sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

McLaren aposta na "bigorda" para ter sucesso em 2010

Apenas um dia após o lançamento do novo carro da Ferrari, a McLaren não perdeu tempo e já mostrou sua arma para a próxima temporada.

Nesta sexta-feira, a equipe inglesa apresentou sua máquina para 2010 - o MP4/25 - na sede de sua principal patrocinadora, a Vodafone, na Inglaterra.

Ao contrário do que muita gente esperava, a McLaren manteve o padrão visual dos últimos anos, repetindo a pintura prateada que caracteriza a equipe desde 1997.

Em 2010, a antiga parceira da escuderia, a Mercedes, vai correr com equipe própria e também terá um carro prateado.

Apesar disso, a McLaren preferiu não fazer mudanças bruscas e permanece com a mesma identidade.

Em compensação, o projeto do MP4/25 apresenta mudanças bem claras em relação ao antecessor MP4/24.

A mais clara delas é a introdução de uma grande "bigorna" na parte de trás do carro, comprida o bastante para chegar até a asa traseira:



Novidade introduzida pela Red Bull em 2008, a "bigorna" andava meio esquecida nos últimos meses, mas a McLaren tratou de revivê-la com o MP4/25.

Resta saber se a equipe inglesa vai optar por usá-la em todas as corridas da temporada.

Mesmo quando a "bigorna" se tornou moda, ainda havia algumas provas do calendário em que sua utilização se tornava ineficiente. É provável, portanto, que a McLaren também tenha preparado uma versão convencional do MP4/25.

De resto, o novo modelo apresenta características que serão comuns a todos os carros deste ano, como o aumento da distância entre-eixos e as laterais arredondadas para acomodar o crescimento do tanque de combustível.

Além disso, o MP4/25 também possui o mesmo bico fino e alongado que a Red Bull introduziu no ano passado e outras equipes - como a Ferrari - já incorporaram.

Assim como a rival italiana, a McLaren teve cuidado para não divulgar fotos da traseira do seu carro, talvez para esconder alguma inovação na parte dos difusores.

De qualquer maneira, o mistério não vai durar muito tempo.

A McLaren se junta às adversárias na segunda-feira, em Valência, para os primeiros testes de pré-temporada.

Junto dela estará a Ferrari, que não conseguiu fazer o "shakedown" do seu novo F10 porque as condições do tempo em Mugello não deixaram.

As duas rivais, pelo visto, vão estrear suas novas máquinas no mesmo dia.

E, já de cara, vão travar o primeiro duelo do ano.

3 comentários:

Brauna disse...

Com certeza a Mclaren ousou muito mais do que a Ferrari. Além da evidente diferença entre as asas traseiras, aparentemente a Mclaren é mais comprida (embora tenha um bico mais curto) e tem um entre-eixos maior (resultado de um maior tanque????). É esperar para ver quem se dará melhor, mas se o campeonato fosse de ousadia, o MP4-25 teria saído na frente do F10. A “bigorna” da Mclaren, se fizer a diferença, será o aparato aerodinâmico a ser copiado em 2010. A Willians, assim como a Ferrari, também virá com um carro bem parecido com as Red Bull de 2009. Agora a minha curiosidade fica por conta do novo carro da própria Red Bull.

F-1 A.L.C. disse...

só quero ver esse carrinho comprido na Loews...

coincido com Brauna, pelo menos foram mais ousado do que Ferrari.

Guilherme (RJ) disse...

Os carros estão bacanas. Espero que os pilotos estejam com apetite.

Acho que com tantas mudanças no regulamento, várias equipes estreando e alguns pilotos 'meia-boca', teremos de volta uma diferença na casa dos 10 segundos do pole pro último do grid. Esperar pra ver...

Abraços!!!