Heikki Kovalainen liderou a tabela de classificação no quarto e último dia de ensaios coletivos em Jerez de la Frontera, superando seu adversário mais próximo, David Coulthard, em quase meio segundo. O tempo do finlandês foi também o mais rápido do ano no circuito espanhol, que já recebeu doze sessões de testes somente em 2007. Na seqüência, Kazuki Nakajima confirmou a boa forma da Williams, fechando em terceiro.
A McLaren inovou hoje ao experimentar um inédito desenho para a calota do pneu, com o objetivo de ajudar no resfriamento dos freios. O líder Kovalainen, porém, não chegou a utilizar a novidade, deixando esse trabalho para Lewis Hamilton. Sem se preocupar em marcar tempos competitivos, o inglês ficou apenas em quarto, a 1.5s de seu parceiro.
Andando com o chamado "carro bigorna" da Red Bull, David Coulthard fechou o dia em segundo, mas saiu cauteloso do teste: "Não somos os mais rápidos nem os mais lentos. Por enquanto, tudo o que posso dizer é que evoluimos na questão da confiabilidade, nosso ponto fraco no ano passado". O escocês foi seguido pelo japonês Kazuki Nakajima, que voltou a mostrar o grande potencial da Williams.
Por sua vez, a Renault só colocou na pista pilotos brazucas. Nelsinho Piquet rodou um total de 134 voltas, sem enfrentar qualquer tipo de problema. No final do dia, ele ficou com a sétima colocação, enquanto o piloto de testes Lucas di Grassi não passou de 15º. Como de costume, a última colocação ficou com a Honda, dessa vez com Alexander Wurz. Após trabalhar na terça e na quarta, Rubens Barrichello não participou das atividades de hoje.
Em contraste com os primeiros testes de pré-temporada, a sessão desta quinta não teve uma única saída de pista. A bandeira vermelha precisou ser acionada apenas duas vezes, por conta das quebras de Sebastian Vettel e Nico Hulkenberg. Logo abaixo, a tabela de tempos completa dos testes coletivos de hoje, em Jerez de la Frontera:
1. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:17.974s (96)
2. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:18.485s (107)
3. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:19.117s (90)
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.429s (83)
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:19.535s (129)
6. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:19.688s (53)
7. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:19.817s (134)
8. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:19.848s (101)
9. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:19.934s (116)
10. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:19.980s (107)
11. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:20.669s (89)
12. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:20.988s (121)
11. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:20.669s (89)
12. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:20.988s (121)
13. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:21.010s (103)
14. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:21.116s (71)
15. Lucas Di Grassi/Brasil/Renault, 1:21.286s (73)
16. Alexander Wurz/Áustria/Honda, 1:21.605s (103)
Agora, a Fórmula 1 só retorna na terça que vem, com a semana de testes de Barcelona.
A bateria de testes em Jerez marcou a estréia de Lucas di Grassi como piloto reserva da Renault. Após completar seu primeiro programa de testes pela equipe francesa, o brasileiro saiu bastante satisfeito: "Esses dias foram uma experiência ótima. Fiquei impressionado com o R28, que evoluiu muito nesta semana. Já estou na expectativa pelo próximo teste", falou di Grassi em comunicado distribuído pela equipe.
Enquanto isso, o site Autosport divulgou hoje que o personagem central do escândalo de espionagem da última temporada, Nigel Stepney, vai ser julgado pela própria FIA. Além disso, a entidade estaria pensando em instituir uma espécie de "superlicença" para os funcionários que trabalham na Fórmula 1, que seria revogada por aqueles que descumprissem o regulamento da categoria. Essas informações, porém, ainda não foram confirmadas.
Uma das maiores surpresas dos testes de pré-temporada até aqui, a Williams tenta conter o clima de euforia. Nesta quinta, o diretor técnico do time, Sam Michael, admitiu que a equipe permanece bem longe de Ferrari e McLaren. "Ainda não estamos prontos para vencer. Mas nosso carro vem evoluindo bastante, e podemos chegar ao grupo da frente se continuarmos nesse caminho", disse ele ao Autosport. É esperar para ver, mas a Williams realmente promete muito em 2008.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale fazer um rápido comentários sobre o mercado não tão badalado dos pilotos de testes. Nos últimos dias, o holandês Giedo van der Garde declarou-se candidato ao cargo da Force India, mas vai precisar derrotar a concorrência do suíço Neel Jani, que tem origem indiana. Ao mesmo tempo, o austríaco Andreas Zuber garantiu estar perto de um acordo com a Super Aguri, embora a equipe japonesa já tenha contratado o inglês James Rossiter.
Nessas horas, vale a lógica da Fórmula 1. Aquele que tem mais dinheiro no bolso geralmente leva a melhor...
Após cumprir a primeira rodada dupla da GP2 Asia pela equipe Campos, Diego Nunes anunciou hoje que está de mudança para a David Pryce Racing. A transferência não é lá muito boa para o piloto brazuca, já que a DPR foi uma das lanternas da GP2 durante o ano passado. Nesse momento, porém, o mais importante é se manter na categoria. E isso, ao menos, Diego já conseguiu. Em seu lugar na Campos entra o inglês Ben Hanley, uma das maiores promessas do automobilismo britânico.
Nos Estados Unidos, continuam os rumores sobre uma possível fusão entre IRL e ChampCar. Dessa vez, a última especulação é que o presidente da ChampCar, Kevin Kalkhoven, já teria deixado o comando da categoria, que estaria muito perto de decretar falência. A saída do dirigente seria um indício claro de que a união entre a IRL e a ChampCar já poderia ser anunciada nos próximos dias...
Ao mesmo tempo, a Fórmula Truck recebeu hoje um reforço bastante conceituado. Ex-piloto da Minardi e da Prost na Fórmula 1, Gastón Mazzacane confirmou que vai participar do campeonato dos caminhões em 2008. A estréia do argentino está programada para a segunda etapa do ano, em Tarumã. Até lá, Mazzacane deve decidir por qual marca ele deve correr.
Por fim, vale registrar o resultado dos Gatorade Duels, que a Nascar realizou hoje em Daytona. As provas definem o grid das 500 Milhas de Daytona, marcadas para o próximo domingo. No primeiro "duelo", a vitória ficou com Dale Earnhardt Jr, que já havia vencido o Budweiser Shootout há cinco dias. Horas depois, Danny Hamlin ganhou a segunda corrida, assegurando o primeiro triunfo da Toyota na Nascar. A seguir, os top 10 do grid das 500 Milhas de Daytona:
1. Jimmie Johnson/Chevrolet
2. Michael Waltrip/Toyota
3. Dale Earnhardt Jr./Chevrolet
4. Denny Hamlin/Toyota
5. Reed Sorenson/Dodge
6. Tony Stewart/Toyota
7. Ryan Newman/Dodge
8. Jeff Gordon/Chevrolet
9. Casey Mears/Chevrolet
10. Kasey Kahne/Dodge
Jimmie Johnson e Michael Waltrip - nunca é demais lembrar - ganharam o direito de largar da primeira fila após serem os mais rápidos no treino classificatório do último domingo. Juan Pablo Montoya sai de 15º, enquanto Jacques Villeneuve não conseguiu vaga no grid. O canadense, aliás, provocou um acidente de quatro carros no "Duel" em que participou hoje...
Assim como ontem, o vídeo do dia traz mais uma excelente reportagem do Esporte Espetacular. Dessa vez, o tema é o automobilismo finlandês, que revelou alguns dos mais famosos nomes da história do esporte a motor. A matéria também conta um pouco do começo da trajetória de Kimi Raikkonen, incluindo ótimas curiosidades da carreira do "Iceman". Vale a conferida:
Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando as principais atrações do mundo da velocidade pelos próximos três dias. E, mais tarde, comentários sobre as principais notícias do esporte a motor. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Diego Nunes - http://www.gpupdate.net/
Demais - http://www.motorsport.com/
5 comentários:
A McLaren usou a novidade mas foi cautelosa nos tempos do Hamilton pra esconder a eficiência do bicho. Vamos ver, é capaz do pessoal começar a copiar com o tempo.
vale ressaltar que nao foi só a globo, eu também fui pra espoo!
http://plogdopezzolo.blogspot.com/2008/01/espoo-finlandia.html
É, Williams e Red Bull surpreendendo nos testes, será q ambas puxarão o tapete da BMW de melhor equipe depois de Mclaren e Ferrari? Destacar tb o trabalho do Fisichella q conseguiu ficar na frente de Honda e Super Aguri
Porém, teste é teste e corrida é corrida (frase a la Galvao Bueno)
Ateh!
Ah, esqueci de falar q sou o "antigo" Leandro q postava aki e naum tinha blog, agora tentando comentar alguma coisa, rs
Acredito que o Kova vai provar o seu valor esse ano, principalmente aos que o renegaram
Postar um comentário