quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brawn: "Novas regras vão aumentar número de ultrapassagens"

Os fãs da Fórmula 1 já podem esperar corridas animadas e recheadas de ultrapassagens a partir do ano que vem. Ao menos, essa é a opinião de uma das mentes mais brilhantes da categoria, Ross Brawn. Atual diretor técnico da Honda, o inglês declarou que o pacote de novas regras previsto para 2009 tem tudo para atingir seu objetivo, facilitando as disputas por posição entre os pilotos.

"Com as mudanças de regulamento, os carros vão ficar mais vulneráveis, e as ultrapassagens devem ser mais freqüentes. Será fascinante observar como os pilotos vão reagir. A escolha da estratégia também vai ser muito interessante", falou Brawn, que não criticou em nenhum momento as idéias da FIA.

De modo geral, as novas regras para 2009 diminuem a influência da aerodinâmica nos carros, principal fator que dificulta as ultrapassagens atualmente. Além disso, também está prevista a proibição do chamado cobertor térmico, usado para aquecer os pneus antes dos pit stops. Sem a ajuda do cobertor, os pilotos serão obrigados a sair dos boxes com compostos frios, o que atrapalharia bastante a sua performance durante algumas voltas e poderia gerar disputas.

Ainda é cedo para dizer se a nova tentativa da FIA para animar as provas vai dar certo. Nos últimos tempos, todas as mudanças deram errado. As palavras de Ross Brawn, porém, levam a crer que dessa vez pode ser diferente.


Mais uma vez, o prazo para a decisão final sobre a falência da Super Aguri foi adiado. Agora, a equipe japonesa tem até o início da semana que vem para encontrar um investidor disposto a bancar as dívidas do time. Nesta terça, o consórcio alemão Weigl Group - apontado com um dos principais interessados em injetar dinheiro da Aguri - anunciou não ter interesse no negócio. E a Honda, ao que tudo indica, continua resistindo à idéia de salvar a Aguri de novo.

Enquanto isso, o site oficial do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 divulgou hoje que os ingressos para os setores "populares" de Interlagos já estão esgotados. Das que ainda estão disponíveis, a entrada menos cara é a da arquibancada F, que custa R$810 apenas para o dia da corrida. A prova deste ano está marcada para 2 de novembro, encerrando a temporada 2008 da Fórmula 1.

Para fechar o dia, vale registrar uma declaração do chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali. Incomodado com os boatos sobre uma suposta aposentadoria de Kimi Raikkonen, que poderia acontecer caso o finlandês leve seu bicampeonato no fim deste ano, o engenheiro italiano deu uma resposta clara. "Não há nada disso. Raikkonen está muito motivado e nem pensa em se retirar", afirmou Domenicali em notícia reproduzida pelo site F1-live.

Fernando Alonso e os demais interessados nas vagas da Ferrari, portanto, vão precisar ter mais paciência.



O vídeo do dia não poderia ter outro tema. Há exatos catorze anos, morria aquele que para muitos foi o maior nome da história do esporte a motor: Ayrton Senna. Dentro de algumas semanas, o Blog F1 Grand Prix deve publicar uma série de vídeos em homenagem ao brasileiro, enviados pelo internauta "Phigo". Por enquanto, porém, ficamos com o belo filme a seguir, um ótimo resumo fotográfico da trajetória do tricampeão:



Até mais!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

11 comentários:

Unknown disse...

podem me chamar do q for... mas dane-se

impossível não se emocionar com um vídeo desses...

para quem é fã, e ainda o tem com ídolo...

perfeito o vídeo.

perfeito.

Anônimo disse...

Desde já estou esperando pela temporada do ano que vem, mais pelos espetáculos deprimentes deste ano do que qualquer outra coisa, acho que estamos para ver uma F1 com carros iguais (restrições aerodinâmicas, mesmos pneus, motores congelados, central eletrônica padrão...), não sei isso vai ser interessante, só não dá para ser pior que este ano, então, que, pelo menos desta vez, se acerte nas mudanças que serão realizadas...

A edição das fotos é muito boa, bom vídeo, boa homenagem ao tricampeão.

Abraço,
Nelson

Leandrus disse...

Meu ingresso para o Setor S está garantido, estou tranquilo quanto a isto, hehehe...

E cada vez que vejo noticias sobre regras que vão deixar as corridas mais animadas, fico mais desanimado. Esse ano falaram tanto das novas proibições, mas corrida boa mesmo, só na Austrália...

Quanto ao Senna, sem palavras...depois vejo o vídeo (minha net discada naum permite ver agora, rs)

Ateh!

Anônimo disse...

excelente o video, não poderia ser outro hoje..... !!

http://netesporte.blogspot.com/

Marcelonso disse...

Salve Gustavo

Tomara que Brawn tenha razão,que a introdução de todas essa mudanças revigore a categoria.Torço para rever uma categoria onde um piloto com talento,tire leite de pedra.

abraço

Loucos por F-1 disse...

Espero que seja muito disputada mesmo a temporada que vem. Vamos esperar pra ver.

Senna com certeza faz muita falta pra todos os amantes da F1. São 14 anos sem o maior idolo do esporte brasileiro.

Abraços!

Leandro Montianele

Daniel Médici disse...

O Senna era do caralho. Hoje eu tava vendo o GP de Mônaco, completo, em dvd. Esse tipo de coisa faz lembrar por que chamavam ele de 'Magic'.

Quanto a~volta da emoção, acho que isso envolve muitos fatores, muitos. Fico na torcida, mas com um pé atrás...

Vitor disse...

Aposentadoria de Raikkonen? Mas de onde raios eles tiraram isso? Hehehehe! Bom, eu pelo menos acho a idéia absurda. Ainda mais para um piloto tão jovem quanto o finlandês. Se fosse o Barrichello ou o Coulthard, seria até compreensível, hehehe...

Espero que o Brawn esteja certo, já que tentaram quase tudo para dar mais emoção. Não que a F-1 seja um esporte chato, muito pelo contrário, mas que algumas provas tornam-se verdadeiros martírios, isso sim!

Gustavo, você chegou a ver o vídeo do Heidfeld no Blig do Gomes? Engraçadíssimo! Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=HaVzgrKYG-c

Abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Jairo: Escolhi este vídeo dentre vários que são "tributos" ao Senna. Sem dúvida, ele é muito emocionante mesmo!

Nelson: Ano que vem deve ser melhor sim. Mas ainda tenho esperança de que McLaren e BMW equilibrem o atual campeonato. Será que a Ferrari vai passear até o fim?

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Gustavo,

Excelente video!
Sou suspeito pra falar algo sobre o Senna. Como vc já sabe e já trocamos vários e-mails sobre as causas da morte dele.
Não tenho comentado mais por aqui pela correria no trabalho este ano. Mas praticamente todos os dias leio os posts e noticias.
Abraços
Jean - BH

Blog F1 Grand Prix disse...

Jean,

Obrigado pelos elogios! Esse vídeo sobre o Senna é emocionante mesmo...

Grande abraço!

Gustavo