domingo, 23 de março de 2008

Análise do Grande Prêmio - Malásia/Sepang (23/03/08)

Análise dos pilotos:

Kimi Raikkonen
Não fez a pole e nem a volta mais rápida, mas merece a nota máxima por ter imposto uma derrota tão desmoralizante ao companheiro Felipe Massa. O "Homem de Gelo" está de volta. A McLaren que se cuide...
Nota: 10

Robert Kubica
Pelo segundo fim de semana consecutivo, superou Heidfeld na classificação com alguma facilidade. No ritmo em que está, a primeira vitória pode vir a qualquer momento. Basta ter um pouquinho de sorte...
Nota: 9

Heikki Kovalainen
Poderia estar liderando o campeonato se não tivesse sido prejudicado pelo safety car na Austrália. A punição de cinco posições no grid era evitável, mas Kovalainen compensou com uma performance rápida e consistente.
Nota: 8

Jarno Trulli
Resultado brilhante. Liderou o primeiro trecho da classificação, conseguiu um excepcional terceiro lugar no grid e - surpresa! - não perdeu ritmo no dia da corrida. Se continuar assim, vai pontuar com muita regularidade em 2008.
Nota: 9

Lewis Hamilton
Não era o fim de semana do inglês. A chuva que poderia ajudar não veio, e Hamilton precisou recuperar as posições na pista. Provavelmente chegaria no podium, mas o tempo perdido nos boxes atrapalhou bastante.
Nota: 7

Nick Heidfeld
Perdeu cinco posições ao se enroscar com Trulli na primeira volta. Mesmo assim, não desistiu nunca, marcou a volta mais rápida da corrida e ainda salvou três pontinhos. A dupla ultrapassagem sobre Alonso e Coulthard valeu o dia.
Nota: 7

Mark Webber
Foi muito pressionado por Hamilton e Alonso, mas não cometeu nenhum erro. Superou seu companheiro Coulthard sem maiores dificuldades, e já começa a se impor como o principal piloto da Red Bull.
Nota: 8

Fernando Alonso
Mais uma vez, fez o máximo que o carro da Renault permitiu. Assim como na Austrália, pilotou de forma muito agressiva, sem receber nenhuma recompensa dessa vez. Por enquanto, vitórias estão fora de cogitação.
Nota: 7

David Coulthard
Durante o fim de semana, surgiu o rumor de que Coulthard poderia se aposentar no final da temporada para virar comentarista de televisão. Se o escocês continuar assim, seu destino vai acabar sendo esse mesmo.
Nota: 5

Jenson Button
A décima posição foi um resultado razoavelmente promissor para a Honda. Dessa vez, bateu Barrichello de maneira tranqüila, e poderia ter pontuado se o número de abandonos fosse um pouco maior.
Nota: 6

Nelsinho Piquet
Quase não foi notado durante o fim de semana do G.P. da Malásia. O que, no seu caso, é até um bom sinal. Andou próximo de Alonso nos treinos, e completou a corrida sem nenhum erro significativo.
Nota: 5

Giancarlo Fisichella
Já começa a aparecer como o líder da Force India. Manteve um ritmo de corrida decente, e terminou à frente de pilotos da Honda e da Williams. No fim, um resultado que precisa ser encarado como promissor.
Nota: 6

Rubens Barrichello
Atrapalhou-se nos boxes de novo, e esteve longe de acompanhar o desempenho de Button. Os problemas de câmbio prejudicaram a sua performance, mas Rubinho esteve bem abaixo do esperado após a ótima atuação na Austrália.
Nota: 4

Nico Rosberg
Não se achou na Malásia. Enfrentando dificuldades de aquecimento de pneu, largou lá de trás e mostrou ainda ser um piloto impaciente. Tirou Glock da corrida e precisou trocar o bico, perdendo qualquer chance de pontuar.
Nota: 3

Anthony Davidson
Continua perdendo para Sato nas disputas de grid, mas o seu ritmo de corrida é bem mais forte. Finalizou a prova apenas uma volta atrás do líder Raikkonen. Para um piloto da Super Aguri, uma performance elogiável.
Nota: 5

Takuma Sato
Teve o mérito de não largar da última fila pelo segundo G.P. consecutivo. Na prova, procurou não atrapalhar os líderes, e conseguiu superar Nakajima na disputa interna dos japoneses. Um motivo para comemoração, pelo menos.
Nota: 4

Kazuki Nakajima
Um fim de semana bastante complicado para o japonês. Punido em dez posições no grid, saiu em último, teve um pneu furado e ainda rodou no finalzinho. Pelo menos ainda terminou a prova, mesmo que na última posição.
Nota: 3

Sebastian Vettel
Vinha fazendo uma prova sossegada quando o motor quebrou, a quinze voltas da bandeirada. É reconhecido como um piloto de imenso talento, mas não tem como fazer milagre com a Toro Rosso.
Nota: 6

Felipe Massa
Só não leva a nota mínima por causa da performance no sábado. Mas jogou sua corrida fora após cometer um erro estúpido, quando já era superado por Raikkonen. Precisa recuperar a confiança da Ferrari. Antes que seja tarde demais...
Nota: 2

Adrian Sutil
Desempenho muito fraco na classificação, e mais um abandono prematuro. Aos poucos, vai sendo ofuscado pelo companheiro Fisichella. Se não reagir, pode ver sua carreira na Fórmula 1 estragada.
Nota: 2

Timo Glock
Teve uma performance razoável no treino classificatório, e poderia brigar por pontos se não tivesse largado tão mal. Não teve culpa no acidente com Rosberg, mas já começa a dever em relação a Trulli.
Nota: 4

Sebastien Bourdais
Depois da sensacional atuação na Austrália, experimentou sua primeira frustração na Fórmula 1. O abandono na primeira volta foi fruto de um erro totalmente seu. Por hora, porém, Bourdais está com crédito na Toro Rosso.
Nota: 3

Análise das equipes:

McLaren
Faltou uma comunicação por rádio mais eficaz para evitar as punições que jogaram seus pilotos para o meio do grid. Na corrida, poderia ter arriscado uma estratégia mais agressiva para Hamilton, que perdeu tempo demais no tráfego.
Cotação: **

BMW
Mais um desempenho promissor da equipe alemã. Kubica não ficou tão longe assim das Ferrari, e Heidfeld estabeleceu a volta mais rápida da corrida. A primeira vitória está logo ali. Só falta um pouco de sorte.
Cotação: ****

Ferrari
Não teve nenhuma culpa no abandono de Massa. Se o brasileiro não tivesse rodado sozinho, o time de Maranello teria conseguido uma dobradinha categórica. Em Sepang, foi a Ferrari quem deu as cartas.
Cotação: ****

Williams
Sem dúvida alguma, a grande decepção do fim de semana. Problemas de aquecimento de pneu minaram o desempenho dos pilotos da Williams, que terminaram a prova atrás até da Force India de Fisichella.
Cotação: *

Renault
Alonso salvou um pontinho, mas o carro é o mais lento da chamada "segunda divisão". A Renault promete novidades somente para o G.P. da Espanha. Até lá, seus pilotos vão precisar contar com a sorte para marcar pontos.
Cotação: **

Toyota
Em apenas uma prova, já marcou mais de 40% dos pontos do ano passado. Trulli fez uma excelente corrida, mostrando todo o potencial da equipe japonesa. Conquistar um podium não é um objetivo tão distante assim.
Cotação: ****

Red Bull
O acidente de Coulthard na sexta quase eliminou a Red Bull do G.P. da Malásia, mas a equipe se recuperou e somou dois importantes pontos com Webber. Os problemas de confiabilidade parecem finalmente ter sido solucionados.
Cotação: ***

Toro Rosso
Bourdais rodou no início e Vettel quebrou no final. Mas a Toro não poderia mesmo esperar muito do G.P. da Malásia. Em condições normais, pontuar vai ser bem difícil para a "filial" da Red Bull.
Cotação: *

Honda
Depois do animador G.P. da Austrália, a Honda teve uma atuação bastante mediana na Malásia. A tendência é que a equipe japonesa continue assim nas próximas corridas, mas ainda há muito espaço para evolução.
Cotação: **

Force India
O time indiano chegou ao fim de um G.P. pela primeira vez em sua curta história. Fisichella foi 12º, provando que a equipe novata tem alguma chance de surpreender ao longo do ano. Pena que Sutil esteja passando por uma tremenda má fase.
Cotação: **

Super Aguri
Ganha uma estrelinha a mais por ter levado os dois carros ao fim da corrida. Para a Super Aguri, isso já é alguma coisa.
Cotação: **

Análise da corrida:

O G.P. da Malásia não foi a corrida mais chata da história, mas também esteve longe de empolgar. Alguns lances isolados ajudaram a espantar o tédio, como a animada briga entre Alonso, Coulthard e Heidfeld logo de início, e a rodada que tirou Massa da prova. De maneira geral, porém, a corrida pode ser classificada como insossa. A expectativa criada pelo emocionante G.P. da Austrália e pela previsão de chuva deixou um sentimento de frustação no final.
Nível da corrida: Regular

Análise do campeonato:

Assim como no ano passado, a tendência é que o campeonato seja bem mais emocionante do que as corridas, em si. Até agora, Ferrari e McLaren ainda não tiveram uma oportunidade de duelar em condições normais, mas a equipe italiana pinta como favorita para os próximos G.Ps. A diferença é que neste ano a BMW também aparece com possibilidades de brigar por vitórias. Se evoluir só mais um pouquinho, o time alemão tem condições de transformar a disputa pelo título numa batalha tríplice.
Nível do campeonato: Muito Bom

Balanço dos Palpites:

Vitória - Lewis Hamilton. O vencedor foi Kimi Raikkonen
Pole Position - Lewis Hamilton. O pole position foi Felipe Massa
Primeiro abandono - Kazuki Nakajima. O primeiro piloto a abandonar foi Sebastien Bourdais
Decepção do G.P. - Toyota. Sem dúvidas, a decepção do G.P. da Malásia foi a Williams
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton (Kimi Raikkonen)
2. Kimi Raikkonen (Robert Kubica)
3. Felipe Massa (Heikki Kovalainen)
4. Heikki Kovalainen (Jarno Trulli)
5. Robert Kubica (Lewis Hamilton)
6. Nick Heidfeld (PALPITE CORRETO)
7. Fernando Alonso (Mark Webber)
8. Nico Rosberg (Fernando Alonso)

Dessa vez, o Blog foi bem mal nas suas apostas. Tudo bem que os metereologistas atrapalharam - afinal, meu palpite em Hamilton para a vitória baseou-se na expectativa de uma prova com chuva - mas isso não é desculpa para a sucessão de erros deste fim de semana. Apostei na Toyota como decepção do G.P. da Malásia e errei feio: o quarto lugar de Trulli queimou a minha língua. Ao menos, Nick Heidfeld salvou a minha honra ao finalizar em sexto, como eu havia "previsto".
Nível dos palpites: Ruim

Por hoje, é só. Nos vemos por aí!

15 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Gustavo. Conferir as análises da corrida foi mais interessante que a própria corrida!

Concordo com suas análises e acrescento que daqui a pouco Felipe Massa precisará recuperar também a confiança dos torcedores de seu país. Talvez esteja sendo precipitada e exagerada nessa afirmação mas é melhor confiar em si próprio logo e encarar a pressão — e como vc disse — "antes que seja tarde demais...".

A Mclaren realmente precisa se cuidar. A estratégia para Lewis com certeza poderia ter sido bem melhor. Mas acho que ele fez o possível diante das circunstâncias, e dias dias melhores virão, para ele, e para a Mclaren.

Até mais.

Anônimo disse...

Você foi muito generoso (pra não dizer parcial... rsrs) em dar 10 pro Kimi e ter dado 9 pro Hamilton na Austrália. O Kimi não fez nem a pole nem a volta mais rápida e não ultrapassou ninguém na pista. Méritos foi ter acompanhado o Massa de perto até dar o bote final no pit.

Num podcast você disse que esperava que a Toyota fizesse uns 40 pontos e a Aline até exclamou: “40 pontos, Gustavo!!!”. Confesso que até fiquei surpreso com os 40 pontos, mas depois desses 2 GPs acho que pode ficar próximo disso.

Além do podium e da melhor volta a BMW, segundo os comentaristas da Globo, fez o melhor trabalho de pit. Já achava que ela tinha a melhor dupla de pilotos e a continuar assim vai chegar ao fim da temporada brigando pelo título.

O nível da corrida, pra mim, foi fraco!

Grande Abraço!

Anônimo disse...

Gustavo,
discordo da nota 2 pro Massa. A nota correta dele é zero mesmo. Todos sabemos que o piloto de Botucatu vira leão quando larga na pole. Pois mesmo assim, não teve cabeça pra evitar o assédio de Raikkonen na primeira parte, perdeu a ponta no pit e foi ficando pra trás até cometer esse erro de principiante. O que mais frustra é ele não ter reconhecido que errou, o que todo mundo viu. Só por isso merece zero. Ele disse depois que a temporada começa agora. Discordo. Como escrevi no meu blog, ela terminou pra ele. Não só por causa de Raikkonen ou Lewis, mas pelos novos pilotos que demonstram muito mais apetite. Massa lembra aqueles jogadores que pulam direto dos juvenis para os veteranos e deixam um vazio atrás. Uma pena pois ele teve a chance que Emerson, Piquet e Senna sonharam: pilotar e conquistar um título pela Ferrari.
Abração.

Leandrus disse...

É, a BMW tah perto da vitória, mas acho que Kubica ou Heidfeld só vencerão pela primeira vez quando acontecer algo como na vitória do Button na Hungria em 2006; a BMW ainda não consegue acompanhar o ritmo da Mclaren e da Ferrari...

Ateh!

Marcos Antonio disse...

A corrida foi bem sonolenta mesmo...assim como da 95% das corridas em Sepang,Só que a expectativa de chuva e ótima corrida em Melbourne criou uma esperança de tivesse espetáculo em todas as corridas...Não fique triste se acertou Heidfeld nos palpites,eu não acertei ninguém....

Abraços!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Priscila: Valeu pelos elogios! A situação do Massa se complicou, mas ele ainda tem capacidade de se recuperar. Desde já, ele é a minha aposta para o Bahrein, onde venceu no ano passado. Mas, sem dúvida alguma, a paciência da imprensa italiana já está acabando...

Guilherme: Vou ser honesto com você: na Austrália, fiquei com a impressão de que o Kovalainen poderia ter vencido se o safety car não tivesse entrado na pista. O finlandês estava mais rápido do que o Hamilton, e tinha acabado de fazer a melhor volta da prova. Foi por isso que Hamilton não levou 10: havia uma possibilidade dele perder a vitória para o companheiro. Por sua vez, Raikkonen venceu de maneira incontestável na Malásia. Nem Massa, nem mais ninguém ameaçou o triunfo do finlandês.

Emanuel: Também fiquei decepcionado com a atitude do Massa, que reluta em admitir o erro. Esses abandonos que ele teve agora vão fazer falta mais tarde. Já de cara, Massa ficou em séria desvantagem na luta pelo título.

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Não é de hoje, mas desde o seu início de carreira de jornalista, ainda nos corredores do colégio você parece ter certa implicancia com os pilotos brasileiros.. Dessa vez o Massa merece ser de fato criticado, mas acho que foste um pouco duro demais com os outros dois.. Alias agora que eu comecei a acompanhar um pouco mais a F1 e entender um pouquinho mais dos carros (até que enfim..) já começo a concordar quando você defendia o Rubinho nas comparações com o Massa. Enfim, apareça.. abraços guga.

Lucas Vivone

Unknown disse...

Lucas, era justamente por vc não acompanhar tanto a F1 que deveria ficar com um pé atras com os coments do povo... mas digo, Burrinho pé de Chinello sempre foi 2. piloto das equipes que correu, foi assim na jordam, na stewart, ferrari, e está sendo na honda.

ano passado ele levou um "chocolate" do button, na corrida da austrália não levou pq ele abandonou (bateu, bateram nele, não lembro)...

Nigel Massa está indo pelo mesmo caminho... ano passado ele começou mal, se "aprumou" e no fim teve que ser bloquer do kimi, esse ano, do jeito que vai, ele vai pelo mesmo caminho... sem falar, que esse ano ele tem ainda toda a imprensa "metendo o pau" nele, coisa que ano passado ele não tinha...

Alonso na Ferrari, acho difícil, mas o Vettel, é bem mais fácil... além da estreita relação entre Ferrari-STR, tem o Berger que foi piloto da Ferrari... ou seja, ele é admirado lá!!! e o Briatore não vai querer perder o Alonso. Ano que vem, se não me engano, acabam os contratos de patrocínio que o Alonso levou com ele para a McLaren, e onde eles vão parar ano que vem? na Renault, lógico.

resumindo, Massa na STR ano que vem, e Vettel na Ferrari.

qto ao Piquezinho, acho que ele ainda tem que comer mto feijão... mas pelo menos parou de falar asneiras... já um bom começo!!! so espero que o reizinho da barriga dele não suba na cabeça qdo ele começar a se entender como gente lá naquele circo!!!

[]'s

Anônimo disse...

Gustavo,

Notas perfeitas. Não mudaria uma vírgula.

Os comentários sobre outras categorias já estão fazendo falta. Ontem, no Speed Channel, estavam passando um replay do Campeonato Inglês de F3. Vi o nome de Greg Mansell, filho de Nigel.

Pela pontuação, percebi que ele não estava tão bem no campeonato.

Anônimo disse...

A BMW está muito bem, acho que na briga com RedBull e Toyota eles levam o posto de 3ª melhor esse ano...... ambos os pilotos podem vencer uma prova caso Ferrari e McLaren continuem 'vacilando'

Anônimo disse...

A BMW está muito bem, acho que na briga com RedBull e Toyota eles levam o posto de 3ª melhor esse ano...... ambos os pilotos podem vencer uma prova caso Ferrari e McLaren continuem 'vacilando'

Carlos Garcia disse...

Grande Gustavo... analisar uma corrida um pouco mais fraca como essa não é fácil, risos...

Já considero essas notas para o ranking que vou fazer, falta apenas a das equipes, depois vc me manda!!!

Hoje falarei sobre o projeto no "Mundo Veloz"!!!

Abração

Anônimo disse...

O heidfeld já mereceia uma vitória na F1.

Abraços

Pezzolo disse...

você deu 10 e 2 pra RAI e MAS. Eu dei 8 e 4. Vão falar que eu sou Massista no ranking dos blogueiros!

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, perdoem-me pela falta de atenção! Infelizmente, o tempo tem estado muito corrido para mim, e isso me impede de responder os seus comentários individualmente. Foi mal!

Grande abraço a todos,

Gustavo