Logo na primeira volta, Dan Wheldon perdeu o controle do carro e atingiu Tomas Scheckter que, como de praxe, não teve culpa nenhuma. Esse foi apenas o primeiro dos vários acidentes ao longo da prova. Os brasileiros Helio Castroneves e Tony Kanaan foram alguns dos que se viram envolvios.
Helinho perdeu voltas mas ainda terminou em oitavo. O baiano, por sua vez, abandonou mesmo. Ainda assim, havia um terceiro brazuca, Vítor Meira, que, com um carro muito bem acertado pela sua equipe Panther, se mantinha entre o trio de líderes.
Na volta 99, o maior dos acidentes da prova. A dupla da Vision, A.J.Foyt IV e Ed Carpenter, fechou Danica Patrick, que rodou e atingiu em cheio Sam Hornish Jr. Na confusão, Kosuke Matsuura também acabou abandonando.
A presença de pilotos como o neto da lenda A.J.Foyt na IRL é um perigo danado. Na categoria de monoposto que talvez seja a mais perigosa do mundo, não há espaço para alguém que não esteja totalmente preparado para correr em oval. A.J. Foyt IV bate em quase todas as provas, invariavelmente levando consigo outro pilotos também.
Já havia sido assim na última etapa, do Texas, e, ontem, a história se repetiu. Dessa vez, porém, os prejudicados entre o grupo da frente foram Danica e Hornish Jr. Este Blog havia apostado no tri-campeão como vencedor de Iowa. Por causa de Foyt IV, perdeu mais uma vez.
A corrida não teve seu panorama alterado até as últimas voltas. Quando faltavam aproximadamente 30, os pilotos começaram a fazer suas derradeiras paradas. Franchitti e Andretti pararam, e logo depois seria a vez de Vítor Meira. Seria.
Ao entrar no box, sua suspensão dianteira esquerda está, inexplicavelmente, em frangalhos. Um golpe de azar e sorte ao mesmo tempo para o brasileiro. Azar porque perdeu a chance de disputar a vitória da corrida. E também sorte, já que a quebra ocorreu em velocidade reduzida, quando já entrava no pit lane. Se tivesse acontecido em situação normal, a pancada teria sido bem forte.
Faltavam agora 20 voltas e a organização tira da cartola aquela famosa bandeira amarela final para juntar o grupo todo. Franchitti e Andretti, porém, são os únicos com chances. O final... bem, o final, ninguém viu.
Com a rodada do Campeonato Brasileiro em andamento, a TV Bandeirantes resolve cortar para os jogos. A transmissão começa atrasada, aos 6 minutos do primeiro tempo. Para quem é do Rio, que nem eu, o Fluminense já vencia o América de Natal por 1 a 0. Placar que se manteria assim até o final.
Bem-feito para a Band. Perdeu o fim da corrida e o único gol do jogo. Menos mal para mim. Sim, porque eu torço para o Fluminense. Ainda assim, fiquei com bastante raiva do corte. Prometeram o replay das últimas voltas da corrida no intervalo mas, como era de se esperar, não mostraram nada.
Pelo que consta, Franchitti segurou Andretti e venceu por 6 centésimos de diferênça. Uma distância que parece pequena mas que, convenhamos, foi completamente fabricada pela última bandeira amarela. De qualquer forma, excelente resultado para o escocês, que parece viver a melhor fase de sua carreira após a vitória nas 500 milhas de Indianapolis.
Apenas cinco carros terminaram na mesma volta de Franchitti, que também lidera a tabela da IRL. A classificação da corrida e do campeonato seguem abaixo:
Etapa de Iowa:
1. Dario Franchitti/Escócia/Andretti Green, 250 voltas
2. Marco Andretti/Estados Unidos/Andretti Green
3. Scott Sharp/Estados Unidos/Rahal Letterman
4. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold
5. Darren Manning/Inglaterra/A.J. Foyt
6. Ed Carpenter/Estados Unidos/Vision
7. Sarah Fisher/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold
8. Hélio Castroneves/Brasil/Penske
9. Vitor Meira/Brasil/Panther
10. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi
Campeonato:
1. Dario Franchitti/Escócia/Andretti Green, 306 pts
2. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 255
3. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, 254
4. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi, 252
5. Sam Hornish Jr/Estados Unidos/Penske, 242
6. Hélio Castroneves/Brasil/Penske, 226
7. Scott Sharp/Estados Unidos/Rahal Letterman, 199
8. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, 185
9. Vitor Meira/Brasil/Panther, 185
10. Tomas Scheckter/África do Sul/Vision, 171
O Blog já tinha errado os palpites em Valentino Rossi, na MotoGP, e Sebastien Bourdais, na ChampCar. Portanto, um tenebroso 0% de aproveitamento se aproximava perigosamente logo na sua primeira semana de vida. Mas a salvação veio justamente daquele de quem menos se esperava.
Juan Pablo Montoya desencantou. Mostrou que é piloto mesmo. Largando lá da rabeira - foi trigésimo-segundo no grid - venceu a Etapa de Sonoma, da Nascar. Foi sua primeira vitória na categoria, naquela que é uma das duas corridas em circuitos mistos da temporada.
Da Nascar, vi muito pouco. Na ChampCar, já havia sofrido com os anúncios quase tão regulares quanto a própria transmissão. Quando um flash - sim, pode-se chamar de flash - da corrida em Sonoma durou pouco mais de dois minutos apenas, desisti. Saí para ver 13 homens e um novo segredo. Acho que fiz um bom negócio.
Mais tarde, chego em casa e leio que Montoya venceu. Quem diria. Vinha em segundo nas voltas finais quando o líder e pole, Jamie McMurray - campeão mundial de kart de 1991 - ficou sem combustível a sete voltas do fim.
O colombiano transformou-se no primeiro estrangeiro a vencer na categoria desde 1974. De quebra, juntou-se a Mario Andretti e Dan Gurney como os únicos vencedores na Fórmula 1, Nascar e ChampCar. Não é pouca coisa não.
Por essa eu realmente não esperava. Ainda bem que não mudei o palpite inicial. Pelo menos uma acertei. Dá-lhe Montoya!
Vejamos, a seguir, como estão as tabelas da Nascar:
Etapa de Sonoma:
1 - Juan Montoya/Dodge - 110 voltas
2 - Kevin Harvick /Chevrolet
3 - Jeff Burton/Chevrolet
4 - Clint Bowyer/Chevrolet
5 - Greg Biffle/Ford
6 - Tony Stewart/Chevrolet
7 - Jeff Gordon/Chevrolet
8 - Kyle Busch/Chevrolet
9 - Boris Said/Ford
10 - Denny Hamlin/Chevrolet
Classificação do Campeonato:
1 - Jeff Gordon/2538
2 - Denny Hamlim/2267
3 - Jimmie Johnson/2172
4 - Matt Kenseth/2105
5 - Jeff Burton/2084
6 - Tony Stewart/2058
7 - Carl Edwards/2019
8 - Kevin Harvick/1964
9 - Clint Bowyer/1934
10 - Kyle Busch/1905
Montoya vem em vigésimo-primeiro, com 1566 pontos. Será que ainda dá tempo para uma recuperação?
Mais uma pausa e, por fim, voltamos com os resumos da DTM e da Fórmula 3 Inglesa para fechar a cobertura do Weekend Update.
2 comentários:
uhuhuh Montoya eh o melhor
Um total absurdo a interrupção da corrida da IRL pela Band. Não é a primeira vez que fazem isso com a gente. Um total desrespeito com o telespectador! Eu não quero ver São Paulo e Santos!!
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