Começamos hoje, então, aquela que vai ser uma das seções regulares deste espaço: os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Contar a história da Fórmula 1, por toda a sua vastidão, é uma tarefa praticamente impossível. O Blog, assim, vai usar uma abordagem diferente, bem humorada e - por que não? - polêmica.
Através de listas, vamos conhecer as batalhas, os cenários e os personagens que escreveram seus nomes na maior categoria do automobilismo. Chega de perder tempo. Vamos ao primeiro tema: As Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos.
Primeiramente, antes de apresentar o número 10, uma pequena explicação sobre os critérios. Contam, é claro, o arrojo, a coragem e a plasticidade da manobra. Mas isto não é tudo. Ela tem que significar, valer alguma coisa.
Assim, ultrapassagens belíssimas, mas que não passavam de disputas pelo décimo lugar, estão descartadas. Da mesma forma, um grande nome da Fórmula 1 fazendo uma manobra sobre um piloto bem menos notório não vai conseguir se entrar na lista. Os personagens também têm que ter uma história na categoria.
Por causa da escassez de imagens, ficamos limitados às ultrapassagens de anos mais recentes. Na lista, as duas mais antigas são de 1979 (já estou dando dicas demais, hein?). De qualquer forma, o leque de escolha ainda é gigantesco, por mais que muitos reclamem da falta de ultrapassagens na Fórmula 1.
Antes de terminar, uma última ressalva. A manobra não precisa envolver, necessariamente, apenas dois pilotos. Ultrapassagens duplas, triplas ou quádruplas também entram na disputa, assim como batalhas em que dois pilotos trocam de posições várias vezes em poucos momentos. Acho que vocês já sabem a quais eventos o Blog se refere.
Agora, sem mais delongas, vamos começar a nossa lista.
DÉCIMA COLOCADA - Alonso sobre Schumacher, G.P. da Hungria de 2006
Não pensem que eu deixei de fazer minha pesquisa antes de elaborar a lista. Mesmo sendo muito recente, a ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Michael Schumacher já tem seu lugar na história da Fórmula 1. Pode-se dizer que foi, aí, que a Fórmula 1 trocou de época.
O Grande Prêmio da Hungria de 2006 foi, realmente, espetacular. Marcou a primeira vitória da equipe Honda desde que voltou à Fórmula 1 como equipe própria e também do inglês Jenson Button. Além disso, teve condições de tempo variáveis - chovia no início, mas a pista foi secando ao longo da corrida.
Para apimentar ainda mais, os dois postulantes ao título daquele ano, Fernando Alonso e Michael Schumacher, largariam de trás. Ambos haviam sido punidos nos treinos, por razões polêmicas. O espanhol, alegadamente, jogou seu carro sobre outro que o teria atrapalhado e o alemão, supostamente, fez ultrapassagens em bandeira vermelha.
Certas ou erradas, o fato é que as punições colocaram Schumi em décimo-primeiro e Alonso em décimo-quinto do grid. Mesmo sem fatores externos, a corrida já prometia ser emocionante. Com a chuva, então, tornou-se espetacular.
No meio do spray e da confusão da primeira volta, a dupla conseguiu performances impressionantes. Schumacher ganhou sete posições, subindo para quarto. Alonso, por sua vez, fez melhor ainda: foram nove, até o sexto lugar.
E o espanhol melhoraria ainda mais na volta seguinte, quando passou o companheiro de Renault Giancarlo Fisichella. De repente, viu-se atrás do seu rival no campeonato. O carro de Fernando rendia mais, e ele foi para cima de Schumacher, na disputa pelo quarto lugar.
Na primeira tentativa, na última curva do circuito, ao final da terceira volta, Alonso viu que não teria facilidade. Schumacher não hesitou como os pilotos anteriores e tascou uma fechada agressiva no espanhol. Que não se intimidou.
Fernando Alonso esperou o momento certo. Fizeram, juntos, a reta principal e o setor de subida que leva ao trecho mais sinuoso do circuito. Então, de repente, o espanhol fez sua manobra.
Por fora, na curva que antecede a mais lenta das chicanes de Hungaroring, Alonso executou uma ultrapassagem de gênio. Utilizando uma linha mais rápida, surpreendeu Schumacher, que não teve o que fazer. Mais do que isso, o espanhol se impunha ao heptacampeão mundial.
A manobra, em si, é cheia de simbolismo. Ali, Fernando Alonso mostrou que, podendo até não ser tão bom quanto Schumacher, é, sim, um gênio do automobilismo. A Fórmula 1, através dos anos, continua revelando novos fenômenos.
Pouco importa, para este Blog, que os dois tiveram resultados péssimos ao final da corrida. Alonso teve um problema depois de um pit stop e abandonou. Já Schumacher quebrou a duas voltas do final, não passando de oitavo.
Mesmo assim, o fato de ser o novo se impor ao velho, o momento duríssimo em que os dois viviam no campeonato e a surpresa, a beleza da manobra, em si, rendem a Alonso a décima posição na lista das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagens de Todos os Tempos.
A seguir, vai um rápido vídeo do feito de Alonso:
Amanhã, o número nove da nossa lista.
8 comentários:
Essa eu vi ao vivo!!
Foi realmente muito bonito a passagem do Alonso. Mas o carro dele andava muito mais do que o do Schumacher. Não tinha nada que o alemão pudesse fazer para segurar o espanhol. Mesmo assim, considerando o lugar e a dificuldade, acho que você fez bem de colocar essa ultrapassagem na lista.
sem contar o jato de água na cara...
Acho que deve pintar pelo menos mais uma ultrapassagem em cima do alemão nesse top 10...
hahahaha
abração
Felipão:
Mais uma só não. Duas, talvez?
Espere para ver... ahahaha
Essa idéia de "dez mais" é excelente! Vai ser muito intrigante acompanhar toda semana.
Com relação a essa ultrapassagem, penso, em parte, como o Roberto: quando um carro está muito superior, ainda mais na chuva, é praticamente impossível segurar. Pra mim, uma grande ultrapassagem deve consistir no mérito do piloto e não do carro, mas divergência de opiniões faz parte dessa sua grande idéia.
Só pra constar: algo me diz que a ultrapassagem nº1 também ocorreu nessa pista ;D
hahahahahah...
no aguardo então...
e acho que o Felipão acertou...
a primeira deve ser uma que rolou exatamente nessa pista...
As do Schumacher, já desconfio quais sejam...
Abração!!
Bom post, e boa ideia. Virei aqui ver acompanhar o andamento da ideia.
Concordo com o décimo posto deste video. não concordo com o filipe maciel, a nº 1 deve ser em frança... em 79, ou então a do Prost, ao Senna e ao Schumy..
Bela iniciativa. Vou andar por aqui todos os dias para ver como é que isto vai acabar!
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