terça-feira, 22 de abril de 2008

Presidente da Ferrari esfria boatos sobre contratação de Alonso

A Ferrari não quer Fernando Alonso. Ao menos, foi isso o que o chefão Luca di Montezemolo deu a entender em entrevista ao jornal La Gazzeta dello Sport, publicada nesta terça. De acordo com o presidente da escuderia vermelha, a Ferrari não teria espaço para o bicampeão, já que Alonso precisaria dividir atenções com o finlandês Kimi Raikkonen. Para Montezemolo, a combinação não daria muito certo:

"Na minha visão, unir Alonso e Raikkonen na mesma equipe seria prejudicial a ambos. Queremos dois pilotos iguais, e que trabalhem juntos", falou Montezemolo. Considerando que Raikkonen tem contrato com a Ferrari até o fim de 2009, as portas de Maranello só estariam abertas para Alonso daqui a dois anos. Má notícia para o espanhol, e um ótimo alento para Felipe Massa. Com os boatos sobre a contratação de Alonso esfriados, o brasileiro fica numa posição bem mais confortável dentro da Ferrari.

Na sua entrevista ao La Gazzeta dello Sport, Luca di Montezemolo também comentou o escândalo sexual envolvendo Max Mosley. Procurando manter um tom bem político, Montezemolo elogiu bastante o presidente da FIA, mas deixou escapar que apóia uma troca no comando da entidade. "Sob um ponto de vista objetivo, a permanência de Mosley não seria algo bom. Agora, tudo depende da sensibilidade dele", afirmou Montezemolo.

Pena que "sensível" não seja um adjetivo que combine com a personalidade de Max Mosley...


"As mudanças de regulamento programadas para 2009 não vão fazer o menor efeito". A frase é de David Coulthard, que usou sua coluna no site da ITV para criticar de forma veemente as novas regras que a FIA pretende introduzir no ano que vem. "Não acredito que a hegemonia das equipes principais será afetada. E as ultrapassagens também não vão aumentar tanto assim. Se querem espetáculo, o correto seria proibir os pit stops, que só atrapalham", disse o escocês. Nesse último ponto, o Blog assina embaixo.

Na Espanha, a notícia mais importante do dia foi o alerta do comissário de meio-ambiente do Parlamento Europeu, Stavros Dimas, que deu um claro aviso aos organizadores do G.P. de Valência: se o novo circuito de rua não obedecer às normas ambientais da União Européia, a corrida pode ser vetada. Ao que parece, o excesso de barulho dos carros da Fórmula 1 poderia "desrespeitar as leis européias de cidadania". Como diria o jornalista Ancelmo Gois: parece frescura. E é.

Mas nem tudo são más notícias no mundo da velocidade. Da Áustria, vem uma novidade animadora e surpreendente, revelada sexta-feira passada pelo Blog do Ico. Inutilizado há cinco anos, o autódromo de Zeltweg vai receber uma reforma completa, financiada pela Red Bull. Melhor ainda: o traçado original da pista - conhecido como o mais rápido da Fórmula 1 nas décadas de 70 e 80 - deve ser parcialmente reconstruído.

Esperar um retorno da Fórmula 1 a Zeltweg é difícil. Mesmo assim, saber que a desafiadora e espetacular pista austríaca está de volta já é uma excelente novidade.


O vídeo do dia é uma verdadeira relíquia. Trata-se de uma rara filmagem a cores da Fórmula 1 na década de 50, quando a categoria ainda começava a sua trajetória. As cenas são do Grande Prêmio da Holanda de 1955, corrida vencida pelo mitológico Juan Manuel Fangio. Completando a dobradinha da Mercedes, o inglês Stirling Moss ficou com a segunda posição, enquanto o brasileiro Hernando da Silva Ramos finalizou em oitavo:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

5 comentários:

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Agora fui eu quem passou um bom tempo sem dar as caras por aqui, né? Não acho que Alonso vá para a Ferrari - pelo menos não tão cedo assim - mas daí para afirmar que o espanhol não pisará em Maranello, aí já acho demais.

Até porque, se não me engano, a Ferrari também desmentiu a contratação de Massa tempos atrás...

Ah, e a declaração de Stravos Dimas me lembra o que disseram as autoridades paulistanas em 2006. Você deve lembrar bem, Gustavo, pois naquela ocasião, Michael Ammermuller percorreu as ruas de São Paulo a bordo de um Red Bull.

E adivinha o que os chefes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disseram? Que o evento incitava os motoristas a desrespeitarem as leis e o limite de velocidade! Conta outra, vai...

Abraço!

GiglioF1 disse...

Gustavo,

Sobre as declarações do Luca , realmente acredito nele...e ele tem toda razão...Postei no meu Blog a mesma noticia...
O interessante é que os ufanistas espanhóis alegam agora que ele só faz isto para baixar o preço do Alonso...

Abraço do Giglio

Vitor disse...

Tá ficando famoso, hein Gustavo?

http://ultimosegundo.ig.com.br/esportes/opiniao/blig_do_gomes/index.html?act=lkpost&arquivohtml=2008_04&postanch=post_19117174&ext=true

Abraço!

Daniel Médici disse...

Esse vídeo é ótimo. Não tanto pela nostalgia, mas o trabalho de câmera dele é fantástico.

A transmissão de hoje movimenta demais a câmera, não usa plano geral, esta mais preocupada com os patrocinadores. E usa tanta parafernalha...

A câmera estática na reta dos boxes é fantástica. É uma câmera que registra o movimento dos carros - e não o movimento dela própria.

Daniel Médici disse...

Esse vídeo é ótimo. Não tanto pela nostalgia, mas o trabalho de câmera dele é fantástico.

A transmissão de hoje movimenta demais a câmera, não usa plano geral, esta mais preocupada com os patrocinadores. E usa tanta parafernalha...

A câmera estática na reta dos boxes é fantástica. É uma câmera que registra o movimento dos carros - e não o movimento dela própria.