segunda-feira, 25 de junho de 2007

Weekend Update Parte I - ChampCar

Não teve Fórmula 1, mas mesmo assim o fim de semana foi repleto de muito automobilismo. Na sua primeira edição oficial, o Weekend Update do Blog F1 Grand Prix chega um pouco atrasado - deveria ter sido publicado ontem de noite - mas vem para falar de ChampCar, IRL, DTM, Nascar e Fórmula 3 Inglesa. Começamos com a chamada Fórmula Mundial:

Liguei a televisão quando ainda faltavam cerca de 50 minutos para o fim da corrida da ChampCar, em Cleveland. No circuito montado dentro do Burke Lakefront Airport, liderava o australiano Will Power, com Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud colados nele. Um rápido zap para ver como estava a IRL e, quando voltei, todos já haviam feito seus pit stops.


Foi aí que a corrida se transformou de repente. Andando no meio do bolo, o britânico Dan Clarke rodou e provocou uma bandeira amarela. A maior surpresa, porém, viria segundos depois. A imagem de repente focaliza um carro parado, atrás de um muro, com um aparente grave problema mecânico.

De longe, só se vê sua asa traseira. Que traz, escrita, uma gigantesca logomarca do McDonald's. Inconfundivelmente, era Sebastien Bourdais. O líder do campeonato parava, com um defeito na pressão do óleo, deixando livre o caminho para o rival Will Power sair da etapa muito próximo dele no campeonato.

Dada a bandeira verde, o eterno Paul Tracy liderava, sem garantias de que teria combustível até o final. Colado nele, com um carro visivelmente mais rápido, estava Graham Rahal, companheiro de equipe de Sebastien Bourdais, com apetite de vitória. Em terceiro, vinha o ex-piloto de Fórmula 1 Robert Doornbos.

Graham, filho da lenda do automobilismo americano Bobby Rahal, fez de tudo para passar, mas precisou fazer um splash and go quando faltavam duas voltas para o fim. Terminou em oitavo, porém, mostrou que tem potencial. Ele tem apenas 18 anos - nasceu no dia exato em que o escriba deste Blog veio ao mundo também - e muito espaço para melhora também.

Pior ainda seria o resultado de Will Power. Um pneu furado jogou o australiano para décimo, e nesta posição ele cruzou a linha de chegada. Na frente, Paul Tracy segurou a pressão de Robert Doornbos e venceu sua primeira corrida no ano.

Se a corrida tivesse mais três ou quatro voltas, a história deveria ser diferente. Não só estava o holandês mais rápido, como, também, o combustível do canadense estava no seu final. Mas acabou não dando para o protegido da Red Bull, que, mesmo assim, saiu de Cleveland com um ótimo resultado.

Agora, ele é vice-líder do campeonato. Tem 114 pontos, contra 117 de Sebastien Bourdais. Will Power vem em terceiro, com 105. Das cinco corridas do ano, três foram vencidas por Bourdais. Nas outras duas, o francês quebrou.

Assim, quando termina, o dominador da ChampCar ainda tem 100% de aproveitamento de triunfos. Posso ter errado meu palpite ontem. Mas, se continuar apostando em Bourdais, acertarei, inevitavelmente, o vencedor em diversas oportunidades.

Só para constar: Bruno Junqueira, o único piloto brasileiro na ChampCar, foi abalroado pelo mesmo Paul Tracy, o vencedor da prova, e teve que abandonar. Ainda assim, é décimo-primeiro no campeonato. A próxima corrida da categoria vai ser no histórico circuito de Mont Tremblant, Canadá, que nas décadas de 60 e 70 chegou a sediar corridas da Fórmula 1.

Abaixo, resultados da corrida e do campeonato:

Etapa de Cleveland:
1. Paul Tracy/Canadá/Forsythe
2. Robert Doornbos/Holanda/Minardi Team USA
3. Neel Jani/Suíça/PKV Racing
4. Justin Wilson/Inglaterra/RSPORTS
5. Simon Pagenaud/França/Team Australia
6. Alex Tagliani/Canadá/RSPORTS
7. Oriol Serviá/Espanha/Forsythe
8. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan
9. Ryan Dalziel/Escócia/Pacific Coast Motorsports
10. Will Power/Austrália;Team Australia

Classificação do Campeonato:
1. Sebastien Bourdais/Franca/Newman-Haas-Lanigan, 117 pontos
2. Robert Doornbos/Holanda/Minardi Team USA, 114
3. Will Power/Austrália/Team Australia, 105
4. Alex Tagliani/Canadá/RSPORTS, 97
5. Justin Wilson/Inglaterra/RSPORTS, 92
6. Oriol Serviá/Espanha/Forsythe, 78
7. Graham Rahal/Estados Unidos/Newman-Haas-Lanigan, 74
8. Simon Pagenaud/França/Team Australia, 74
9. Neel Jani/Suíça/PKV Racing, 69
10. Paul Tracy/Canadá/Forsythe, 68
11. Bruno Junqueira/Brasil/Dale Coyne, 66

Depois dos comerciais, voltamos com IRL e Nascar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando é essa corrida da ChampCar em Mont Tremblant? Realmente, tivemos corridas lá da Formula-1 se não me engano em 1970. Eu Queria saber porque essa corrida eu vou querer assistir

Blog F1 Grand Prix disse...

Yuri, a corrida vai ser no dia primeiro de julho, semana que vem. Provavelmente terá transmissão do canal a cabo Speed.

Anônimo disse...

O Paul Tracy bateu no Bruno Junqueira e ainda venceu a corrida? Nada de anormal, então rsrrs