sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Cristiano da Matta dá mais detalhes sobre o seu retorno às pistas

Ausente das principais competições do automobilismo desde agosto de 2006 - quando sofreu um terrível acidente em testes da ChampCar em Elkhart Lake - Cristiano da Matta concedeu uma longa e esclarecedora entrevista ao jornal Lance! desta sexta. Como já havia adiantado semanas atrás, o mineiro confirmou que a sua volta às pistas deve ser mesmo em categorias de turismo. Por enquanto, a Grand-Am é a favorita.

"Estive num treino da categoria em Daytona, e encontrei vários amigos meus. O Max Papis (ex-piloto da ChampCar) me apresentou para muita gente da Grand-Am. Não estou nada decidido, mas penso em ir para esse lado de corrida mais longa", revelou Cristiano, que se disse "quase velhinho" para as corridas de fórmula. De acordo com o mineiro, a Le Mans Series e a American Le Mans Series são as suas outras principais opções.

A Stock Car Brasil também não está descartada: "Penso nela sim. Conheço muito o pessoal da Stock, mas o contato está um pouco devagar lá". Além de comentar o seu futuro, Cristiano fez um balanço dos momentos mais importantes de sua carreira. Falando sobre sua passagem pela Fórmula 1 - entre 2003 e 2004 - o mineiro admitiu uma certa frustação por não ter conseguido melhores resultados.

"Na Fórmula 1, você está correndo de Uno Mille contra um cara com um Golf GT1. Fiquei um pouco frustado com o meu período na Toyota. Queria ter me dado bem lá", disse Cristiano. Agora, o mineiro concentra seus esforços na preparação necessária para retornar às competições. Já oficialmente liberado pelos médicos, ele treina em simuladores para aprimorar os reflexos e ter uma noção de sua capacidade.

De início, Cristiano teve dificuldades para igualar seus tempos no computador, mas agora já bate todos os seus recordes. Será que o mineiro vai continuar tão rápido quanto antes? Ainda é cedo para dizer. Apesar do ótimo desempenho no simulador, Cristiano mantém uma certa cautela ao falar da sua volta: "Muita gente fala que depois de acidente você pode vir a perder velocidade ou habilidade. Estou ansioso para ver como eu vour me sentir dentro do carro".

A dúvida vai persistir por mais um tempo, já que Cristiano ainda não tem nenhum teste confirmado até agora. E se ele, de fato, estiver mais lento do que antes? O mineiro tem a resposta na ponta da língua: "Se eu voltar a pilotar e perceber que virei um bundão, vou falar assim: 'Estou de alta e não vou fazer mais nada' ".

Esse é o Cristiano da Matta que a gente conhece.

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

8 comentários:

Anônimo disse...

Vai Kiki!!! Esse é um cara que conta com a minha torcida!!!

Mas po nenhum teste confirmado até agora??? Que lenga lenga danado tambem. Daqui a pouco fica pior do que o Alonso !!!!

Nunca vou esquercer a história da carne moída, que ele disse que o padre irlandês ia virar quando ele invadiu a pista naquela corrida que o Rubinho ganhou. Figuraça esse da Matta!!!!!

Anônimo disse...

Vou repetir aqui o comentário que fiz a várias semanas quando voce colocou pela primeira vez um post sobre o cristiano da Matta. Está aí um piloto que merece toda a nossa torcida, que apesar de ter corrrido em tudo o que é lugar nunca perdeu a vontade de vencer e que nunca perdeu essa autenticidade que vocè citou. Cristiano da Matta é um talento único desse país,é uma pena que a Toyota não tenha sabido reconhecer a velocidade dele, bem feito porque até agora não teve o menor sucesso e vai continuar não tendo enquanto agir de maneira ignorante com gente realmente competente. Anote aí o que eu vou dizer: o da Matta ainda vai ser o primeiro brasileiro a vencer em Le Mans!

Net Esportes disse...

Torço pelo Cristino, mas o acidente dele foi feio, ele tava bem mal uma vez que vi ele na TV..... tomara que tenha se recuperado bem para voltar com segurança.

robalo disse...

Torço para que o Cristiano volte a competir, muito em breve, em quealquer categoria. Desejo-lhe sorte e saúde!!!

Anônimo disse...

Torço muito por ele, ainda mais sendo mineiro como eu.
Ele sempre diz na imprensa por aqui q voltará a correr e disputará a Le Mans.

Jean

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Alex: Confirmar um teste é questão de tempo. Logo, logo já veremos o Cristiano de volta às pistas.

André: Não duvido que o Cristiano seja o primeiro brasileiro a vencer em Le Mans. É claro que falta bastante, mas o mineirinho tem capacidade para chegar lá.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Eu senti muito a saída de da Matta da F1. Ele deveria ter tentado outra equipe na F1.

Blog F1 Grand Prix disse...

Fleetmaster,

Assim como você, fiquei bastante chateado com o fim de carreira prematuro do Cristiano na Fórmula 1. Culpa da Toyota, que também encurtou a trajetória do Olivier Panis, do Mika Salo, do Allan McNish...

Grande abraço!

Gustavo Coelho