A MotoGP e a GP2 definiram, hoje, suas posições de largada para as etapas deste sábado. A primeira corre em Assen, na Holanda. Um circuito que até o ano passado era de altíssima velocidade mas que teve seu traçado impiedosamente descaracterizado em reformas recentes.
Por sua vez, a escolinha da Fórmula 1 faz, como de costume, a preliminar da principal categoria do automobilismo mundial. No sábado, teremos a sexta etapa e, no domingo, a sétima, sempre às 11 horas da manhã aqui do Brasil. Vamos a uma rápida análise do grid das duas categorias.
É complicado o momento que vive Valentino Rossi. Se não bastasse a excelente forma de seu rival no campeonato, Casey Stoner, o italiano teve sérios problemas no treino de classificação. Disputado, aliás, sob chuva, que tem 90% de chance de voltar amanhã na corrida.
Na pole, um azarão. Chris Vermeulen mostrou seu cartão de visitas no Grande Prêmio da França, quando largou na frente e venceu uma corrida de clima instável e bastante confusão, em Le Mans. Agora, já conseguiu, na Holanda, o primeiro lugar no grid. Será que na corrida de amanhã teremos outro repeteco?
O australiano vem se revelando um autêntico ás na pista molhada. Hoje, colocou um segundo para todos os outros pilotos, exceto Stoner, que ficou apenas a 17 centésimos de distância. Casey, aliás, teve mais um desempenho excepcional e, em condições normais, é o franco-favorito de amanhã.
Em terceiro, aparece a Kawasaki de Randy de Puniet, com outro bom desempenho em classificações. Antes, ele já havia feito bonito no G.P. da Espanha, quando largou em segundo. Seu companheiro de equipe, Anthony West, também fez um bom treino e sai em sétimo.
Atrás do francês da moto verdinha, vem o renegado Marco Melandri. O piloto italiano, em situação pouco confortável na Honda após suas críticas à moto japonesa, conseguiu uma bela quarta posição. Assim, é o piloto da marca mais bem colocado no grid.
A melhor Yamaha é a do companheiro de Rossi, Colin Edwards, pole na última etapa de Donington e sexto agora em Assen. E Valentino não passou de décimo-primeiro. Amanhã terá de fazer, como ele mesmo disse após o treino, uma "corrida perfeita". Mais uma vez, repito: em se tratando de The Doctor, não duvido de nada.
Alexandre Barros larga em décimo-segundo com sua Ducati da Pramac D'Antin. Seu parceiro de equipe, Alex Hofmann, foi um bom oitavo. Mais uma vez, o brasileiro precisará fazer uma corrida de recuperação.
Só para constar, segue o grid de largada completo:
1. Chris Vermeulen/Austrália/Rizla Suzuki, 1:48.555
2. Casey Stoner/Austrália/Ducati Marlboro, + 0.017
3. Randy de Puniet/França/Kawasaki, + 1.024
4. Marco Melandri/Itália/Honda Gresini, + 1.124
5. John Hopkins/Austrália/Rizla Suzuki, + 1.129
6. Colin Edwards/Estados Unidos/Fiat Yamaha, + 1.136
7. Anthony West/Austrália/Kawasaki, + 1.252
8. Alex Hofmann/Alemanha/Pramac d’ Antin, + 1.372
9. Daniel Pedrosa/Espanha/Repsol Honda, + 1.577
10. Loris Capirossi/Itália/Ducati Marlboro, + 1.614
11. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, + 1.837
12. Alex Barros/Brasil/Pramac d’ Antin, + 1.847
13. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, + 2.026
14. Kurtis Roberts/Estados Unidos/Team Roberts, + 2.704
15. Shinya Nakano/Japão/Konica Minolta, + 3.272
16. Carlos Checa/Espanha/Honda LCR, + 4.716
17. Sylvain Guintoli/França/Dunlop Yamaha, + 5.698
18. Makoto Tamada/Japão/Dunlop Yamaha, + 8.970
2. Casey Stoner/Austrália/Ducati Marlboro, + 0.017
3. Randy de Puniet/França/Kawasaki, + 1.024
4. Marco Melandri/Itália/Honda Gresini, + 1.124
5. John Hopkins/Austrália/Rizla Suzuki, + 1.129
6. Colin Edwards/Estados Unidos/Fiat Yamaha, + 1.136
7. Anthony West/Austrália/Kawasaki, + 1.252
8. Alex Hofmann/Alemanha/Pramac d’ Antin, + 1.372
9. Daniel Pedrosa/Espanha/Repsol Honda, + 1.577
10. Loris Capirossi/Itália/Ducati Marlboro, + 1.614
11. Valentino Rossi/Itália/Fiat Yamaha, + 1.837
12. Alex Barros/Brasil/Pramac d’ Antin, + 1.847
13. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, + 2.026
14. Kurtis Roberts/Estados Unidos/Team Roberts, + 2.704
15. Shinya Nakano/Japão/Konica Minolta, + 3.272
16. Carlos Checa/Espanha/Honda LCR, + 4.716
17. Sylvain Guintoli/França/Dunlop Yamaha, + 5.698
18. Makoto Tamada/Japão/Dunlop Yamaha, + 8.970
Se a chuva aparecer, amanhã, não há como garantir qualquer resultado. A única certeza é que a corrida será emocionante. Pena que coincide com o treino da Fórmula 1. Pelo menos dessa vez, terei de me reduzir ao que sair na Internet.
Posso até não ver a corrida da MotoGP, mas a da GP2 não perco de jeito nenhum. Amanhã, às onze horas, teremos a largada para a sexta etapa da categoria-escola da Fórmula 1. Na pole, o líder do campeonato, Timo Glock, da iSport International.
Foi uma sessão equilibrada e que viu, em diferentes momentos, Lucas di Grassi, Giorgio Pantano e Andreas Zuber na frente. No fim, quem sorriu foi mesmo Glock, o grande dominador da temporada 2007 da GP2. Amanhã, porém, o alemão não terá vida fácil.
A começar pelo seu companheiro de equipe. Nascido na Áustria, mas correndo sob licença dos Emirados Árabes Unidos - alguém por favor me explique por que! - Andreas Zuber tinha sido o mais rápido no primeiro treino e mostrou ter um carro bem acertado. É, também, a aposta do Blog. O que não muda nada mas pelo menos ganha a minha torcida.
Os meus palpites, aliás, foram muito bons. Porque o outro piloto em quem botei minhas fichas, Lucas di Grassi, larga numa promissora quarta colocação. Ao seu lado está Bruno Senna, cada vez mais Bruno e menos sobrinho de Ayrton.
Os dois brasileiros não são os principais favoritos para a vitória, mas podem surpreender. Se chover, então, tornam-se fortes candidatos. Especialmente Bruno, que correu dois anos na Fórmula 3 Inglesa, categoria notória por ter várias corridas com pista molhada.
Na quinta posição, larga Giorgio Pantano. Perto dos rivais, o italiano é quase um veterano. Ex-piloto da Jordan em 2004, ele dividirá a terceira fila com o mexicano Roldán Rodríguez, talvez a maior surpresa do treino.
Completando os dez primeiros, vêm Pastor Maldonado - vencedor da última etapa, em Mônaco - Adrian Zaugg, o companheiro de Bruno Senna, e a dupla da DAMS, Kazuki Nakajima e Nicolas Lapierre. O japonês, aliás, tem evoluindo bastante desde que se tornou piloto de testes da Williams. Nada, porém, que o credencie a lutar por vitória, ainda.
De resto, vale destacar a volta do alemão Michael Ammermüller, reserva da Red Bull. O alemão perdeu as últimas duas rodadas da categoria e agora volta ao segundo carro da ART. Ele larga em décimo-segundo.
Já Luca Filippi, que já foi líder do campeonato após as etapas do Bahrein, sai em décimo-sexto após uma classificação caótica. Antes de abrir sua primeira volta, o italiano conseguiu a proeza de bater com Vitaly Petrov. Os dois voltaram aos boxes mas seus desempenhos ficaram prejudicados. O russo, por sua vez, larga uma posição atrás, em décimo-sétimo.
Para terminar, o medíocre Xandinho Negrão foi décimo-quinto. É uma pena constatar que o mesmo patrocínio que faltou a Sérgio Jimenez sobra ao seu compatriota. Hoje, Negrão ficou a nove posições do seu companheiro de equipe, Roldán Rodríguez. Vamos esperar seu próximo press-release para ouvir as desculpas da vez.
Enquanto isso, segue a tabela de tempos da classificação:
1. Timo Glock/Alemanha/iSport International, 1:21.895
2. Andreas Zuber/Emirados Árabes Unidos/iSport International, + 0.102
3. Bruno Senna/Brasil/Arden, + 0.360
4. Lucas Di Grassi/Brasil/ART, + 0.400
5. Giorgio Pantano/Itália/Campos, + 0.546
6. Roldan Rodriguez/México/Minardi Piquet, + 0.641
7. Pastor Maldonado/Venezuela/Trident, + 0.656 15
8. Adrian Zaugg/África do Sul/Arden, + 0.827
9. Kasuki Nakajima/Japão/DAMS, + 0.861
10. Nicolas Lapierre/França/DAMS, + 0.863
11. Mike Conway/Inglaterra/Super Nova, + 0.901
12. Michael Ammermuller/Alemanha/ART, + 0.903
13. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, + 0.914
14. Adam Carroll/Irlanda/FMS, + 0.932
15. Alexandre Negrao/Brasil/Minardi Piquet, + 1.000
16. Luca Filippi/Itália/Super Nova, + 1.037
17. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, + 1.062
18. Andy Soucek/Espanha/DPR, + 1.116
19. Ernesto Viso/Venezuela/Racing Engineering, + 1.133
20. Borja Garcia/Espanha/Durango, + 1.136
21. Sakon Yamamoto/Japão/BCN, + 1.136
22. Kohei Hirate/Japão/Trident, + 1.566
23. Karun Chandhok/Índia/Durango, + 1.623
24. Ho-Ping Tung/China/BCN, + 1.797 12
25. Christian Bakkerud/Dinamarca/DPR, + 2.027
26. Jason Tahinci/Turquia/FMS, + 2.259
Esperemos pela corrida amanhã. Se chover, vamos ter um carro após o outro voando para fora da pista. Mas, caso a corrida seja no seco, Timo Glock está numa boa.
Depois da análise dos treinos de sexta, pensei que não voltaria mais à Fórmula 1 no dia de hoje. Só que, segundo alguns rumores, o alemão Nick Heidfeld teria machucado as costas nos treinos coletivos de Silverstone, na semana passada. Estaria, assim, com sua participação no Grande Prêmio da França ameaçada.
É bem provável que nada aconteça. Mas se ele realmente precisar ser trocado, o substituto será, inevitavelmente, o alemãozinho Sebastian Vettel. Eis aí um cara de sorte.
Ainda adolescente, foi descoberto pelo mesmo olheiro que achou Michael Schumacher. Conseguiu se encaixar numa equipe promissora - a BMW - e estréiou antes do tempo porque um dos titulares havia se acidentado. Assim, de repente, tornou-se o piloto mais jovem a marcar pontos na Fórmula 1.
E não é que, de novo, a mesma história pode estar se repetindo? Na Fórmula 1 atual, são raras as substituições por causa de acidentes. Gente como Anthony Davidson, Alexander Wurz e Luca Badoer, por exemplo, gastaram anos da carreira como pilotos de testes, sem ter quase nenhuma chance de mostrar serviço em corridas.
Com Sebastian Vettel, porém, a história pode se repetir. E numa equipe em excelente fase. Tem estrela o alemão. Esse, quando nasceu, tinha a bunda virada para a lua.
Amanhã, o escriba sai cedo e só volta para casa perto de meio dia. Agora, é torcer para que entendam direitinho o que eu quero gravar. Fórmula 1 às nove horas e GP2 às onze. MotoGP, infelizmente, só vejo se passar a reprise.
4 comentários:
Mas esse Vettel é bom po. Ele merece estar onde tá. É sortudo sim, mas qual campeão não é?
rossi ainda ganha amanhã...
bruno senna tb...
Considerando que Valentino sempre larga mal...
bota problema nisso...
Sim, concordo. O vettel é bom e tem sorte. Assim como o Schumacher teve sorte e foi bom.. (não é comparação, pelo amor de Deus!) Já o Kimi e bom e não tem sorte alguma.
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