sexta-feira, 29 de junho de 2007

Agenda do Fim de Semana (29/06 a 01/07)

Os próximos três dias marcam a estréia deste Blog na cobertura de um Grande Prêmio da Fórmula 1. Melhor não fazer feio. Depois de dois acertos em sete possibilidades totais no último fim de semana - um resultado bastante digno - vamos ver como me saio nesse fim de semana. De olho na agendinha:

Sábado, 30 de junho de 2007

GP2: Primeira bateria da rodada de Magny-Cours (Preciso descobrir o horário em que vai passar)
IRL: Etapa de Richmond (Vou perder por causa do clássico de estréia do Engenhão)
MotoGP: Grande Prêmio da Holanda em Assen (Coincide com o treino da Fórmula1. O acompanhamento vai ter de ser pela Internet mesmo)

Domingo, 1º de julho de 2007

ChampCar: Etapa de Mont-Tremblant (Vale uma espiadinha para conferir essa pista que já foi palco da Fórmula 1 nas décadas de 60 e 70)
FÓRMULA 1: Grande Prêmio da França em Magny-Cours (Não perco de jeito nenhum)
Fórmula Truck: Etapa de Fortaleza (Será às duas da tarde. Se não estiver ocupado, vejo)
GP2: Segunda bateria da rodade de Magny-Cours (Mais uma vez, descobrindo o horário assisto)
Nascar: Etapa de Loudon (Como sempre, ligar a TV só nas vinte voltas finais)

No última fim de semana, foram sete corridas. Agora, serão oito. De longe, a mais importante é o Grande Prêmio da França, é claro. A Fórmula 1 sempre terá mais atenção, mesmo que a FIA continue a fazer as suas bobagens.

Depois do domínio mostrado na rodada norte-americana da categoria, a McLaren chega com franca-favorita. Lewis Hamilton e Fernando Alonso são, a princípio, os dois maiores candidatos à vitória. É possível que, após os treinos coletivos em Silverstone, a Ferrari tenha encurtado a diferença.

Entretanto, provavelmente não será suficiente. O Blog aposta em boas participações de Nico Rosberg e Heikki Kovalainen, que vêm em ascensão e conhecem bem a pista francesa. Nada, porém, que ameace a BMW como terceira força da Fórmula 1.

Entre os demais, Jarno Trulli vai fazer uma excelente classificação e cair ao longo da corrida. Pode ser que pontue se o número de abandonos for razoável. Outro que tem chance de aparecer na zona de pontuação é David Coulthard, um piloto que gosta de Magny-Cours e, inclusive, já venceu lá em 2000.

Por sua vez, a Honda não deve avançar muito, mas pelo menos a Super-Aguri será superada. Nenhuma grande novidade na Toro Rosso nem na Spyker, que devem continuar onde estão. O meu troféu Bundão - iniciativa da Comunidade F1 Brasil do Orkut - vai para Ralf Schumacher e Cristijan Albers. A corrida francesa pode selar o destino dos dois em caso de má atuação.

Para a vitória, o palpite é simples. Ele quer reagir. Mais do que isso: ele precisa reagir. Caso contrário, corre sério de risco de não mais conseguir alcançar Hamilton no campeonato. As Ferrari estão melhor, Lewis continua surpreendendo, mas Alonso vai para a vitória.
Palpite do Blog para a corrida: Fernando Alonso.



Se chover, é claro, a história é outra. Aí, não há prognósticos nem remotamente confiáveis.

No mesmo cenário e no mesmo fim de semana, a GP2 faz sua quarta etapa do campeonato, com a sexta e sétima corridas do ano. O líder do campeonato, Timo Glock, esteve em todos os podiums até agora e tem se caracterizado pela regularidade.

Seu companheiro de equipe, entretanto, não vem tendo a mesma sorte. Austríaco que corre sob a licença dos Emirados Árabes Unidos (não me pergunte por que), Andreas Zuber nem chegou a largar em Mônaco por um defeito antes da partida. Precisa mostrar serviço e tem competência para isso.

Além dele, o Blog aposta em Lucas di Grassi, brasileiro da ART, escuderia campeã nos dois únicos anos da categoria. Ele vem se mantendo entre os primeiros e é o quarto na tabela, com uma dupla de terceiros lugares como melhor resultado. Tem potencial para mais, e pode desencantar em Magny-Cours.
Palpites do Blog para as corridas: Andreas Zuber e Lucas di Grassi.

Recuperada do caos de Iowa, a IRL ruma para outro oval curto. Dessa vez, Richmond. Mordido até agora pela decepção de Indianapolis e pelo do acidente na última etapa, Tony Kanaan dá a volta por cima e vence pela terceira vez no ano.
Palpite do Blog para a corrida: Tony Kanaan.


A MotoGP, por sua vez, realiza sua nona corrida do ano na Holanda, em Assen. Casey Stoner já demonstrou que vai com tudo para outra vitória. Só que seu adversário não deve ser subestimado. Valentino Rossi começa a arrancada para o título aqui.
Palpite do Blog para a corrida: Valentino Rossi.

O principal interesse da corrida da ChampCar, em Mont-Tremblant, é conhecer o estado atual da pista. Um circuito histórico, sede da Fórmula 1 nas décadas de 60 e 70, confesso que nem sabia de seu funcionamento até hoje. Sobre a aposta para a etapa, trata-se de um trabalho fácil: dá Sebastien Bourdais na cabeça, pela quarta vez em seis corridas.
Palpite do Blog para a corrida: Sebastien Bourdais.

Juan Pablo Montoya finalmente desencantou, mas agora terá vida difícil na volta aos ovais. O próximo, agora, é o de Loudon, New Hampshire, uma pista de médio porte. Vence o bi-campeão Tony Stewart, que fez cinco top 5 nas últimas seis corridas no circuito.
Palpite do Blog para a corrida: Tony Stewart.

Por fim, confesso que não acompanho muito a Fórmula Truck. Mas, com o Blog, vou passar a acompanhar os resultados, ao menos, pela Internet. Na corrida de Fortaleza, com o autódromo provavelmente lotado, ganha Beto Monteiro, piloto local e o favorito da Ford na luta pelo título da categoria.
Palpite do Blog para a corrida: Beto Monteiro.

Ao longo do fim de semana, teremos a cobertura completa da Fórmula 1. Ela tem total prioridade. E, ao final do G.P. da França, haverá a estréia da sessão Análise do G.P., com as notas e a cotação das equipes.

Mas, na noite de domingo ou na segunda de manhã - dependendo do humor do escriba - temos o Weekend Update, com os resultados e a análise das outras categorias. Por fim, vamos conferir juntos os resultados dos pitacos do Blog. Semana passada, dois acertos em sete possíveis.

E você, quais são os seus palpites para o fim de semana?

5 comentários:

Anônimo disse...

Em algumas categorias não posso dar palpite porque não acompanho. Mas acho que ganha o Lewis na Fórmula 1, o Bourdais na Cart e o vou torcer pelos brasileiros na GP2 e na IRL

Anônimo disse...

alonso tá doidinho pra ganhar essa. já tá fazendo bobagem no treino de sexta agora....

Felipão disse...

vou assistir a truck só pra meter o pau depois...

e a Indy será as 20 e 30 do sábado...

vou deixar gravando e fazer outras coisas mais interessantes...

Pezzolo disse...

alguem sabe ondde ver gp2 na internet?

Italo Augusto disse...

Temos um pole numas da categorias que você citou:
Nascar: Pole: Dave Blaney (Toyota)
essa é só a Nextel Cup.
também tem a Busch e a Craftsman