quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Dez Categorias Para Acompanhar em 2008 - Números 6, 5 e 4

Continuamos, hoje, mais uma lista da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o objetivo é apresentar um panorama de algumas das mais importantes categorias do automobilismo mundial, apontando os favoritos do Blog para o título em cada um desses campeonatos. O ranking vai ter um formato rápido, já se encerrando amanhã. Agora, vamos em frente:

10. DTM
9. Mundial de Turismo
8. ChampCar
7. Mundial de Rally
6. IRL

Assim como a co-irmã ChampCar, a IRL inicia 2008 bastante enfraquecida. Se não bastasse a saída do tricampeão Sam Hornish Jr., a categoria também perdeu Dario Franchitti, último vencedor das 500 milhas de Indianápolis e campeão do ano passado. Os dois migraram para a Nascar, confirmando a atual tendência do automobilismo norte-americano: cada vez mais, as categorias de turismo estão ganhando mais importância do que as de fórmula.

Na briga pelo título deste ano, basicamente três equipes aparecem como favoritas. A primeira é a Andretti Green, liderada pelo brasileiro Tony Kanaan. Além do baiano, o time ainda tem outros três pilotos: Danica Patrick, Marco Andretti e Hideki Mutoh. Como dificilmente deve encontrar concorrência dentro da equipe, Kanaan deve brigar pelo título contra os representantes da Penske e da Chip Ganassi.

Após perder Sam Hornish Jr., a Penske trouxe Ryan Briscoe, que provavelmente ficará na sombra de Helio Castroneves. Por sua vez, a Chip Ganassi manteve a mesma dupla dos últimos anos: Scott Dixon e Dan Wheldon. Precisando escolher alguém entre os quatro favoritos – Kanaan, Castroneves, Dixon e Whelson – o Blog joga suas fichas em Tony, minha aposta para o título deste ano.

Piloto a ser batido: Não há
Favoritos: Helio Castroneves, Tony Kanaan, Scott Dixon, Dan Wheldon
Azarões: Ryan Briscoe, Danica Patrick, Marco Andretti, Hideki Mutoh, Vitor Meira
Aposta do Blog: Tony Kanaan
Transmissão para o Brasil: Band e BandSports

5. Nascar

Cada vez mais forte, a Nascar trouxe um número ainda maior de estrelas para o campeonato deste ano. Após a chegada de Juan Pablo Montoya em 2006, a categoria ganhou vários outros reforços de peso, como Sam Hornish Jr., Dario Franchitti e Jacques Villeneuve. Mas, à exceção de Montoya, nenhum deles parece capaz de surpreender na próxima temporada. O troféu de campeão, mais uma vez, deve ficar entre os favoritos habituais.

Depois de liderar boa parte da última temporada, o tetracampeão Jeff Gordon perdeu o título para o seu companheiro na equipe Hendrick, Jimmie Johnson, que levou a melhor após uma arrancada espetacular na fase de play-off. Primeiro piloto a ganhar dois campeonatos consecutivos desde o próprio Gordon (em 1998 e 1999), Johnson é a escolha mais óbvia para os apostadores de plantão. Mas conquistar o tri em 2008 não será uma tarefa nada fácil.

Os candidatos ao título são vários. Se não bastasse a concorrência de campeões do passado, como Matt Kenseth, Kurt Busch e Tony Stewart, Johnson também vai precisar derrotar seu novo companheiro de equipe, o queridinho da torcida Dale Earnhardt Jr. Mas o Blog joga suas fichas justamente no piloto menos badalado do trio da equipe Hendrick: Jeff Gordon. Caso não consiga o título deste ano, o tetracampeão corre sério risco de nunca mais chegar ao topo no fim do ano.

Piloto a ser batido: Jimmie Johnson
Outros favoritos: Jeff Gordon, Dale Earnhardt Jr., Matt Kenseth, Tony Stewart, Kurt Busch, Denny Hamlin
Azarões: Clint Bowyer, Kyle Busch, Jeff Burton, Colin Edwards, Kevin Harvick, Martin Truex Jr., Dale Earnhardt Jr., Juan Pablo Montoya
Aposta do Blog: Jeff Gordon
Transmissão para o Brasil: Canal Speed e BandSports

4. Stock Car

A trágica morte de Rafael Sperafico abalou as estruturas da Stock Car, mas a categoria continua crescendo em ritmo exponencial. Após atrair vários pilotos com passagens pela Fórmula 1 – como Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta e Luciano Burti – a Stock chega a 2008 com uma novidade que promete dar o que falar: a Corrida do Milhão. Programada para agosto, em Jacarepaguá, a prova deve distribuir nada menos do que um milhão de reais para o seu vencedor.

No resto do ano, a Stock também vai ter outras atrações. Uma etapa no Uruguai, por exemplo, está nos planos da direção da categoria. E a briga pelo título, que vinha sendo bastante equilibrada nos últimos anos, tem tudo para continuar emocionante. Isso, é claro, se ninguém conseguir repetir o feito de Cacá Bueno na última temporada, quando o carioca venceu o campeonato por antecipação.

Além de Cacá, a lista de favoritos tem vários outros nomes. A começar pelo atual vice-campeão Rodrigo Sperafico, que promete levar o título para homenagear o falecido primo Rafael. Do resto, pilotos como Thiago Camilo, Hoover Orsi, Ricardo Maurício e Ingo Hoffmann também não podem ser descartados. Isso sem falar nos ex-Fórmula 1, liderados por Burti, Zonta, Pizzonia e cia. Qual deles vai se dar bem no final? Pois bem: o Blog aposta no tri do Cacá, que ainda parece estar um degrau acima da concorrência.

Piloto a ser batido: Cacá Bueno
Outros favoritos: Rodrigo Sperafico, Thiago Camilo, Felipe Maluhy, Ingo Hoffmann, Ricardo Maurício, Hoover Orsi
Azarões: Antonio Jorge Neto, Marcos Gomes, Valdeno Brito, Ricardo Sperafico, Tarso Marques, Giuliano Losacco, Daniel Serra, Luciano Burti, Ricardo Zonta, Antonio Pizzonia
Aposta do Blog: Cacá Bueno
Transmissão para o Brasil: Rede Globo e Sportv

A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com os números 3, 2 e 1 da lista das Dez Categorias Para Acompanhar em 2008. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
IRL - www.indycar.com
Largada da Nascar - http://www.hotelsforbiggames.com/
Jeff Gordon - http://www.theonion.com/
Stock Car - www.stockcar.com.br

6 comentários:

Net Esportes disse...

Gosto mais da NASCAR do que da Stock Car, será que F-1 fica em primeiro nessa lista !!!! he he he !!!!! xD

Anônimo disse...

Na IRL eu acho que a Ganassi larga na frente por ter uma dupla de pilotos muito superior às outras equipes (outras = Penske e Andretti Green), eu jogo as minhas fichas no Scott Dixon, e também acho que desse ano não passa a vitória do Vitor Meira.

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Como sempre, um ótimo trabalho aqui no blog, hein?

Na Stock, concordo com você quando diz que o Cacá Bueno está acima dos demais, mas um título de Sperafico, Maluhy ou até mesmo de alguma "zebra" não seria tão surpreendente. Minha curiosidade neste momento é qual será a nova montadora a ingressar, já que parece que a Volkswagen abandonou o barco. Apostaria na Toyota.

Champ Car e Nascar também são emocionantes, mas confesso que não as acompanho tanto assim. Não sou muito fã da fórmula de automobilismo americano, com provas de grande duração.

Mas gosto dos muscle-cars, e é por isso que convido você a passar lá pelo Motor Haus. O novo post traz um belo representante desta categoria!

Abraço!

Anônimo disse...

Meu Deus, o Vitor Meira continuou na Panther? Tadinho

E na Stock Car com certeza vou torcer mto pro Rodrigo Sperafico pra q ele dedique um titulo ao primo

Ateh!

Anônimo disse...

Como é que o MUNDIAL de rally aparece em 7 e o stock car em 4!!!! O que faz da stock car uma das "importantes categorias do automobilismo mundial"?.. Que critérios são usados para esta classificação?

Eu não concordo com um lugar tão alto para os stock cars...

Abraços e continua o bom trabalho...

Blog F1 Grand Prix disse...

Nelson,

Estou na torcida pelo Vitor Meira! Na posição em que ele está, é o perfeito azarão, não é mesmo?

Luigi,

Obrigado pela sua crítica! O ranking não leva em conta "As Dez Categorias Mais Importantes do Automobilismo Mundial", mas aquelas que valem mais a pena serem acompanhadas pelo fã da velocidade aqui no Brasil. Infelizmente, o formato do Mundial de Rally impede transmissões ao vivo, o que atrapalha bastante o contato com o público. Por outro lado, a Stock Car, por ser no Brasil, pode ser acompanhada diretamente dos próprios autódromos. Em virtude isso, a Stock Car ganhou pontos e aparece mais em cima na lista, enquanto o Mundial de Rally ficou mais para baixo...

Grande abraço!

Gustavo Coelho