quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Categorias Para Acompanhar em 2008 - Números 3, 2 e 1

Começamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é apresentar um preview de algumas das mais importantes categorias do automobilismo mundial, apontando os favoritos do Blog para o título em cada um desses campeonatos. Sem perder mais tempo, vamos em frente:


A categoria-escola mais bacana do automobilismo mundial abre 2008 imprevisível como sempre. Uma vez mais, não há um favorito destacado para o título, embora os candidatos principais sejam apenas três: o francês Romain Grosjean, o italiano Luca Filippi e o brasileiro Bruno Senna. Por enquanto, a única certeza é que a GP2 deve continuar exercendo sua mais importante função: revelar novos talentos para a Fórmula 1.

Vencedora de dois dos três campeonatos da curta história da GP2, a ART Grand Prix escolheu Grosjean e Filippi como seus pilotos para este ano. De cara, o objetivo da dupla é um só: conquistar o título. Piloto de testes da Renault, Grosjean tem um futuro promissor e boas chances de estrear na Fórmula 1 já em 2009. O mesmo pode ser dito de Filippi, que chegou a ser cogitado para uma das vagas da Super Aguri, e vem de um terceiro lugar na última temporada da GP2.

O maior obstáculo para os dois pilotos da ART deve ser Bruno Senna. Neste ano, o brazuca vai alinhar pela iSport, atual detentora do título da GP2. Considerando a fragilidade de seu parceiro de equipe - o indiano Karum Chandhok - Bruno provavelmente se tornará o centro das atenções no time. Apesar de tudo, a aposta do Blog não é nele. Dessa vez, meu palpite é muito arriscado. Jogo minhas fichas justamente no piloto menos badalado do trio que promete dominar a GP2 em 2008: Luca Filippi.

Piloto a ser batido: Não há
Favoritos: Bruno Senna, Luca Filippi, Romain Grosjean
Azarões: Karum Chandhok, Kamui Kobayashi, Jérôme D'Ambrosio, Sebastien Buemi, Mike Conway, Andreas Zuber, Álvaro Parente
Aposta do Blog: Luca Filippi
Transmissão para o Brasil: Sportv

2. MotoGP

Talvez a categoria mais emocionante dos últimos anos, a MotoGP tem tudo para manter-se bastante agitada em 2008. Após ganhar o título da temporada passada com surpreendente facilidade, Casey Stoner abre o campeonato como o principal favorito. Repetir a façanha de 2007, porém, será muito mais difícil dessa vez. Isso porque o maior adversário do australiano está de volta, e pronto para encerrar o incômodo jejum de títulos.

É claro que estamos falando de Valentino Rossi. Neste ano, o heptacampeão continua com a equipe Fiat Yamaha, mas há uma novidade: os pneus Bridgestone, que representaram uma grande vantagem para Stoner em 2007. Usando os mesmo compostos do australiano, Rossi promete reagir, embora a sua Yamaha continue bem menos potente do que a Ducati de Stoner.

Por sua vez, a Honda mantêm a mesma dupla pelo terceiro ano seguido: Nicky Hayden e Daniel Pedrosa. Na Kawasaki, a aposta é no americano John Hopkins, enquanto a Suzuki trouxe a experiência de Loris Capirossi para completar a velocidade de Chris Vermeulen. Mesmo diante de tantas opções, o palpite do Blog ainda é o mais óbvio de todos: Casey Stoner. O australiano leva o bi, mas vai ser bem mais difícil do que no ano passado...

Piloto a ser batido: Casey Stoner
Outros favoritos: Valentino Rossi e Daniel Pedrosa
Azarões: Marco Melandri, Jorge Lorenzo, Nicky Hayden, John Hopkins, Chris Vermeulen, Loris Capirossi, James Toseland
Aposta do Blog: Casey Stoner
Transmissão para o Brasil: Sportv

1. Fórmula 1

Difícil adivinhar qual seria a primeira colocada desta lista, não? Apesar de todas as polêmicas, da falta de ultrapassagens e das imbecilidades do regulamento, a Fórmula 1 continua sendo a mais importante categoria do automobilismo mundial. E com folga, até. Após testemunhar uma emocionante batalha tripla pelo título do ano passado, a Fórmula 1 abre a próxima temporada com um piloto a ser batido: Kimi Raikkonen.

Campeão na sorte e na competência em 2007, o finlandês parece um degrau acima da concorrência. Seu parceiro na Ferrari - Felipe Massa - é reconhecidamente rápido, mas deve sentir dificuldades de adaptação às regras deste ano, que proíbem acessórios como o controle de tração. O mesmo problema dificilmente será enfrentado por Lewis Hamilton, a grande esperança da McLaren. A equipe inglesa, porém, parece ter perdido um pouquinho de fôlego por conta do escândalo de espionagem da última temporada.

Líder da Renault, Fernando Alonso precisa ter carro para lutar contra Kimi. E, por enquanto, a equipe francesa continua abaixo de Ferrari e McLaren. Do resto, BMW, Williams, Red Bull e até Toro Rosso mostraram potencial nos testes de pré-temporada, mas ainda não têm condição de lutar pelas primeiras colocações. Por tudo isso, o Blog aposta no único que parece reunir todas as condições para levar o título. Meu palpite vai para Kimi Raikkonen.

Piloto a ser batido: Kimi Raikkonen
Outros favoritos: Felipe Massa, Lewis Hamilton, Fernando Alonso
Azarões: Heikki Kovalainen, Nick Heidfeld, Robert Kubica, Nelsinho Piquet
Aposta do Blog: Kimi Raikkonen
Transmissão para o Brasil: Rede Globo e Sportv

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na terça que vem, com uma nova lista: as Dez Previsões do Blog para a Temporada 2008 da Fórmula 1. Agora, sim, vamos concentrar nossa bola de cristal na única categoria que todos realmente acompanham. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

7 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de ter visto o Alonso entre os favoritos do Blog.
2008 promete ser ainda mais equilibrado que ano passado.

Minha torcida fica entre Massa e Piquet Jr., obviamente por serem brazucas, mas acho que mesmo Kimi sendo o favorito, arrisco no Hamilton, não só pela competência que tem, mas pelo amadurecimento da temporada passada e pela McLaren depositar todas as fichas nele. O Kovalainen é até bom piloto, mas não está no nível do inglês.

Enfim, quando as luzes verdes acenderem é que saberemos no que vai dar!!!

Abraços pós-carnavalescos!!!

Speeder76 disse...

Gostei da tua lista sobre as 10 melhores categorias para ver este ano.


No entanto, acho que tenho de chamar à atenção na GP2, pois devias colocar o Alvaro Parente na categoria de "azarões", pois ele vai competir na Super Nova, que não é uma equipa qualquer, e ainda por cima, é o actual campeão das World Series by Renault. Só isso.


Já agora, duas coisas:

1 - O teu texto já foi publicado, e desde já agradeço por isso.

2 - Espero que os teus problemas com a Net estejam já resolvidos.

Um abraço pós-carnavaliesco!

Anônimo disse...

Fiquei surpreso por não ver a Fórmula Truck na lista.

Acho essa categoria mil vezes melhor e mais emocionante que a Stock Car.

Anônimo disse...

F1 - 2008, ai vamos ´nós.....

Este ano o podcast sai ou não sai ?


Abraços

Anônimo disse...

Só achei um pouco de menos deixar o Kovalainen fora da lista dos favoritos...

Minha aposta de sempre é o Kimi...

Pezzolo disse...

ué, cade a A1GP? ou ela não entra como " 2008"
bela lista, belo post. e todos contra raikkonen!

Blog F1 Grand Prix disse...

Lucas,

Obrigado pela crítica! Só não inclui a Fórmula Truck no calendário porque a categoria ainda está cheia de indefinições para esta temporada. Ao contrário da Stock, que já tem a maioria dos pilotos confirmados, a Truck divulgou pouquíssimas notícias até agora. Ficaria difícil dar o meu palpite. Além disso, a Stock é sustentada pela Globo, que dá uma visibilidade enorme...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho