Perto do que aconteceu nas corridas da GP2 e da MotoGP, o treino da principal categoria do automobilismo foi até morno. Na primeira parte, Hamilton mostrou seu cartão de visitas logo de cara, marcando o melhor tempo do fim de semana. Entretanto, Massa, Kimi e até Kubica se mantinham por perto.
Logo de cara, ficaram de fora as duas Spyker, as Super Aguri, Alexander Wurz e Vitantonio Liuzzi. Nenhuma surpresa, portanto. O italiano foi batido por Speed durante todo o fim de semana, o austríaco continua uma lástima em treinos e os pilotos das equipes japonesa e holandesa não tinha mais o que fazer.
Ao mesmo tempo, Rubens Barrichello era o décimo-sexto, escapando por pouco da primeira degola. Na segunda, porém, não teve jeito. Tanto ele quanto Jenson Button ficaram pelo caminho, tendo por companhia a dupla da Red Bull, Mark Webber e David Coulthard, além de Scott Speed e Ralf Schumacher.
De todos, o único que tinha realmente algo a lamentar era o escocês. Vencedor em Magny-Cours no ano 2000, Coulthard era uma das apostas desse Blog para a corrida. Teve problemas de câmbio e nem chegou a fazer voltas na segunda parte da classificação. Assim, foi jogado ao décimo-sexto lugar do grid.
Finalmente, na superpole, teríamos a esperada batalha entre o quarteto de Ferrari e McLaren. Que logo ganhou o desfalque de Fernando Alonso. O espanhol, ao passar pela mesma curva Chateau D'Eau, onde havia escapado nos treinos de ontem, viu uma fumacinha sair da parte de trás do seu carro.
Tratava-se de um defeito no câmbio, que o tirou de combate pelo resto do dia. Alonso, que já havia participado pouco do treino da manha por problemas na sua McLaren, teve de se contentar com o décimo lugar. Está fora da luta pela vitória amanhã. A não ser que chova.
Deixado sozinho na luta contra as Ferrari, Lewis Hamilton ainda conseguiu encaixar o melhor último trecho do dia. O suficiente para bater Kimi Raikkonen, mas não Felipe Massa. Para o brasileiro, foi um pole crucial para manter em ordem sua candidatura ao título.
Há de se ressaltar que ele deve estar um pouquinho mais leve do que seus adversários. Mesmo assim, largar na frente é muito importante para Felipe. Até agora, ele só venceu corridas saindo de primeiro. Amanhã, em circunstâncias normais, ele é o maior favorito.
A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da França de amanhã, com os análise das equipes logo depois:
1 - Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1min15s034
2 - Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1min15s104
3 - Kimi Räikkönen/Finlândia/Ferrari, 1min15s257
4 - Robert Kubica/Polônia/BMW, 1min15s493
5 - Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1min15s674
6 - Heikki Kovaläinen/Finlândia/Renault, 1min15s826
7 - Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1min15s900
8 - Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1min15s935
9 - Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1min16s328
10 - Fernando Alonso/Espanha/McLaren, sem tempo
11 - Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1min15s534
12 - Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1min15s584
13 - Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1min15s761
14 - Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1min15s806
15 - Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1min16s049
16 - David Coulthard/Escócia/Red Bull, sem tempo
17 - Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1min16s142
18 - Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1min16s241
19 - Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1min16s244
20 - Anthony Davidson/Inglatera/Super Aguri, 1min16s366
21 - Christijan Albers/Holanda/Spyker, 1min17s826
22 - Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1min17s915
Antes considerado o carro mais confiável do grid, o MP4/22 da McLaren vai dando sinais de fraqueza. Em dois dias, duas quebras - ontem foi Hamilton, hoje, Alonso. O espanhol é o maior prejudicado e vê sua má fase ainda mais estendida. Lewis, a princípio, é o único piloto da equipe com possibilidade de vitória, a não ser que a chuva embaralhe as coisas.
Na Ferrari, é evidente que Massa está um pouco mais leve do que Raikkonen. Os dois estiveram juntos durante todo o fim de semana, mas Felipe bateu Kimi em dois décimos na classificação. Mesmo assim, não deve ser uma diferença muito grande de combustível. O brasileiro tem todos os méritos em largar não só na frente do finlandês mas também de todo o resto do grid.
Excelente retorno de Robert Kubica na BMW. Pressionou as duas equipes principais, e terminou numa ótima segunda fila. Atrapalhado por dores nas costas, Nick Heidfeld não passou de sétimo. Amanhã, o polonês é a esperança da equipe em conseguir um podium ou, quem sabe, algo a mais.
Os dois pilotos da Renault continuam muito equilibrados entre si. Dessa vez, quem ficou com a vantagem foi Giancarlo Fisichella. Heikki Kovalainen, porém, está apenas uma posição atrás do italiano. Largando, respectivamente, de quinto e sexto, a dupla tem boas chances de pontuação na casa da equipe francesa.
Mais uma vez, Nico Rosberg estabeleceu seu domínio na Williams sobre o companheiro Alexander Wurz. Em classificações, trata-se de uma surra de oito a zero para o alemão. Amanhã, o filho de Keke vai ter de lutar para conseguir pontos. Quanto aos austríaco, resta torcer por pista molhada.
A disputa interna da Toyota é semelhante a da Williams. No caso da equipe japonesa, Jarno Trulli tem a hegemonia sobre Ralf Schumacher. O alemão, porém, mostrou reação ao conseguir uma boa classificação em décimo. O italiano é o oitavo, mas, considerando sua típica queda de rendimento em corridas, é provável que termine atrás do companheiro de equipe.
Classificação abaixo do esperado na Red Bull. Dessa vez, nem Mark Webber, o leão de treino, alcançou a superpole. Para piorar, David Coulthard não participou da segunda parte por problemas de câmbio. A equipe das bebidinhas energéticas talvez seja, hoje, a equipe mais irregular do grid. Dessa vez, estão por baixo.
Como era de se esperar, a Super Aguri não bateu a Honda. E, seguindo a tendência, vai voltando, lentamente, ao fundo do grid. Na largada, só estarão a frente da dupla da Spyker. Uma pena, mas Takuma Sato e Anthony Davidson dificilmente vão almejar pontos na corrida.
E também seguindo o script, a Toro Rosso voltou à parte de baixo da tabela. Scott Speed demonstrou evolução e foi décimo-quinto, após quase ter ficado entre os dez primeiros na primeira fase. Nela, aliás, seu companheiro Vitantonio Liuzzi foi eliminado, em décimo-sétimo. Mais um domingo sem grandes perspectivas para a dupla de jovens pilotos.
Nenhuma novidade na Honda. A nova rodada de testes coletivos, que trouxe esperança à equipe japonesa, não mudou muita coisa. Jenson Button larga em décimo-segundo e Rubens Barrichello uma posição atrás do companheiro. Em classificações, um empate de quatro a quatro entre os companheiros. A melhor chance da dupla é na pista molhada, condição em que o inglês conquistou sua única vitória e na qual o brasileiro já fez belíssimas exibições.
Por fim, a Spyker está totalmente fora do ritmo das outras equipes. O melhor piloto do time, Cristijan Albers, ficou a 1,5 segundos de Davidson, o pior piloto do resto. Essa foi, aliás, a mesma diferença do inglês ao melhor tempo do dia, de Massa. De novidade, apenas o fato de Adrian Sutil ter sido finalmente superado por seu companheiro. O alemão, porém, ainda dá uma goleada de seis a dois nas disputas de posição do grid.
O Blog volta ao longo do dia para comentar a corrida da MotoGP e a bizarra etapa da GP2. Até daqui a pouco.
5 comentários:
e da-lhe massa ole ole ola rsrsrs
E você apostou no Alonso, hein? Belo azar...
Pois é, Marcos. Fazer o quê, não é?
Ainda dá pro Alonso...
Ainda mais se chover...
Trulli e Rosberg vão despachar seus companheiros.
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