A Red Bull provou neste domingo que a Brawn GP já tem uma rival à altura.
Com estilo, a equipe das bebidas energéticas quebrou o tabu de vitórias com uma dobradinha.
Em primeiro, um Sebastian Vettel perfeito, talvez o único piloto de todo o pelotão que não cometeu um errinho sequer em toda a corrida.
O alemão não tinha marcado pontos nas duas primeiras provas da temporada, mas já pula para terceiro no campeonato com os 10 que somou em Xangai.
Sim, o jovenzinho de 21 anos já se credencia como um potencial candidato ao título, embora o favoritismo ainda fique mais com Jenson Button e Rubens Barrichello.
Apesar de alguns deslizes, o australiano Mark Webber completou a dobradinha da Red Bull com uma atuação muito consistente.
Se não tivesse Vettel como companheiro, Webber talvez tivesse quebrado a escrita de jamais ter vencido na Fórmula 1. Ao menos, o GP da China mostrou que a sonhada vitória não está tão longe assim para o australiano.
Batida claramente pela Red Bull, a Brawn GP não tem motivos para entrar em desespero.
Na chuva, os carros de Button e Barrichello não pareciam bem acertados e os dois pilotos foram ficando para trás. Ainda assim, salvaram um terceiro e um quarto, respectivamente.
Mais uma vez, Button superou o companheiro, mas a diferença entre os dois é de apenas seis pontos.
Rubinho teve problemas de freios na primeira metade da prova. Mais tarde, marcou a melhor volta e provou que, não fosse isso, certamente teria chegado à frente de Button.
O fato, porém, é que o inglês conquistou um melhor resultado de novo. Barrichello, se quiser o título, não pode continuar perdendo a batalha.
Depois da tempestade que enfrentou nas últimas semanas, a McLaren mostrou um poder de reação que a rival Ferrari ainda não conseguiu mostrar.
Heikki Kovalainen, que não havia completado uma volta nas duas primeiras corridas, fez uma prova segura e somou quatro valiosos pontos.
E Lewis Hamilton, apesar dos erros em demasia, terminou em sexto.
O inglês é extremamente veloz na chuva, mas precisa de mais cautela quando as condições da pista forem muito ruins.
Completaram a zona de pontução o valente Timo Glock - um piloto que enfrentou todo tipo de problemas e jamais desistiu, somando dois pontos - e o promissor Sebastien Buemi, que fez uma corrida de gente grande e terminou num ótimo oitavo lugar.
Outro que também merece destaque é o alemão Adrian Sutil, da modesta Force India.
Embora tenha batido a seis voltas do fim por aquaplanagem, Sutil andou sempre no mesmo ritmo dos adversários com carros mais fortes e merecia melhor sorte.
Por outro lado, a lista dos que não se entenderam com a chuva é enorme.
Começa com os pilotos de Williams e BMW - todos os quatro, sem exceção, abusaram dos erros e saídas de pistas.
Continua com o veterano Jarno Trulli, que definitivamente não anda muito bem quando cai água no capacete.
E termina com o brasileiro Nelsinho Piquet, cuja performance horrorosa dá fôlego à ameaça cada vez mais concreta de demissão.
Na Ferrari, mais um dia de pouca sorte.
Kimi Raikkonen errou a estratégia e terminou somente em 10º, longe da zona de pontução.
E Felipe Massa, que tinha tudo para conseguir pelo menos um quinto lugar, teve um problema elétrico e abandonou.
O início de temporada do time de Maranello é tenebroso. Simplesmente, não poderia ter sido pior.
Já na semana que vem, o GP do Bahrein é a quarta etapa da temporada 2009.
Numa pista recheada de longas retas e freadas fortes, o favoritismo mais uma vez é da Brawn GP, cujo carro tende a se adaptar bem às características do circuito bahrenita.
Entretanto, a aerodinâmica refinada da Red Bull também pode fazer a diferença.
O certo é que a Brawn não vai passear no Bahrein.
Quem previa uma temporada de intenso domínio de Button e Rubinho já viu que as coisas não serão bem assim.
Com estilo, a equipe das bebidas energéticas quebrou o tabu de vitórias com uma dobradinha.
Em primeiro, um Sebastian Vettel perfeito, talvez o único piloto de todo o pelotão que não cometeu um errinho sequer em toda a corrida.
O alemão não tinha marcado pontos nas duas primeiras provas da temporada, mas já pula para terceiro no campeonato com os 10 que somou em Xangai.
Sim, o jovenzinho de 21 anos já se credencia como um potencial candidato ao título, embora o favoritismo ainda fique mais com Jenson Button e Rubens Barrichello.
Apesar de alguns deslizes, o australiano Mark Webber completou a dobradinha da Red Bull com uma atuação muito consistente.
Se não tivesse Vettel como companheiro, Webber talvez tivesse quebrado a escrita de jamais ter vencido na Fórmula 1. Ao menos, o GP da China mostrou que a sonhada vitória não está tão longe assim para o australiano.
Batida claramente pela Red Bull, a Brawn GP não tem motivos para entrar em desespero.
Na chuva, os carros de Button e Barrichello não pareciam bem acertados e os dois pilotos foram ficando para trás. Ainda assim, salvaram um terceiro e um quarto, respectivamente.
Mais uma vez, Button superou o companheiro, mas a diferença entre os dois é de apenas seis pontos.
Rubinho teve problemas de freios na primeira metade da prova. Mais tarde, marcou a melhor volta e provou que, não fosse isso, certamente teria chegado à frente de Button.
O fato, porém, é que o inglês conquistou um melhor resultado de novo. Barrichello, se quiser o título, não pode continuar perdendo a batalha.
Depois da tempestade que enfrentou nas últimas semanas, a McLaren mostrou um poder de reação que a rival Ferrari ainda não conseguiu mostrar.
Heikki Kovalainen, que não havia completado uma volta nas duas primeiras corridas, fez uma prova segura e somou quatro valiosos pontos.
E Lewis Hamilton, apesar dos erros em demasia, terminou em sexto.
O inglês é extremamente veloz na chuva, mas precisa de mais cautela quando as condições da pista forem muito ruins.
Completaram a zona de pontução o valente Timo Glock - um piloto que enfrentou todo tipo de problemas e jamais desistiu, somando dois pontos - e o promissor Sebastien Buemi, que fez uma corrida de gente grande e terminou num ótimo oitavo lugar.
Outro que também merece destaque é o alemão Adrian Sutil, da modesta Force India.
Embora tenha batido a seis voltas do fim por aquaplanagem, Sutil andou sempre no mesmo ritmo dos adversários com carros mais fortes e merecia melhor sorte.
Por outro lado, a lista dos que não se entenderam com a chuva é enorme.
Começa com os pilotos de Williams e BMW - todos os quatro, sem exceção, abusaram dos erros e saídas de pistas.
Continua com o veterano Jarno Trulli, que definitivamente não anda muito bem quando cai água no capacete.
E termina com o brasileiro Nelsinho Piquet, cuja performance horrorosa dá fôlego à ameaça cada vez mais concreta de demissão.
Na Ferrari, mais um dia de pouca sorte.
Kimi Raikkonen errou a estratégia e terminou somente em 10º, longe da zona de pontução.
E Felipe Massa, que tinha tudo para conseguir pelo menos um quinto lugar, teve um problema elétrico e abandonou.
O início de temporada do time de Maranello é tenebroso. Simplesmente, não poderia ter sido pior.
Já na semana que vem, o GP do Bahrein é a quarta etapa da temporada 2009.
Numa pista recheada de longas retas e freadas fortes, o favoritismo mais uma vez é da Brawn GP, cujo carro tende a se adaptar bem às características do circuito bahrenita.
Entretanto, a aerodinâmica refinada da Red Bull também pode fazer a diferença.
O certo é que a Brawn não vai passear no Bahrein.
Quem previa uma temporada de intenso domínio de Button e Rubinho já viu que as coisas não serão bem assim.
3 comentários:
É...
Vettel teve duas vitórias na carreira, e que vitórias.
Eu vejo este menino como o proximo grande dono das pistas. Se a Red Bull continuar evoluindo ou se for para uma equipe major.
Vamos falar sério... Dominio de Button e da Brawn, 1B é apendice que pagou pra correr lá este ano.
E mesmo que ganhe corridas, não vai convencer nunca.
Não entendo até agora a estratégia suicida da Renault com Alonso!
Jogaram fora a corrida do espanhol!
Gustavo,
Parece que Vettel e Buemi vão nos proporcionar bons "pegas". Estão guiando demais.
Nesta corrida o Nelsinho, como ele mesmo disse, foi decepcionante.
Mas para mim foi melhor que o Sutil que cometeu o mesmo erro, mas saiu. Melhor para o patrocinador da Renault, já que nenhum pontuou.
O Massa tbém não combina com água. Mônaco e Silverstone 2008 o dizem. Se tivesse continuado na corrida certamente rodaria como os outros.
Mas, convenhamos, chuva é loteria. Em Silverstone 2008 o Rubinho "matou a pau". Na China foi um fiasco.
Se carro F1 fosse feito para andar na chuva teria capota e limpadores de parabrisas, você não acha?
Abs.
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