o recém-contratado no piloto de testes da Toyota, o japonês Kamui Kobayashi. Para Glock, será a primeira oportunidade de mostrar à sua nova equipe que o investimento valeu a pena.
Enquanto isso, o principal dirigente da Prodrive, David Richards, voltou a se manifestar hoje para garantir que a equipe permanece interessada em ingressar na Fórmula 1. "Ainda acredito que a categoria é o lugar certo para nós", afirmou Richards à revista Autosport. O problema é que o plano da Prodrive continua se baseando na compra de um chassis de outra equipe, uma idéia vista com muita discreção pelos chamados "times independentes".
Entre os que são contra a entrada da Prodrive na Fórmula 1 está ninguém menos do que Bernie Ecclestone. Numa declaração recente, o chefão da FOM foi curto e grosso: "Se você não é capaz de construir o seu carro, então não deveria estar na Fórmula 1". Um recado claro para a Prodrive, portanto. Se a equipe de David Richards não adaptar seu projeto, dificilmente consegue um lugar na principal categoria do automobilismo mundial.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar a declaração que o presidente do Indianapolis Motor Speedway, Joe Chitwood, concedeu à agência Bloomberg: "Acredito que a Fórmula 1 vai retornar em breve a Indy. Não há nada definido, mas estamos procurando um projeto que será bom para todos". Essa, sim, uma ótima notícia. Embora o circuito misto de Indianapolis não seja nada espetacular, a mística do autódromo compensa.
Fórmula 1 e Indianapolis foram feitos um para o outro. Só não descobriram isso ainda.
Uma notícia para os fãs da velocidade lamentarem bastante: após realizar apenas três etapas em sua curta história, a GP Masters foi oficialmente cancelada hoje, depois que a empresa responsável pela organização do campeonato entrou em estado terminal de falência. Até agora, Nigel Mansell havia vencido duas das provas de exibição dos veteranos, com Eddie Cheever conquistando o outro triunfo. Apesar de esperado, o fim prematuro da categoria é uma pena.
Em Sepang, a MotoGP concluiu mais uma semana de testes da pré-temporada. Dessa vez, o melhor do dia foi Daniel Pedrosa, da Honda. Companheiro de equipe do espanhol, o americano Nicky Hayden fechou em segundo, seguido por outro representante da terra das touradas: Jorge Lorenzo, da Yamaha. O heptacampeão Valentino Rossi sentiu uma lesão na virilha e antecipou o fim dos testes, ficando apenas em 11º. Por sua vez, o atual campeão Casey Stoner, por conta de uma queda sofrida ontem, nem foi à pista.
Encerrada sua maratona anual de 36 corridas, a Nascar realizou ontem seu tradicional desfile em Times Square, o ponto mais movimentado de Nova York. Vários pilotos da categoria passaream com seus carros para promover a Nascar, com o bicampeão Jimmie Johnson à frente. De acordo com os organizadores do evento, mais de 150.000 pessoas acompanharam as atividades.
Por fim, a GT3 Brasil anunciou mais uma reforço de peso: Luciano Burti. Pilotando um Lamborghini Gallardo, ele vai fazer sua estréia já no proximo fim de semana, em Interlagos, substituindo Alceu Feldmann como parceiro de Paulo Bonifácio. Outro que confirmou presença na etapa de São Paulo - a última da temporada inaugural da GT3 Brasil - foi o veterano Guto Negrão, que deve pilotar um Dodge Viper ao lado de Fábio Casagrande.
Pode ser cedo para falar isso, mas a GT3 parece estar se firmando como um boa opção no automobilismo nacional.
O vídeo do dia era para ser uma pequena homenagem à GP Masters, a simpática categoria de veteranos que durou apenas três corridas e foi oficialmente cancelada hoje. Infelizmente, as opções disponíveis na internet são muito limitadas. Sendo assim, fiquemos com um duelo sensacional entre Nigel Mansell e Emerson Fittipaldi - os dois protagonistas da GP Masters - numa etapa da antiga CART, em 1993. A emocionante disputa é narrada por Téo José:
Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando as principais atrações do fim de semana no mundo da velocidade. E, ao longo do dia, comentários sobre as notícias mais recentes do automobilismo. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Bernie Ecclestone - www.postimees.ee
Demais - www.motorsport.com
8 comentários:
Como sempre bom post Gustavo, mas tenho uma pergunta: voce disse que o fim da Gp masters já era "esperado", por que isso?
Daniel,
Quando a categoria foi lançada, as expectativas eram realmente boas. Infelizmente, as notícias foram rareando com o passar do tempo e, numa certa época, a GP Masters sumiu completamente do noticiário. Para este ano estavam marcadas três corridas, e todas terminaram canceladas. Depois disso, o fim da categoria tornou-se iminente.
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Gustavo obrigado pela explicação, nem sabia que era para ter tido prova nesse ano !
Não sabia desse desfile da Nascar em Times Square, muito legal! Proporciona, no mínimo, uma bela foto. Tem um site no Google que filma o ponto da cidade ao vivo, uma pena que não soube a tempo de poder tentar acompanhar.
Aliás, talvez aquele seja o ponto mais movimentado do mundo. Podiam pintar um Nascar nas cores dos taxes da cidade..
Abraço
Alonso e Brawn podem levar a Honda novamente as vitorias.
Olá !!
O fim mais provável para a novela Alonso será o casamento dele com o Briatore... Não, não é bem isso, quero dizer: casamento dele com a Renault... (Rsss) Por outro Lado, também não faria muito sentido a ida do espanhol para a Honda, a não ser que ele de comum acordo abrisse mão da idéia de contrato de apenas um ano, e ficasse na equipe no mínimo umas três temporadas, para então começar a pensar em colher frutos (títulos). Acho que nem mesmo em dois anos a Honda, mesmo tendo o Brawn no comando, alcançará o atual nível da Renault. Portanto, salvo um contrato mais longo com equipe japonesa, a Renault ainda será a melhor opção.
Dennis, pobre Dennis... A atual temporada deve ter sido ótima em termos de experiência para o velho dirigente enriquecer mais ainda o seu currículo. Portanto, agora, nada melhor do que focar em 2008, e rezar para acertar na escolha do 2º piloto.
A liberação do alemão Timo Glock, pela BMW, para os testes em Jerez, é mais do que justa, realmente.
Acredito que a Provide, por sua vez, tem tudo para não estrear tão cedo na categoria, pois contra a sua participação pesa a pressão política de dirigentes de peso. Frank Williams, por exemplo, fundamenta sua oposição com base em prejuízos financeiros, pois a admissão da Provide significaria ter de disputar resultados contra quatro carros da Mclaren. Está certo o Frank!
Com relação a Indianápolis, a manutenção do circuito no calendário da F1 seria algo realmente muito interessante, pois trata-se de um dos maiores templos da velocidade, além de estar inserido em um mercado que ainda pode ser muito explorado. Apesar de toda experiência do Ecclestone, acho que lhe falta habilidade, interesse ou boa vontade para explorar esse mercado. É uma pena...
É lamentável que GP Masters tenha sido cancelada, pois representava uma modalidade legal, onde os veteranos podiam manter o sangue correndo nas veias...
O grid para a GT3 Brasil está reunindo um monte de feras... Tem tudo para se firmar. Mas o apoio de mídia será fundamental. Será a sua força motriz em termos de popularização...
taxes não, taxis...rs
Obrigado por todas as mensagens!
Fábio: Um Nascar "fantasiado" de taxi nova-iorquino ficaria muito engraçado! E seria uma bela jogada de marketing também...
Robalo: Como de costume, ótimo comentário. Concordo com você em tudo, inclusive na aposta para o futuro de Alonso: na minha opinião, o espanhol vai mesmo acertar-se com a Renault.
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
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