domingo, 3 de agosto de 2008

Análise do Grande Prêmio - Hungria/Hungaroring (03/08/08)

Nesta nova fase do Blog, as análises serão um pouco mais curtas e objetivas

Análise dos pilotos

Heikki Kovalainen. Eu avisei que ele iria vencer neste ano. Nota 9
Timo Glock. O segundo lugar pode ter garantido o emprego para 2009. Nota 9
Kimi Raikkonen. Burocrático, precisa melhorar se quiser o título. Nota 7
Fernando Alonso. Com o carro da Renault, fez o máximo. Nota 8
Lewis Hamilton. Sua pilotagem selvagem pode ter contribuido para o furo. Nota 7
Nelsinho Piquet. Mais uma performance consistente e confiante. Nota 8
Jarno Trulli. Batido por Glock, mas ainda fez um sétimo. Nota 7
Robert Kubica. Os poloneses na arquibancada ficaram decepcionados. Nota 6
Mark Webber. Vive fase ruim junto com a equipe. Nota 6
Nick Heidfeld. Péssima classificação, corrida razoável. Nota 5
David Coulthard. Contagem regressiva: faltam sete. Nota 4
Jenson Button. Raçudo no sábado, nem foi notado na corrida. Nota 6
Kazuki Nakajima. Chegou à frente de Rosberg. Nota 6
Nico Rosberg. Parece faltar motivação. Nota 3
Giancarlo Fisichella. Acompanhou o pelotão intermediário. Nota 6
Rubens Barrichello. Começou bem. Terminou lá atrás. Nota 3
Felipe Massa. Não venceu, mas foi o grande nome da corrida. Nota 9
Sebastien Bourdais. Um fim de semana para esquecer. Nota 2
Adrian Sutil. Também andou próximo de carros mais velozes. Nota 4
Sebastian Vettel. Quebrou logo no início. Nota 4

Análise das equipes

Ferrari. Na época de Schumacher, o motor não quebrava tanto assim. **
McLaren. Ganhou na sorte. Sua vantagem não é lá muito grande. ****
BMW. Fez um ponto, mas já não é a mesma. **
Toyota. Sem chamar atenção, vai chegando ao grupo da frente. ****
Renault. Performance consistente. Quem dera fosse sempre assim. ****
Red Bull. Caiu bastante. Já tem dificuldades para pontuar com regularidade **
Williams. Disputando posição com Honda. *
Honda. Disputando posição com Force India *
Toro Rosso. Festival de bobagens no box *
Force India. Disputando posição com Williams e Honda. ***

Análise da corrida


Convenhamos: não fossem os problemas de Hamilton e Massa, a prova teria sido chata demais. Mas até que não foi tão ruim, considerando que aconteceu na Hungria...
Nível: Regular

Análise do campeonato

Nessa altura, Kubica já está fora da briga. Sobram Hamilton, Raikkonen e Massa. O inglês, que antes era o azarão, agora é o favorito. Mas ainda há muito caminho pela frente.
Nível: Ótimo

Balanço dos Palpites

Pole:
Lewis Hamilton. Na mosca!
Vitória: Lewis Hamilton. Deu McLaren, mas com Kovalainen
Decepção do G.P.: Toyota. Erro feio...
Primeiro abandono: Sebastien Bourdais. Foi quase. O primeiro a abandonar acabou sendo Vettel, o outro Sebastião da Toro Rosso
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton (quinto)
2. Heikki Kovalainen (primeiro)
3. Kimi Raikkonen (em cheio!)
4. Felipe Massa (17º)
5. Robert Kubica (oitavo)
6. Fernando Alonso (quarto)
7. Mark Webber (nono)
8. Nelsinho Piquet (sexto)
Placar da temporada:
Austrália - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Kimi Raikkonen (abandono)
Malásia - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)
Bahrein - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Felipe Massa (PRIMEIRO)
Espanha - Vencedor: Kimi Raikkonen. Palpite: Felipe Massa (segundo)
Turquia - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (terceiro)
Mônaco - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)
Canadá - Vencedor: Robert Kubica. Palpite: Robert Kubica (PRIMEIRO)
França - Vencedor: Felipe Massa. Palpite: Kimi Raikkonen (segundo)
Inglaterra - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Lewis Hamilton (PRIMEIRO)

Alemanha - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (terceiro)
Hungria - Vencedor: Heikki Kovalainen. Palpite: Lewis Hamilton (quinto)

Acertei a vitória da McLaren, a pole de Hamilton e o terceiro lugar de Raikkonen. Mas errei feio ao prever uma corrida ruim para a Toyota. No geral, palpites mais ou menos.
Nível dos palpites: Regular
Placar da temporada: quarto acertos em 11 possíveis

Por hoje, o Blog fica por aqui.

17 comentários:

Maragato disse...

Guga,

Sinceramente,

Esse novo formato do blog matou o blog...

Escreva duas vezes, se preciso for, ou então como tava antes, que era uma espécie de resumo do que aconteceu no mundo da velocidade durante o dia...

Mas, sinceramente, Dessa forma eu não me sinto nem um pouco ntusuasmado para ler o blog.

Fica ai a crítica construtiva.

Grande Abraço!

Jairo.

PS: Tenho visto seu novo trabalho várias vezes ao dia, e parabéns!!!

Guilherme (RJ) disse...

Gustavo,

“A prova teria sido chata demais”...

A prova foi chata demais sim, de interessante apenas a largada do Massa, o chega-pra-lá do Nelsinho no Trulli e nada mais.

Pneu furado, motor estourado e box em chamas podem ter trazido alguma dramaticidade, mas de emoção não teve nada. Só pro Glock, que foi o nome do dia.

Abraços!

PS: Concordo com o Pantaneiro que o Blog poderia estar melhor.

Blog F1 Grand Prix disse...

Jairo e Guilherme,

Obrigado pela crítica! Vou esperar mais alguns dias e ver como será a resposta na audiência. Se cair, volto ao formato anterior.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Li seu comentário e pensei duas vezes: realmente a prova não foi tão boa assim! Mudei um pouco a "análise da corrida" por causa da sua crítica.

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Marcos Antônio Filho disse...

O campeonato está bom,e essa corrida pode ter sido um divisor de aguas pro felipe massa:Ou se fortalece com esse resultado ruim e parte com tudo pros próximos GPs ou se abate e fica tendo atuações burocráticas...

Já to a três GPs sem crava nenhuma resultado no bolão.Primeiro,foi o barrica,depois o Nelsinho,agora o motor do massa que me tiraram vários acertos...Estou parecendo a Williams nesse aspecto!

abraços,o pit stop já está nos meus favoritos!

nelson disse...

O teu trabalho no Pit Stop está excelente, lá tem mais espaço para as outras categorias, ficou bem feita aquela parte que fala sobre os pilotos e equipes, o site tem um visual simples e uma navegação boa... só não gostei do novo formato das 10+, com uma publicação de 2x por semana, surgirão temas não lá muito interessantes, eu acho, o formato antigo da seção era bem mais atrativo.

E o blog morreu com este formato "novo", principalmente na análise do GP... preferia o formato de resumão do que aconteceu no dia e as análise bem detalhadas...

Abraço,
Nelson

Ron Groo disse...

A analise sobre a corrida tá perfeita... Teria sido soporifera mesmo.

Pedro disse...

Ferrari. Na época de Schumacher, o motor não quebrava

Hahahaha Melhor comentário...

Pedro Rocha

Maragato disse...

Fiat é fogo...

tiago disse...

atah então em suzuka 2006 com uma mão e meia no título o motor do schumacher não quebrou.... Ele jogou uma garrafinha de oleo no escapamento e parou por que quis perder o título... Conta outra!!!!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Tiago,

É verdade, me esqueci completamente dessa. Sua crítica está certa, vou fazer uma pequena mudança no texto.

Obrigado!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Emanuel disse...

Gustavo, a propósito desta corrida,que considerei 'a mãe de todas as injustiças', escrevi o post "A corrida em que o vencedor não ganhou". Foi mesmo de doer.
Forte abraço.

GiglioF1 disse...

Gustavo,

Gosto e concordo com 97% da sua análise...Mas discordo da mesma nota entre Kova e Massa...Sinceramente daria um 7 para o Kova...Sua grande virtude foi terminar a prova.
Emanuel excelente definicao!!!

Saraiva disse...

Fala sério, 8 pro nelsinho? a verdade é que estamos tão mal acostumados com ele na zona de pontuação, que temos essa tendência de achar que o cara foi muito bem. mas ele só cumpriu sua obrigação pelo carro (bom) que tem.

Felipão disse...

Tudo bem que a Renault é um time grande e tal, mas concordo com a nota do Nelsinho e o com o comentário do Gustavo.

JP disse...

O blog ficou Horrível, se é pra ficar assim melhor nem continuar com ele.

Abraços.

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos,

Entendo a frustração de alguns de vocês com o novo formato do Blog. Mas o curioso é que a audiência aumentou desde que eu mudei. E isso não aconteceu somente por causa da corrida de ontem.

O Blog antigo, do jeito que alguns de vocês gostavam, está na verdade ampliado e reformado no Pit Stop. Acompanhem as notícais por lá: o texto é o mesmo e o formato bem parecido.

Por enquanto devo manter este formato aqui no Blog sim, inspirado no do Fábio Seixas e no do Juca Kfouri - figuras muito, muito acima do meu nível, mas que servem de referência para mim.

Aceitou sugestões para melhorar este espaço. Tenham em mente que o meu tempo para mantê-lo é bem mais reduzido a partir de agora.

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho