sábado, 15 de março de 2008

Pole position do G.P. da Austrália é de Lewis Hamilton

A temporada 2008 da Fórmula 1 vai começar com Lewis Hamilton na frente. Na madrugada deste sábado, o inglês cravou a pole position do Grande Prêmio da Austrália ao bater o surpreendente Robert Kubica, que ainda ficou com uma brilhante segunda posição no grid. Mais atrás, Heikki Kovalainen completou os três primeiros, enquanto Felipe Massa não passou do quarto lugar. Pior ainda foi o dia do campeão Kimi Raikkonen, que enfrentou problemas na bomba de gasolina e deve sair apenas de 16º.

Desde o início do sábado, a BMW já dava sinais de que tinha condições de enfrentar as favoritas McLaren e Ferrari. No treino da manhã, Robert Kubica estabeleceu o tempo mais rápido do fim de semana até ali, com Nick Heidfeld completando a dobradinha da equipe. Os principais candidatos à vitória ficaram somente nas posições intermediárias, sem chamar muita atenção.

O panorama seria diferente na sessão classificatória, quando Heikki Kovalainen praticamente igualou a volta de Kubica logo de imediato. Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton também não demoraram a marcar tempos competitivos, de modo que a atenção ficou voltada para a disputa pelas 16 vagas na segunda parte do treino. Contrariando as expectativas, Nelsinho Piquet foi eliminado já de cara, prejudicado por um erro de tática da Renault.

Mas o piloto brasileiro também teve sua parcela de culpa. Nelsinho cometeu uma seqüência de erros na sua primeira tentativa, precisando voltar à pista a poucos minutos do fim. A Renault segurou Nelsinho por um tempo longo demais, abrindo uma perigosa margem para o azar. E não deu outra: Adrian Sutil rodou na parte mais rápida do circuito, ficando atravessado numa posição perigosa. Nelsinho, que vinha imediatamente atrás, precisou tirar o pé para não bater, perdendo qualquer chance de melhorar seu tempo.
Resultado: uma decepcionante 21ª posição, atrás inclusive da Super Aguri de Takuma Sato. Nelsinho, de fato, não poderia esperar nada pior. A Force India andou relativamente bem, mas ainda não conseguiu superar a barreira da primeira classificação. O veterano Giancarlo Fisichella conseguiu um promissor 17º, com Adrian Sutil fechando em 19º. Além deles, Sebastien Bourdais também foi eliminado de imediato, e vai estrear na Fórmula 1 largando de 18º.

Antes mesmo do início do segundo período do treino classificatório, Kimi Raikkonen parou de repente na entrada no pit lane, dando pinta de pane seca. Na verdade, o problema era na bomba de combustível, mas isso pouco importou no final. Por ter sido empurrado de volta para os boxes, Raikkonen foi impedido de continuar disputando a classificação, e será obrigado a começar o G.P. da Austrália de uma distante 16ª posição.

Logo em seguida, o anfitrião Mark Webber foi o próximo a enfrentar problemas. O australiano teve uma falha no disco de freio e saiu da pista, não conseguindo marcar tempo na segunda parte do treino. Com os problemas dos adversários, a Honda ficou próxima de chegar à superclassificação, mas Rubens Barrichello acabou "barrado" por apenas sete milésimos. Menos mal que Rubinho ainda terminou à frente de um frustrado Fernando Alonso, que precisou se contentar com um fraco 12º posto.

Apenas McLaren, BMW e Toyota emplacaram seus dois carros na superclassificação, completada pelas presenças de Felipe Massa, Nico Rosberg, David Coulthard e Sebastian Vettel. Finalmente, a disputa real começou, e logo ficou claro que a dupla da BMW não ficaria ausente da luta pela primeira posição. Um inspirado Robert Kubica parecia prestes a conseguir uma inédita pole, mas um erro no trecho final da volta bastou para que Lewis Hamilton levasse a melhor.

O inglês estabeleceu 1:25.817s, um tempo somente 0.035s mais rápido do que o de Kubica. A BMW, de qualquer maneira, mostrou capacidade real para lutar por vitórias. Ainda se adaptando à McLaren, Heikki Kovalainen fechou num bom terceiro lugar, logo à frente de Felipe Massa. Contrariando as expectativas, o brasileiro passou longe de brigar pela pole, e parece apostar numa tática de menos paradas para levar vantagem na corrida de amanhã.

Na seqüência, Nick Heidfeld veio num discreto quinto, com o leão de treino Jarno Trulli completando os seis primeiros. Mesmo sem aparecer muito, Nico Rosberg, David Coulhard, Timo Glock e Sebastian Vettel também tiveram boas participações, e fecham o top 10 do grid do G.P. da Austrália. Logo a seguir, o resultado do treino classificatório deste sábado:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:26.714s
2. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:26.869s
3. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.079s
4. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:27.178s
5. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:27.236s
6. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.527s
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.687s
8. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:29.041s
9. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:29.593s
10. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, sem tempo
11. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:26.173s
12. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:26.188s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:26.259s
14. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:26.413s
15. Mark Webber/Austrália/Red Bull, sem tempo
16. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, sem tempo
17. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:27.207s
18. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:27.446s
19. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:27.859s
20. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:28.208s
21. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:28.330s
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:29.059s

O Grande Prêmio da Austrália tem largada marcada para a 1:30h da madrugada de sábado para domingo, e terá transmissão ao vivo da Rede Globo. Amanhã, o Blog volta repercutindo o resultado do treino classificatório, e fazendo algumas últimas previsões para a corrida. Até!

Crédito das fotos: http://www.gpupdate.net/

7 comentários:

Flávio Benvenuto disse...

A temporada promete algumas emoções. Massa precisará de mais regularidade se quiser chegar longe.Hamilton é um grande piloto, mas acredito que ainda está em fase de amadurecimento.

Parabéns pelo Blog.Colocarei entre os meus favoritos.
Se tiver tempo, dá uma acessada www.pelalinhadefundo.blogspot.com .Estamos ampliando de web radio para um blog tb com postagens sobre futebol e F1. abraço

Anônimo disse...

apesar do bom tempo, com certeza é uma corrida que prepara grandes surpresas... digo isto porque a partir de agora um piloto deve saber dosar o pé direito, pois uma coisa é dar uma volta rápida e a outra é ter que dar muitas voltas rápidas sem deixar o pneu quadrado... encontrar um bom ritmo de corrida sem desgastar prematuramente os pneus será algo interessante de se ver... vai valer mais a cabeça do que a técnica de velocidade pura :D !!!

abraços

Anônimo disse...

Oi Gustavo,

Adorei a classificação ontem! Senti que a emoção voltou à F-1 e isso me deixa muito feliz. Uma pena o desempenho do Nelsinho, mas quem sabe ele consiga algo melhor durante a corrida. Fiquei feliz pelo Barrichello e mais ou menos pelo Massa. Ele poderia ter aproveitado a saída do Kimi para tentar algo melhor, mas a gente não sabe a quantidade de gasolina que ele tem no tanque.

Ah, respondemos a sua pergunta pelo Ao Vivo. Se der, passe por lá hoje, estaremos transmitindo novamente. =)

Beijos

Anônimo disse...

Torcia pelo Hamilton mas certamente me surpreendeu não ver ninguém na 'cola' dele ...... Kubica em 2º e Heidfeld em 5º é pra BMW mostrar quem vai brigar pela 3ª colocação entre as equipes....... cadê a Renault ??? !!!

Anônimo disse...

E aí Gustavo... a história se repete, hein... o Nelsinho vai largar na mesma 21ª posição do pai quando este estreou há 20 anos. Só que antes o grid tinha 24 pilotos.

Ah, se o Kubica não escapa... cravava a pole!!!

Agora vão os palpites de pontuadores:

1)Hamilton
2)Kubica
3)Massa
4)Heidfeld
5)Kimi
6)Rosberg
7)Alonso
8)Trulli

Abraços!!!

Anônimo disse...

Corrigindo:
Nelson Piquet estreou em 1978, portanto, há 30 anos.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelos comentários! Desculpe por demorado tanto para respondê-los, mas o fim de semana foi corrida demais...

Phigo: Você acertou, a corrida foi recheada de surpresas mesmo! Agora, já esperamos com ansiedade o G.P. da Malásia.

Guilherme: Essa coincidência é bem interessante realmente. Mas precisamos considerar que o Nelsão estreou de Ensign, um carro bem menos competitivo do que a Renault do Nelsinho...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho