quinta-feira, 21 de junho de 2007

Já deu, Ralf

Corrida após corrida, a presença de Ralf Schumacher na Fórmula 1 torna-se cada vez mais risível. Parece não haver limites para o aumento do seu descrédito principalmente entre a imprensa, que não para de especular supostos substitutos para a sua vaga. Agora, porém, quem se manifesta publicamente contra a permanência do alemão na categoria é ninguém menos do que seu antigo chefe, Frank Williams.

Pela equipe do inglês, Ralf fez temporadas inspiradas. Logo na sua primeira, em 1999, superou confortavelmente seu companheiro de equipe, Alex Zanardi. O italiano vinha de títulos consecutivos da Fórmula Cart, quando essa ainda valia alguma coisa, mas terminou o ano em branco, enquanto o alemão fazia 35 pontos e fechava em quinto no campeonato.

A performance animadora do início, entretanto, foi se perdendo com o tempo. Depois da feroz batalha que travou com Juan Pablo Montoya entre 2001 e 2004, o Schumacher mais novo nunca mais foi o mesmo. A mudança para a Toyota, que viria para confirmar o top status tanto da equipe quanto do piloto, se revelou um tremendo fracasso.

Quando chegou na escuderia japonesa, Ralf afirmou que se sentia feliz por estar na equipe do futuro. Com o passar do tempo e a falta de resultados, foram acabando a paciência e a motivação. De ambos os lados. O evidente desinteresse do alemão na atual temporada é a maior prova de tudo isso.

Dono de um dos salários mais altos da Fórmula 1, Ralf nunca justifou o investimento. Trucidado pelo companheiro Jarno Trulli nas classificações, usava da experiência para conseguir melhores resultados nas corridas. De fato, foi superior em pontos em 2005 e 2006. Ultimamente, porém, os resultados minguaram e as pressões por sua substituição vêm se tornando insustentáveis.

E, agora, a declaração de Frank Williams de que a carreira do alemão está no fim soa como um inexorável tiro de misericórida. Não há mais o que fazer. Pouco depois, os cartolas da DTM correram para afirmar que as portas da categoria estão abertas para Ralf. Será a isso que o alemão ficará reduzido?

Um comentário:

Anônimo disse...

ralf é pior do que o rubinho