terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1 - Número 10

Começamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é fazer uma espécie de apresentação da próxima temporada da Fórmula 1, incluindo análises e palpites sobre cada uma das equipes da categoria. Sem perder mais tempo, vamos começar:

10. A Force India vai ter um ano de estréia bastante modesto

Como diria o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo: este palpite parece meio óbvio. E é. Mas, no caso da Force India, não há muito o que inventar. Sucessora da lanterna Spyker, a equipe indiana não tem muito o que desejar no seu primeiro ano na Fórmula 1. Em comparação com a temporada passado, o time só evoluiu realmente em apenas um único aspecto. Que, em muitos casos, faz toda a diferença: dinheiro.

Controlada pelo bilionário Vijay Mallya (à direita) - o 664º homem mais rico do mundo, segundo a Forbes - a Force India chega com grandes ambições. O sonho declarado da equipe é conquistar um podium em 2010, quando estréia na Fórmula 1 o G.P. da Índia. Antes disso, porém, o progresso do time deve ser bastante lento. Alguns pontinhos são tudo o que a Force India pode esperar deste ano. Não terminar na lanterna do campeonato, na verdade, é o grande objetivo da equipe para a próxima temporada.

O staff técnico da Force India é liderado por Mike Gascoyne, que atingiu o ponto alto de sua carreira no final dos anos 90, com a Jordan. Depois disso, porém, o engenheiro inglês nunca mais repetiu os bons desempenhos, mesmo quando teve à sua disposição todo o orçamento da Toyota, entre 2004 e 2006. Demitido da equipe japonesa por falta de resultados, Gascoyne ganhou uma nova chance na então Spyker. Agora, ele promete levar a Force India ao pelotão intermediário já em meados neste ano. Mas não dá para acreditar muito nisso.

Em relação aos pilotos, expectativas diferentes. Após surpreender positivamente no ano passado - apesar de algumas atuações irregulares - Adrian Sutil começa a temporada como o favorito na disputa interna da Force India. O alemão, que chegou a ser cogitado na McLaren e na Toyota durante a última silly season, ganhou prestígio e está com o passe muito valorizado dentro da equipe. Na próxima temporada, sua meta é diminuir a incidência de erros, e continuar com a sua promissora evolução.

Por sua vez, Giancarlo Fisichella tem apenas um trunfo nessa altura de sua carreira: a experiência. A longa quilometragem do italiano, de fato, foi o principal fator que levou à sua contratação pela Force India. Com mais de uma década de Fórmula 1 nas costas, Fisico precisa mostrar que ainda tem condições de render na categoria. Não perder a motivação - algo difícil para um veterano em equipe pequena - será o grande desafio de Fisichella na próxima temporada.

Force India Formula One Team

Estréia na Fórmula 1: 2008
Títulos: -
Vitórias: -
Controlada por: Vijay Mallya
Chefe de equipe: Colin Kolles
Diretor técnico: Mike Gascoyne
Pilotos: Adrian Sutil e Giancarlo Fisichella (titulares). Vitantonio Liuzzi (piloto de testes)
Colocação em 2007: equipe novata (a antecessora Spyker ficou em 10º lugar, com 1 ponto)

Análise da equipe:

Confiabilidade: ***
Experiência: *
Potencial de Evolução: ****
Retrospecto Recente: *
Regularidade: **
Orçamento: ****
Staff Técnico: **
Soma das “estrelas”: 17

20. Adrian Sutil

Naturalidade: Starnberg, Alemanha
Idade: 25 anos
Estréia na Fórmula 1: 2007
Títulos: -
Vitórias: -
Grandes Prêmios: 17
Equipes: Spyker (2007) e Force India (2008)
Colocação em 2007: 19º lugar, com 1 ponto

Análise do piloto:

Capacidade de Adaptação: ****
Capacidade de Recuperação: ***
Experiência: **
Potencial de Evolução: ****
Regularidade: **
Retrospecto Recente: ***
Volta Rápida: ****
Soma das “estrelas”: 22
Estilo: Agressivo

21. Giancarlo Fisichella

Naturalidade: Roma, Itália
Idade: 35 anos
Estréia na Fórmula 1: 1996
Títulos: -
Vitórias: 3
Grandes Prêmios: 194
Equipes: Minardi (1996), Jordan (1997, 2002-2003), Benetton (1998-2001), Sauber (2004), Renault (2005-2007) e Force India (2008)
Colocação em 2007: 8º lugar, com 21 pontos

Análise do piloto:

Capacidade de Adaptação: **
Capacidade de Recuperação: **
Experiência: *****
Potencial de Evolução: *
Regularidade: ***
Retrospecto Recente: **
Volta Rápida: **
Soma das “estrelas”: 17
Estilo: Técnico

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, apresentando o número nove da lista dos Dez Palpites Para a Temporada 2008 da Fórmula 1. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Logo Force India - http://www.wikipedia.com/
Capacetes Adrian Sutil e Giancarlo Fisichella - http://www.formula1.com/

9 comentários:

Pezzolo disse...

ISSO TÁ MUITO BOM, VOU LER TODOS!

Net Esportes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Net Esportes disse...

he he !!!! 10+ palpites foi muito interessante !!! meu palpite é "HAMILTON NÃO ERRA E É CAMPEÃO" !!!!

Speeder76 disse...

Este bate recordes... vou estar muito atento a este teu "top ten".

Unknown disse...

vamos acompanhar esse top 10...

acho q a force india, vai fazer mais bonito que a super aguri, e quem sabe até mais bonito que a honda...

pq se a honda continuar assim... pode fechar as portas e ir para casa, que é mais negócio...

e Guga, minhas férias ainda não acabaram...

ai tu tira... o tal do vagabundo é fogo...

Grande Abraço a todos...

Anônimo disse...

Acho q a Force India tem tudo pra conseguir resultados melhores q os conquistados pela Spyker (eh, mais de 1 ponto naum eh taum dificil, rs), e os 2 pilotos sao mto bons, entaum espero bons momentos deles.

Ateh!

Anônimo disse...

Meio óbvio o palpite sobre a Force India... eu só não acho que o orçamento dela seja 4 estrelas, e não tinha como dar 0 estrela para o potencial de evolução do Fisico?

Eu acho que pelo menos a Aguri (quem sabe a Honda também) eles superam, ir muito além disso é por fé demais nas palavras do Gascoyne...

Fugindo muito do tópico... depois de um dos donos da ChampCar chiar que estavam fazendo barulho demais sobre a união das duas categorias... hoje saiu outro artigo no SpeedChannel... segue resumo-tradução meia boca...
___________________

O artigo diz que a ChampCar planeja anunciar falência nas próximas 24 ou 48h.

Steve Johnson, presidente da CC, disse: "Eu não fui informado e nós ouvimos rumores de falência por 18 meses."

Pat Caporali, nova diretora de relações públicas da CC, teve seu primeiro dia de trabalho na segunda. Mas foi informada que poderia ser uma boa idéia tentar reaver a posição que ela tinha na Chip Ganassi, pois não haveria trabalho para ela.

Outros empregados cessaram os trabalhos nos projetos de 2008 e alguns começaram a limpar suas mesas.

Não é sabido se a falência é parte do plano para a IRL assumir o controle total da categoria.

Além do apoio aos times da CC, Tony George concordou em adicionar ao campeonato de 2008 as corridas em Long Beach, Edmonton e Surfers Paradise e possivelmente mais uma.

Kalkhoven e Forsythe promovem a corrida em Long Beach, Toronto e Portland, Mike Laningan promove Houston e Cleveland. Forsythe também é co-proprietário da pista da Cidade do México. Mas repercussões viriam de Laguna Seca, Elkhart Lake, St. Jovite (CAN), Zolder, Jerez e Assen, pois nenhuma delas receberiam corridas numa categoria unificada.

Além destas pístas e empregados, outros que perderiam com a falência seriam os prestadores de serviços. Carl Haas tem cerca de US$ 2mi em partes do chassis Panoz, que ficariam obsoletos. Um prestador de serviço, Dan D. Jones & Associates, já abriu um processo contra a CC por falta de pagamento, depois que os chassis Panoz apresentaram vazamento de combustível e problemas de abastecimento durante as 3 primeiras corridas de 2007, Jones foi chamado para arrumar os sistemas de combustíveis - coisa que ele fez. Mas, de acordo com a corte superior de Indianápolis, ele não pagou uma parte dos US$ 300 mil que ele deve.

Além disso, fala só da viagem do Tony George para o Japão e uma declaração dele que "há muitas coisas para considerar, Motegi e Long Beach são só uma parte disso.", apesar disso, ele continua otimista.
________________________

Será se vai? Continuo torcendo para que sim (apesar de achar o Dallara horrível).

Abraço

Felipe Maciel disse...

Se a Super Aguri tivesse o potencial financeiro da Force India o Ross Brawn estaria lascado... pelo menos nesta temporada.

A FI e a SA vão disputar o fundão, desde que os japoneses se mantenham vivos, mas tá difícil...

Novidades na caixa de email, Gustavo.

Abs

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Jairo: Acho difícil a Force India bater a Honda, principalmente por causa da presença de Ross Brawn no time de Rubinho e Button. Mas, considerando o desastre da Honda no ano passado, não acho essa hipótese realmente impossível...

Leandro: Para mim, é questão de tempo até que a Force India supere os resultados da Spyker...

Nelson: Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda! Seu comentário foi a base do minha nota sobre a possibilidade de fusão da ChampCar com a IRL. Valeu mesmo!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho