sexta-feira, 6 de junho de 2008

Hamilton lidera primeiros treinos do G.P. do Canadá

A Ferrari ainda é a grande favorita no G.P. do Canadá, mas assistiu hoje a uma demonstração de força das principais adversárias. Na pista onde conquistou sua primeira vitória, Lewis Hamilton mostrou-se à vontade, e comandou com certa folga a tabela de tempos. Logo na seqüência, Robert Kubica cravou uma promissora segunda posição para a BMW. Por sua vez, os brasileiros tiveram um dia problemático.

Felipe Massa até começou bem, estabelecendo a volta mais rápida na sessão da manhã, prejudicada pela chuva que havia caído durante a noite. A maioria dos pilotos não ficou muito tempo na pista, mas ainda assim houve espaço para algumas escapadas. Jarno Trulli, por exemplo, rodou duas vezes e passeou pela grama outras tantas. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton tinha um desempenho discreto: o inglês completou só oito voltas, e foi apenas o sexto.

O panorama seria diferente na parte da tarde. Tentando compensar o tempo perdido na manhã, os pilotos fizeram um treino razoavelmente animado. Fernando Alonso demostrou toda a instabilidade da Renault ao sair da pista já nos primeiros minutos da sessão. Mais tarde, o bicampeão rodou na chicane após a reta dos boxes, e fechou o dia num péssimo 17º. Ainda pior foi o desempenho do companheiro Nelsinho Piquet, que sofreu uma quebra de câmbio e amargou a lanterna entre os vinte pilotos.

Outro que enfrentou problemas mecânicos foi Massa. O piloto da Ferrari estacionou seu carro na pista a poucos minutos do fim, e ficou apenas em quinto. Lá na frente, Hamilton andou 42 voltas sem nenhum susto, superando Kubica em 0.271s para terminar na liderança da sexta-feira. Kimi Raikkonen fechou o dia no terceiro lugar, seguido pelo compatriota Heikki Kovalainen. Sem chamar muita atenção, Rubens Barrichello ocupou a 13ª posição.

Logo abaixo, os tempos desta sexta-feira em Montreal:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:15.752s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:16.023s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:16.093s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:16.331s
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:16.413s
6. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:16.589s
7. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:16.604s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:16.767s
9. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:17.019s
10. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:17.068s
11. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:17.242s
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:17.334s
13. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:17.462s
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:17.508s
15. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:17.549s
16. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:17.559s
17. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:17.644s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:17.813s
19. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:17.842s
20. Nelson Piquet/Brasil/Renault, 1:18.076s


O treino classificatório para o G.P. do Canadá acontece às 14h00 de sábado, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo.



Confiar na previsão do tempo é sempre um grande risco. Depois de garantir chuva para a classificação de manhã, o serviço metereológico agora aponta apenas 30% de chance de pista molhada para o sábado. Em compensação, a possibilidade de chuva no domingo aumentou, e se encontra em 70% neste momento. Boa notícia para o escriba deste Blog. No molhado, as chances de uma zebra são bem maiores. E não se esqueçam: eu apostei numa vitória de Robert Kubica no Canadá.

Até agora, o polonês vem mostrando um bom ritmo com a BMW em Montreal. Foi segundo colocado nesta sexta, batendo inclusive a dupla da Ferrari. Mas o favoritismo ainda é todo da equipe vermelha. Felipe Massa precisou abandonar o treino antes de ter uma oportunidade de desafiar Lewis Hamilton. Amanhã, os dois devem travar um duelo particular pela pole position. Porque, se depender das suas últimas performances, Kimi Raikkonen está fora dessa disputa.

Para fechar o giro pelas notícias da sexta, vale registrar uma ótima informação divulgada hoje pelo jornal Le Soir. Segundo a publicação, o contrato do G.P. da Bélgica e do magnífico circuito de Spa-Francorchamps com a Fórmula 1 foi renovado até 2012. "Demos um passo bastante importante, mas ainda queremos estender nosso compromisso até 2015", disse Jean-Claude Marcourt, ministro da economia da Valônia, região onde está localizada a pista.

Os fãs da Fórmula 1 já podem comemorar. Se existe um circuito onde o piloto faz a diferença, o nome dele é Spa-Francorchamps.



O vídeo do dia comemora os trinta anos da primeira vitória de Gilles Villeneuve na Fórmula 1. Aconteceu justamente no G.P. do Canadá de 1978, para delírios dos fanáticos torcedores de Gilles. A excelente dica é do internauta Guilherme:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Spa Francorchamps - http://www.motorsport.com/
Demais - http://www.gpupdate.net/

3 comentários:

Anônimo disse...

All I can say is nothing because your blog is not interesting to read.

Daniel Médici disse...

Gosto do Kubica e, como 'escriba', gosto também de chuva. Mas Hamilton anda bem no Canadá e anda bem na chuva...

Anônimo disse...

Hamilton caminhando para mais uma vitória hein !!!!