Agora, sem atrasar mais, vamos ao número 8 da lista das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos:
10.Alonso sobre Schumacher - Hungria/2006
9.Villeneuve sobre Schumacher - Portugal/1996
OITAVA COLOCADA - Mansell sobre Piquet, G.P. da Inglaterra de 1987
Depois da ferrenha batalha pelo campeonato de 1986, os quatro titãs da Fórmula 1, Prost, Senna, Piquet e Mansell, repetiam a luta pelo título do ano seguinte. Depois das seis primeiras corridas inicias, cada um tinha duas vitórias, exceto Nelson, que, entretanto, tinha quatro segundos lugares. A corrida de número sete seria realizada em Silverstone, Inglaterra.
Era território de Nigel Mansell. As Williams, que a partir desse ponto do campeonato não deram mais chances aos rivas - só perderiam outros três Grandes Prêmios até o fim de 1987 - fizeram uma fácil dobradinha no grid. Piquet era pole com o inglês logo atrás dele. O terceiro, Ayrton Senna, tinha ficado a um segundo de distância. Considerando-se uma pista curta, como aquela de Silverstone, era muito.
A corrida prometia ser um duelo singular entre Mansell e Piquet. Com a torcida toda, no autódromo, ao lado de Nigel. Na largada, porém, quem tomou a liderança foi o Alain Prost, num pulo perfeito da quarta posição no grid.
Sua liderança, como era de se esperar, não durou muito. Antes mesmo de chegar à segunda curva do circuito, Beckets, Piquet já estava na frente de novo. E, antes do fim da primeira volta, Mansell tinha recuperado o segundo posto também.
Com as Williams na frente, a ação ficou para os carros de trás. Senna, Prost, Michele Alboreto e Thierry Boutsen travavam um bela batalha. O francês e o brasileiro chegaram a trocar de posições algumas vezes.
A corrida ia se arrastando e Mansell não conseguia desafiar Piquet. Até que na volta 35, de um total de 65, tudo mudou. O inglês teve de fazer uma parada nos boxes por problemas no balanço do carro, aproveitando para trocar os pneus.
Quando saiu, nove segundos e meio depois, Piquet já tinha mais de trinta de vantagem. Mansell teria, portanto, que tirar exatamente um segundo por volta se quisesse vencer. Pois bem, o inglês fez melhor ainda.
Naquela que provavelmente foi a corrida de sua vida, Nigel foi recuperando a distância, passando os retardatários como se eles fossem obstáculos de um jogo de Enduro. A quatro voltas do final, alcançou seu companheiro de equipe. Passando pela Copse, contornando a Beckets em altíssima velocidade e chegando à reta Hangar, Mansell planejou sua manobra.
Primeiro, o inglês pegou o vácuo do brasileiro. Então, num movimento sutil, fez que ia por fora. Piquet caiu na dele e abriu sua trajetória. Mansell, então, rapidamente inverteu sua linha. Colocou seu carro por dentro, à direita do brasileiro.
Quando Piquet percebeu, já era tarde demais. Chegou a ameaçar uma fechada suicida, que provavelmente colocaria os dois fora da corrida. Mas recolheu. Vitorioso, Mansell concluiu a manobra e foi rumo ao triunfo do Grande Prêmio.
Anos mais tarde, Nelson Piquet alegou que não ofereceu tanta resistência porque achou que Mansell, após a louca perseguição, ficaria sem gasolina. De fato, Nigel parou por falta de combustível na volta da vitória.
Mesmo assim, por causa da exibiçao de gala do inglês, pela bela plasticidade da manobra e, principalmente, por envolver numa batalha direta pela corrida dois dos maiores rivais da história da Fórmula 1, Nigel Mansell ganha o oitavo lugar entre as Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos.
Como sempre, o video da ultrapassagem:
Agora sim, depois de um pequeno intervalo, os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na semana que vem. A partir de terça, a sétima, a sexta e a quinta colocadas da lista.
5 comentários:
O Mansell teve outras manobras mais espetaculares do que essa. Mas essa valeu muito mais do que as outras.
Espero a lista da semana que vem então.Muito legal seu blog, gostei!
Eu ainda acho que boa parte da culpa das faltas de ultrapassagens são dos próprios pilotos...
Hj em dia não temos um piloto como ele, por exemplo...
Se permite, Felipão, vou expor meu ponto de vista: o regulamento dificulta tanto a ultrapassagem, que os pilotos ficam desmotivados a arriscar e optam por guiar de forma conservadora. Arriscar não vale mais a pena.
Pra mim, as regras estão muito erradas.
Muito bom o seu blog.
Esse foi o dia do Leão.
merecidamente
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