Depois de estrear, ontem, com a magnífica manobra de Fernando Alonso sobre Michael Schumacher no G.P. da Hungria de 2006, a seção 10+ do Blog F1 Grand Prix continua hoje uma ultrapassagem não menos espetacular. Com vocês, a número 9 do nosso ranking:
10.Alonso sobre Schumacher - Hungria/2006
NONA COLOCADA - Villeneuve sobre Schumacher, G.P. de Portugal de 1996
Quando chegou ao circuito do Estoril, penúltima etapa do campeonato de 1996, Jacques Villeneuve tinha 13 pontos de desvantagem para o líder de pontos, seu companheiro de equipe Damon Hill. Isso significava que, se o canadense não chegasse entre os três primeiros colocados, perderia o título mesmo que o inglês não pontuasse. O filho de Gilles, ex-lenda da Fórmula 1, estava sob pressão.
A batalha de sábado foi épica. No final da classificação, Villeneuve fechou sua última volta apenas nove milésimos de segundo mais lenta que a melhor de Hill. Pouco, mas suficiente para colocar o inglês em vantagem.
Para a piorar ainda mais a situação do Jacques, ele fez uma péssima largada, e caiu para quarto ao final da primeira volta, atrás de Jean Alesi e Michael Schumacher, além de Hill. Era justamente a posição em que ele não podia terminar. Villeneuve precisava reverter sua sorte, mas estava preso atrás do alemão da Ferrari.
Durante quinze voltas, o canadense tentou de tudo para passar o, até ali, bicampeão mundial. Chegaram juntos, então, à última curva da pista portuguesa, ao final da volta 16. Villeneuve percebeu sua chance e foi em frente.
Num movimento repentino e surpreendente, Jacques colocou seu carro numa linha por fora, espremendo Schumi no lado de dentro da pista. Ao perceber o canadense exatamente do seu lado, o alemão deu uma leve - minúscula - tirada de pé. Foi o suficiente.
Os dois fizeram a curva lado a lado, no limite extremo. Quando entraram na reta, entretanto, Villeneuve colocou uma vantagem de meio carro. Na sua frente, vinha o retardatário Giovanni Lavaggi, da Minardi.
Aproveitando o vácuo do italiano, Jacques ganhou um pouco de velocidade, o suficiente para superar o alemão até a curva seguinte. Estava completa - com um pouco de sorte, é claro - a manobra daquele ano. A partir dali, Villeneuve partiu à caça de Hill.
Ao longo da corrida, o canadense foi tirando a diferença para o companheiro de equipe. Superou Jean Alesi nos boxes e começou a se aproximar sistematicamente do inglês. Depois que os dois fizeram suas últimas paradas, Villeneuve, que tinha parado uma volta mais tarde do que Hill, saiu do pitlane na frente.
Magnífico. Até o fim da corrida, foi um passeio para o canadense. Abrindo um segundo por volta para o inglês, terminou com quase vinte segundos de vantegem para Hill. Sem dúvida nenhuma, foi a melhor performance individual de Jacques Villeneuve durante toda a sua carreira na Fórmula 1.
Aquela foi, também, a última vez que o circuito do Estoril sediou uma corrida da categoria máxima do automobilismo. Reformas incompletas impediram o retorno ao calendário de 1997 e, desde então, nunca mais Portugal conseguiu lugar ao centro do automobilismo (exceção feita ao podium de Tiago Monteiro no G.P. dos Estados Unidos de 2005). De qualquer forma, fica o conforto de que a derradeira corrida disputada em solo português foi espetacular, graças à garra de Jacques Villeneuve.
Para quem conhece o estado de descrédito que o canadense alcançou, atualmente, não custa nada relembrar sua época de ouro. Naquele distante 1996, Villeneuve ainda era considerado um fenômeno, de personalidade única. Situação parecida com a que vive, hoje, Lewis Hamilton, embora o atual piloto da McLaren seja reconhecidamente mais completo do que Jacques.
Nem sempre as previsões se confirmam. Depois de anos de ostracismo na B.A.R., o canadense saiu da Fórmula 1 pela porta dos fundos. Mas pelo incrível arrojo, por ter superado uma situação completamente adversa, e pela performance absolutamente perfeita durante aquela corrida, Jacques Villeneuve merece o nono lugar na lista das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos.
A seguir, um pequeno replay da manobra, o melhor que se pode encontrar na Internet, infelizmente. A ultrapassagem, pelo seu espetáculo, merecia mais do que só esse curto vídeo:
Terça que vem, continuamos a nossa contagem regressiva. Será que Schumacher será a vítima mais uma vez?
10 comentários:
Schumacher ainda vai ser vítima de novo, eu acho. Não tem aquela do Montoya, tb?
É realmente uma grande pena que o Jaques tenha terminado sua carreira da forma como terminou. NO início, eu lembro, ele era muito bom, diziam o mesmo dele do que dizem do Lewis hoje, mas depois ele caiu muito e saiu pela porta dos fundos, como vc mesmo disse. Vamos ver se ele consegue correr na Nascar agora.
muito bom até agora...
E Marcos, tem pelo menos duas do Montoya em cima do Schumacher, aquela em Interlagos e uma no GP da Alemanha (2003?), que o alemão vai parar fora da pista.
Teve uma do Kimi na Austrália também (acho que 2003), que o Schumacher continua disputando com ele na grama.
hahahahahahah
Sem contar a melhor de todas, do... bom, eixa pra lá...
hahahahahaha
Deve estar difícil pro blogf1grandprix escolher...
Daria até pra fazer um top 10 só coma as manobras em cima do Schumacher...
HAHAHAHAHAH
Também alinho com o Felipão. Já agora, em que lugar colocaste aquela manobra do Hakkinen em Spa 2000?
O pessoal t� mesmo a fim de derrubar o Schumacher por aqui, hein...
Felip�o, das que vc mensionou s� lembro mesmo a do Montoya no Brasil. O gP da Alemanha de 2003, se bem me lembro, o alem�o largou em 7�, foi ganhando posi�es, chegou em 3�, furou o pneu e caiu p/ 8� ou 9�. J� o Montoya ficou liderando a corrida esse tempo todo. Pode ser que eu me engane, mas acredito que eles nem chegaram a se encontrar na pista nessa corrida. Deve ter sido em outro ano. De qualquer forma, n�o lembro da cena.
Schumacher tomou várias, daria sim para fazer um top 10 com manobras só em cima dele eheheheh
Speeder: a ultrapassagem do Hakkinen está entre os primeiros. Adianto que pelo menos no top 5 ela aparece.
Ô maldade... :P Esses caras, se mordessem a lingua, teriam que receber o soro anti-ofídico...
Por enquanto muito bom.
[]´s
Felipão:
Foi em um Gp em Nurburgring (ou Hockenheim?), que o Montoya divide a pista com o Schumacher e ele vai pra fora.
Aí os fiscais recolocam o alemão n pista...
Agora lembrei: foi em Nurburgring. Fiquei pensando em Hockenheim e a cena não vinha. Foi em Nurbugring sim.
Abs
Aliás, cadê o Lavaggi? Ele sumiu do mapa!
Postar um comentário