sexta-feira, 14 de março de 2008

Ferrari e McLaren ditam o ritmo na sexta-feira do G.P. da Austrália

Se depender dos treinos de sexta-feira do Grande Prêmio da Austrália, a temporada 2008 da Fórmula 1 estará restrita a mais um duelo à parte entre Ferrari e McLaren. Na primeira sessão oficial da prova de Melbourne, Kimi Raikkonen cravou a volta mais rápida do fim de semana até aqui, superando seu rival Lewis Hamilton em cerca de um décimo. O inglês liderou o segundo treino do dia, mas não conseguiu bater o tempo que Raikkonen havia estabelecido mais cedo.

Logo atrás do dois, Felipe Massa e Heikki Kovalainen completaram os quatro primeiros da sexta-feira, provando que Ferrari e McLaren continuam um degrau acima da concorrência. Assim como no ano passado, as duas equipes parecem estar praticamente igualadas, embora a Ferrari seja a favorita da maioria. Daqui a pouco, no treino classificatório que começa à meia-noite, a Fórmula 1 vai conhecer qual delas tem mais poder de fogo. Agora, é esperar para ver.

Ao mesmo tempo, a disputa da "segunda divisão" mostra um equilíbrio surpreendente. Consideradas as equipes mais fortes desse pelotão, BMW e Renault tiveram um desempenho bastante discreto nesta sexta, terminando apenas nas posições intermediárias. O time alemão, em especial, não conseguiu mais do que o 11º lugar de Robert Kubica, e ainda sofreu uma quebra de câmbio no carro de Nick Heidfeld.

Por sua vez, a Renault fez apenas um nono tempo com Fernando Alonso, que demostrou toda a instabilidade do novo R208 em várias pequenas saídas de pista. Bem distante do espanhol, Nelsinho Piquet não passou de 20º, tendo perdido boa parte dos treinos em virtude de uma rodada na primeira sessão. Pode não fazer tanta diferença assim, mas Nelsinho começou seu primeiro fim de semana na Fórmula 1 com o pé esquerdo.

Com as dificuldades de BMW e Renault, a Red Bull se aproveitou para emplacar um quinto e um sexto lugares, com Mark Webber à frente de David Coulthard. O time das bebidinhas energéticas, porém, deu toda a pinta de ter andado com o tanque vazio. Mais atrás, vale destacar ainda as participações razoáveis de Toyota e Williams, e a promissora décima posição de Giancarlo Fisichella, que mostrou uma consistência impressionante com o novo modelo da Force India.

Rubens Barrichello encerrou os treinos de sexta em 15º, sem chamar muita atenção. Seu companheiro Jenson Button foi dois décimos mais rápido, fechando na 13ª posição. Na lanterna da tabela de classificação, a Super Aguri provou que vai ter um ano de enormes dificuldades. Destoando bastante do restante do pelotão, Takuma Sato e Anthony Davidson não conseguiram emplacar nenhuma longa seqüência de voltas, e ainda terminaram com tempos realmente fracos.

Logo abaixo, a tabela combinada dos tempos de sexta-feira do Grande Prêmio da Austrália:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:26.461s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:26.559s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:26.958s
4. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.114s
5. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:27.473s
6. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:28.037s
7. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.292s
8. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.352s
9. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:28.360s
10. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:28.469s
11. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:28.579s
12. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:28.582s
13. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:28.632s
14. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:28.731s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:28.849s
16. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:28.957s
17. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:29.077s
18. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:29.161s
19. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:29.363s
20. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:29.518s
21. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:30.663s
22. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:31.527s

O terceiro treino livre do G.P. da Austrália está marcado para as 21 horas de Brasília, ainda nesta sexta. Mais tarde, à meia-noite, a Fórmula 1 define o grid de largada para a prova de domingo, em sessão que será transmitida ao vivo da Rede Globo.


A proibição do controle de tração não chegou a produzir uma revolução no comportamento dos carros, mas é inegável que os pilotos precisaram adaptar seus estilos de pilotagem. Nesta sexta, a freqüência de pequenas derrapagens controladas nas saídas de curva foi impressionante, especialmente no grampo que antecede a entrada do box de Melbourne. Sem dúvidas, os pilotos serão obrigados a dosar o acelerador quando estiverem em velocidade mais lenta. A largada da corrida de domingo será bem interessante...

Dessa vez, BMW, Williams e Red Bull foram as equipes que enfrentaram problemas mecânicos. Nick Heidfeld parou com uma pane hidráulico no treino da manhã, enquanto Nico Rosberg perdeu bastante tempo de pista em virtude de uma falha de câmbio. Por sua vez, David Coulthard teve uma quebra de motor logo no início das atividades, mas se beneficiou das novas regras e pôde trocá-lo sem sofrer punições.

O aumento na instabilidade dos carros causou um crescimento razoável no número de saídas de pista, como já se pôde perceber nos treinos desta sexta. Fernando Alonso, por exemplo, cortou duas vezes seguidas a chicane Clark. De forma semelhante, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa e Mark Webber também encontraram dificuldades, assim como os novatos Kazuki Nakajima e Nelsinho Piquet. Uma rodada do brasileiro, aliás, chegou a causar uma bandeira vermelha na primeira sessão.


Vamos dar uma voltinha com Felipe Massa? Pois bem, o vídeo do dia é justamente uma filmagem onboard do brasileiro durante os treinos livres desta sexta-feira. Repare pelo som como a reaceleração não é mais feita em "patadas", mas de uma maneira mais suave. Em alguns momentos - como nas marcas de 1:09s e 1:34s - dá para perceber muito bem a dificuldade que Massa tem para manter o carro na pista.



Até mais!

Crédito das fotos: www.gpupdate.net

4 comentários:

Leandrus disse...

Esse treino não teve grandes surpresas; na minha opinião, o maximo mesmo foi a 10º posição do Fisichella com a Force India. Não me surpreendi com as posições discretas da BMW porque lembro que ano passado elas também costumavam ser discretas em alguns treinos de sexta feira.

Só dá pena a situação da Super Aguri mesmo; vai ser a nova Spyker do grid...

Ateh!

Anônimo disse...

Gustavo, vc. já viu o resultado final do último treino que aconteceu? A BMW ficou em primeiro e segundo com Kubica liderando. Será um indício de que eles podem vencer?

Um abraço.

Blog F1 Grand Prix disse...

Edvaldo,

Eu apostei que a BMW venceria uma prova neste ano, mas acho prematuro esperar isso já no G.P. da Austrália. De qualquer maneira, a BMW parece realmente ser a melhor equipe da "segunda divisão", como eu já tinha comentando neste post dos treinos de sexta. Pelo visto, este palpite eu vou acertar!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Vitor disse...

Grande Gustavo, beleza? Bom, imagino que neste momento você deve estar vendo o treino, hehehe!

Valeu mesmo pelos elogios ao podcast, e se quiser mandar perguntas, sinta-se à vontade!! Será um prazer respondê-las!! O e-mail é gtfmpodcast@gmail.com

Seus palpites já estão computados, boa sorte!!

Abraço!