Continuamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é fazer uma espécie de apresentação da próxima temporada da Fórmula 1, incluindo análises e palpites sobre cada uma das equipes da categoria. Sem perder mais tempo, vamos em frente:
10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto
9. A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
8. A Honda vai passar por mais um ano difícil
Na Honda, nem Ross Brawn faz milagre. Ao menos, por enquanto. Após uma temporada tenebrosa em 2008, a equipe japonesa ainda deve demorar um pouco para se recuperar. A estrutura é boa e os recursos financeiros estão lá, mas o time precisou revisar todo o projeto do péssimo carro do ano passado para conceber o novo RA108. Na Fórmula 1, mudanças tão radicais assim não costumam surtir efeito imediato.
Em termos visuais, o novo carro é um dos mais diferentes do grid. Ao contrário de suas adversárias, a Honda optou por manter um bico alto, seguindo uma tendência do fracassado modelo da última temporada. Mas, tirando isso, o RA108 é quase inteiramente novo. Concedido sem o "toque" de Ross Brawn - contratado somente quando o modelo já estava em fase de finalização - o novo carro começou mal nos testes de pré-temporada, já derrubando o moral dos torcedores da Honda.
Mas ainda há esperança. E ela atende pelo nome de Ross Brawn. Uma das peças principais do período de ouro da Ferrari, o engenheiro inglês ganhou status de "salvador da pátria" na Honda. Sua tarefa é árdua, mas Brawn já passou por desafios semelhantes em outras fases de sua carreira. O ano sabático não tirou não o apetite do ex-estrategista da Ferrari, que conta com uma dupla de pilotos reconhecidamente boa para tirar a Honda do fundo do poço.
Embora tenha apenas 28 anos, Jenson Button já pode ser considerado um veterano da Fórmula 1. Apesar de ter vencido apenas uma vez em 135 largadas na categoria, sua reputação continua inabalada. Button é considerado por muitos um dos pilotos mais talentosos, mas ainda não teve uma chance real de lutar pelo título. O problema é que o prazo começa lentamente a se esgotar. Se continuar no marasmo da Honda por mais um tempo, Button corre sério risco de jamais provar o seu verdadeiro potencial.
Por sua vez, Rubens Barrichello entra na temporada 2008 com uma motivação especial: quebrar o recorde de mais participações em G.Ps, ainda pertecente a Riccardo Patrese. Mas Rubinho tem outro motivo para acelerar no próximo campeonato. Cumprindo seu último ano de contrato com a Honda, ele precisa mostrar que ainda merece espaço na Fórmula 1. Se repetir os resultados decepcionantes de 2007, Rubinho ficaria perigosamente perto da aposentadoria compulsória.
9. A Super Aguri vai ser a lanterna da temporada
8. A Honda vai passar por mais um ano difícil
Na Honda, nem Ross Brawn faz milagre. Ao menos, por enquanto. Após uma temporada tenebrosa em 2008, a equipe japonesa ainda deve demorar um pouco para se recuperar. A estrutura é boa e os recursos financeiros estão lá, mas o time precisou revisar todo o projeto do péssimo carro do ano passado para conceber o novo RA108. Na Fórmula 1, mudanças tão radicais assim não costumam surtir efeito imediato.
Em termos visuais, o novo carro é um dos mais diferentes do grid. Ao contrário de suas adversárias, a Honda optou por manter um bico alto, seguindo uma tendência do fracassado modelo da última temporada. Mas, tirando isso, o RA108 é quase inteiramente novo. Concedido sem o "toque" de Ross Brawn - contratado somente quando o modelo já estava em fase de finalização - o novo carro começou mal nos testes de pré-temporada, já derrubando o moral dos torcedores da Honda.
Mas ainda há esperança. E ela atende pelo nome de Ross Brawn. Uma das peças principais do período de ouro da Ferrari, o engenheiro inglês ganhou status de "salvador da pátria" na Honda. Sua tarefa é árdua, mas Brawn já passou por desafios semelhantes em outras fases de sua carreira. O ano sabático não tirou não o apetite do ex-estrategista da Ferrari, que conta com uma dupla de pilotos reconhecidamente boa para tirar a Honda do fundo do poço.
Embora tenha apenas 28 anos, Jenson Button já pode ser considerado um veterano da Fórmula 1. Apesar de ter vencido apenas uma vez em 135 largadas na categoria, sua reputação continua inabalada. Button é considerado por muitos um dos pilotos mais talentosos, mas ainda não teve uma chance real de lutar pelo título. O problema é que o prazo começa lentamente a se esgotar. Se continuar no marasmo da Honda por mais um tempo, Button corre sério risco de jamais provar o seu verdadeiro potencial.
Por sua vez, Rubens Barrichello entra na temporada 2008 com uma motivação especial: quebrar o recorde de mais participações em G.Ps, ainda pertecente a Riccardo Patrese. Mas Rubinho tem outro motivo para acelerar no próximo campeonato. Cumprindo seu último ano de contrato com a Honda, ele precisa mostrar que ainda merece espaço na Fórmula 1. Se repetir os resultados decepcionantes de 2007, Rubinho ficaria perigosamente perto da aposentadoria compulsória.
Honda Racing Formula One Team
Títulos: -
Vitórias: 3
Controlada por: Honda Motor Company
Chefes de equipe: Nick Fry e Ross Brawn
Diretor técnico: Shuhei Nakamoto
Pilotos: Jenson Button e Rubens Barrichello (titulares). Alexander Wurz, Luca Filippi e Mike Conway (pilotos de testes)
Colocação em 2007: 8º lugar, com 6 pontos
Análise da equipe:
Confiabilidade: ****
Experiência: ***
Potencial de Evolução: ****
Retrospecto Recente: *
Regularidade: **
Orçamento: *****
Staff Técnico: ****
Experiência: ***
Potencial de Evolução: ****
Retrospecto Recente: *
Regularidade: **
Orçamento: *****
Staff Técnico: ****
Soma das “estrelas”: 23
Naturalidade: Somerset, Inglaterra
Idade: 28 anos
Estréia na Fórmula 1: 2000
Títulos: -
Vitórias: 1
Grandes Prêmios: 135
Equipes: Williams (2000), Benetton (2001), Renault (2002), B.A.R. (2003-2005) e Honda (2006-2008)
Colocação em 2007: 15º lugar, com 6 pontos
Análise do piloto:
Capacidade de Adaptação: ****
Capacidade de Recuperação: ****
Experiência: ****
Potencial de Evolução: **
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: ***
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 25
Estilo: Técnico
Capacidade de Recuperação: ****
Experiência: ****
Potencial de Evolução: **
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: ***
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 25
Estilo: Técnico
Naturalidade: São Paulo, Brasil
Idade: 35 anos
Estréia na Fórmula 1: 1993
Títulos: -
Vitórias: 9
Grandes Prêmios: 249
Equipes: Jordan (1993-1996), Stewart (1997-1999), Ferrari (2000-2005) e Honda (2006-2008)
Colocação em 2007: 23º, sem pontos
Análise do piloto:
Capacidade de Adaptação: ***
Capacidade de Recuperação: ***
Experiência: *****
Potencial de Evolução: *
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: *
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 21
Estilo: Técnico
Capacidade de Recuperação: ***
Experiência: *****
Potencial de Evolução: *
Regularidade: ****
Retrospecto Recente: *
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 21
Estilo: Técnico
A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na terça que vem, apresentando o número sete da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!
Crédito das fotos:
Número Oito - http://www.dkimages.com/
Logo da Honda - www.wikipedia.com
Capacetes Jenson Button e Rubens Barrichello - www.formula1.com
Demais - www.motorsport.com
8 comentários:
Concordo plenamente, Gustavo. A Honda, do jeito que está, ainda demora para melhorar. Concordo que o Button é um piloto que poderia disputar o título mas não acho o Barrichello tão bom assim. Por mim, ele já devia ter voltado para o Brasil para a Stock Car. Na Formula-1 ele não tem mais o que fazer.
Abraço.
To doido pra que começo logo a temporada, com Massa e Nelsinho as chances de títulos para o Brasil aumenta, já o Rubinho espero que tenha um ano melhor..
Muito provável a Honda beirar zero ponto nessa temporada e se isso acontecer o Rubinho deverá se aposentar mesmo. O consolo é a recorde de GPs disputados.
Sorte dele que o principal rival nessa disputa é o Fisichella, que está numa equipe muito fraca e também não deverá ter estímulos pra continuar em 2009.
Abraços!
Gustavo, tem como vc aparecer no msn ainda hoje? É porque temos que dar uma resposta pra Aline até amanhã.
abs
Concordo com você nos tres palpites... e a Aguri vai dar um pau na Honda.
É, eu achei q o carro da Honda ia estar bem melhor esse ano, mas os testes naum mostram isso...mais um ano dificil pela frente, mas pelo menos acho q esse ano o Rubinho ganha uns pontinhos
Ateh!
Obrigado por todas as mensagens!
Rick: Valeu pela visita! Sem dúvidas, o ano de 2008 se revela muito promissor para os brasileiros. A única exceção é o Rubinho, coitado, que não tem carro para passar do meio do pelotão...
Guilherme: Além do Fisichella, o Rubinho tem outro rival: o Coulthard! Veja só: até agora, Rubinho tem 249 largadas, contra 228 do escocês. Se correr até 2010, Coulthard pode quebrar o recorde...
Leandro: Também estou torcendo para que o Rubinho conquiste alguns pontinhos. Ele não merece terminar a carreira de forma tão melancólica...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Realmente, Gustavo, esqueci do Coulthard. Esse sim, o maior rival do Rubinho nesse quesito. Ainda mais que ele está numa equipe bem razoável.
Mesmo sendo 1 ano mais novo que o inglês isso já complica pro Rubinho. O 'Barrica" vai ter que correr (???) até 2010 pelo jeito.
Abraços!
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