domingo, 10 de fevereiro de 2008

Weekend Update - Mundial de Rally

Jari-Matti Latvala não deu sopa ao azar e confirmou hoje sua vitória no Rally da Suécia, segunda etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally. O triunfo no gelo sueco foi histórico para o finlandês, que ele se tornou, aos 22 anos, o piloto mais jovem da história a vencer na categoria. A marca anterior era do saudoso Henri Toivonen, estabelecida em meados de 1980, quando Toivonen contava 24 anos de idade.

Líder desde o primeiro dia de competições, Latvala manteve um ritmo forte e consistente ao longo de todo o fim de semana. Após vencer seis estágios consecutivos na sexta, o finlandês apenas precisou administrar sua vantagem, triunfando com quase um minuto de distância para Mikko Hirvonen. Na seqüência, completando a trinca da Ford, veio o italiano Gigi Galli.

"É um sonho ganhar já na minha segunda participação por uma equipe de fábrica. Honestamente, nunca achei que poderia vencer: a ficha só caiu hoje de manhã!", disse Latvala. Um dos primeiros a congratular o finlandês foi justamente o bicampeão Marcus Grönholm, que se aposentou ano passado e abriu a vaga ocupada por Latvala na Ford: "Aposto que ele nunca vai esquecer este sentimento. Sem dúvidas, Jari-Matti tem um grande futuro pela frente".

O Rally da Suécia foi especialmente difícil para a Citröen. Depois de capotar na sexta, Sebastien Loeb precisou abandonar a disputa no sábado, perdendo a liderança do campeonato. Por sua vez, Daniel Sordo sofreu uma penalização de cinco minutos por ter trocado de motor, mas ainda salvou um sexto lugar. Já a dupla da Subaru, mais uma vez, teve uma atuação discreta. Petter Solberg foi apenas o quarto, enquanto Chris Atkinson enfrentou problemas e não passou de 21º.

Na categoria Produção, o vencedor foi o finlandês Juho Hanninen, que terminou em oitavo no geral. Mais atrás, Henning Solberg apareceu somente em 13º, mas saiu como o grande destaque deste domingo. Sem nada a perder após ficar para trás nos primeiros dias de competição, o norueguês acelerou tudo o que podia e foi o mais rápido em quatro dos seis estágios de hoje.

Com os resultados da Suécia, Mikko Hirvonen lidera o campeonato do Mundial de Rally, somando dezesseis pontos. Logo atrás, Sebastien Loeb e Jari-Matti Latvala aparecem empatados em dez, enquanto Gigi Galli e Petter Solberg têm nove pontos. A seguir, a classificação final do Rally da Suécia.

1. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, 2h46:41.2s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 58.3s
3. Gigi Galli/Itália/Ford, a 2:23.2s
4. Peter Solberg/Noruega/Subaru, a 2:59.4s
5. Andreas Mikkelsen/Noruega/Ford, a 5:46.0s
6. Daniel Sordo/Espanha/Citroën, a 7:13.1s
7. Toni Gardemeister/Finlândia/Suzuki, a 10:35.3s
8. Juho Hanninen/Finlândia/Mitsubishi, a 12:27.5s
9. Mads Ostberg/Noruega/Subaru, a 13:28.5s
10. Jari Ketomaa/Finlândia/Subaru, a 13:50.7s

Agora, a próxima etapa do Mundial de Rally acontece no México, entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março. Nesta segunda, o Blog volta com a última edição do Weekend Update deste fim de semana, destacando as atividades da Nascar e o Balanço dos Palpites. E, mais tarde, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/

3 comentários:

Gui Vieira disse...

Tá aí o video da capotagem do Loeb:

http://br.youtube.com/watch?v=zwSkGyeo9kQ

Ate os maiores erram assim... correr no gelo deve ser terrível para quem não é tão do norte..

kimi_cris disse...

Grande vitória para Latvala, parece que o jovem finlades vai ter futuro.

Blog F1 Grand Prix disse...

Gui,

Obrigado pela dica! Vai ser esse mesmo o vídeo de hoje à noite...

Grande abraço!

Gustavo Coelho