sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Episódio de racismo contra Hamilton teria sido apenas "brincadeira de carnaval"

Quase uma semana após a explosão da polêmica de racismo contra Lewis Hamilton, os torcedores envolvidos no episódio finalmente vieram a público para se defender. Nesta sexta, um dos espectadores fotogrados pelo inglês The Sun vestido de preto e usando uma camisa com os dizeres "Família Hamilton" deu a sua versão dos acontecimentos ao jornal Publico:

"Foi apenas uma brincadeira de carnaval. Nós queríamos dar um toque de humor, imitando o pai de Hamilton, que sempre vai às corridas. Não tivemos intenção de ofender Lewis por conta da cor de pele dele", disse Toni Calderon, que aparece no centro da foto que o The Sun publicou no último domingo. Além disso, o torcedor também garantiu estar "extremamente envergonhado" com a repercussão do caso.

De propósito ou não, o fato é que a "brincadeira" realmente pareceu uma grande ofensa a Hamilton. Os torcedores podem até ter feito sem querer, mas não deveriam sair do episódio totalmente impunes. A manifestação insensata e inconveniente dá margem para que episódios semelhantes se repitam, o que seria um novo e gravíssimo problema para a Fórmula 1.

Ainda tentando abafar a péssima repercussão do caso, a direção do autódromo de Barcelona anunciou hoje uma série de mudanças para evitar ofensas a Lewis Hamilton. Falando à rede BBC, o administrador do circuito, Ramón Pradera, assegurou que a segurança está sendo incrementada, e que os boxes da McLaren vão passar a receber proteção especial. "Deixei claro à FIA que vamos eliminar os problemas", garantiu Pradera.

Agora, é esperar para ver se as medidas surtirão efeito, acabando com qualquer possibilidade de cancelamento dos G.Ps. da Espanha e da Europa. É o que todos nós desejamos...


Não é segredo para mais ninguém que a Super Aguri passa, sim, por uma grave crise financeira. Depois do empresário espanhol Alejandro Agag, do ex-piloto Adrian Campos e do consórcio indiano Spice Group, um conjunto de investidores russos deseja comprar a equipe japonesa, segundo divulgou hoje o SpeedTV. Seria chato perder o carisma da Aguri, mas o ciclo da Fórmula 1, infelizmente, é assim mesmo. Não demora muito, aliás, e a venda do simpático time pode se tornar um leilão...

Enquanto isso, os organizadores do G.P. da Malásia reafirmaram hoje a intenção de realizar a corrida de forma noturna, a partir de 2009. "Queremos que a prova seja num horário mais viável para o público europeu. Bernie Ecclestone não está nos obrigando a fazer essa mudança, mas vale a pena: o custo de colocação dos refletores não seria tão alto assim", disse Dato Mokhzani Mahathir, presidente do circuito de Sepang. Desde já, os fãs brasileiros já estão torcendo pela prova noturna. Algumas horinhas a mais de sono não fazem mal a ninguém...

Ao mesmo tempo, a Red Bull confirmou hoje que os planos de revitalização do autódromo de A1-Ring estão sendo oficialmente abandonados. O projeto - considerado "inviável" pelas autoridades locais - era a última esperança do histórico circuito austríaco, que agora corre sério risco de ser demolido. Sede da Fórmula 1 entre 1970 e 1987 (na sua antiga configuração, o Österreichring) e entre 1997 e 2003, o A1-Ring certamante não merecia um fim tão melancólico assim...

Por fim, vale registrar que morreu na última quarta o derradeiro remanescente da prova inaugural da história da Fórmula 1: o inglês Tony Rolt. O ex-piloto abandonou já na terceira volta daquele G.P. da Inglaterra de 1950, e participou de apenas outras três corridas da Fórmula 1. Apesar disso, Rolt encerrou a carreira com uma tremendo feito: a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1953.

Ele tinha 89 anos, e faleceu de causas naturais.


Jari-Matti Latval foi o grande dominador do primeiro dia do Rally da Suécia, segunda etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally. Contando com o abandono do tetracampeão Sebastien Loeb, que foi obrigado a se retirar após uma capotagem, Latvala abriu quase cinqüenta segundos de vantagem para o vice-líder, seu parceiro na Ford e palpite do Blog, Mikko Hirvonen. O dia foi péssimo para a Citröen, que também viu Daniel Sordo - o parceiro de Loeb - atrasar-se com problemas mecânicos. A seguir, a classificação provisória do Rally da Suécia:

1. Jari-Matti Latvala/Finlândia/Ford, 1h03:33.3s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 48.0s
3. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 56.5s
4. Gigi Galli/Itália/Ford, a 1:03.4s
5. Petter Solberg/Noruega/Subaru, a 1:45.6s
6. Mads Ostberg/Noruega/Subaru, a 2:12.1s
7. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 2:54.5s
8. Toni Gardemeister/Finlândia/Suzuki, a 3:15.5s
9. Andreas Mikkelsen/Noruega/Ford, a 4:00.0s
10. Patrik Sandell/Suécia/Peugeot, a 5:04.8s

Dos Estados Unidos, vem a notícia mais animadora do dia*: meio que de repente, as conversas entre ChampCar e IRL avançaram bastante, e as duas podem se fundir já neste ano. A fusão seria excelente para o esporte a motor, que ganharia uma categoria bem mais competitiva e organizada. De acordo com o site do Speed Channel, porém, ainda há alguns detalhes a serem resolvidos. As corridas de Motegi (IRL) e Long Beach (ChampCar), por exemplo, estão marcadas para o mesmo fim de semana.

Além disso, ainda não se sabe o que aconteceria com as categorias de base, a Infinity Pro Series (sub-divisão da IRL) e a Fórmula Atlantic (preliminar da ChampCar). Mesmo assim, as notícias são otimistas: há cerca de cinqüenta chassis Dallara disponíveis para as equipes da ChampCar, que seriam distribuídos junto com motores Honda. Assim, os times estariam aptos a integrar a IRL. O sentimento geral pode ser resumido pela frase de Paul Newman, dono da tradicional equipe Newman-Haas-Lanigan: "Parece que eu morri e fui para o céu...".

Por fim, vale mencionar que a Mil Milhas Brasil - a prova automobilística mais tradicional do país - não vai integrar o calendário da Le Mans Series neste ano, como foi feito em 2007. De acordo com o principal organizador da Mil Milhas, Antônio Hermann, a corrida perdeu a concorrência para os 1.000 KM de Xangai. "Agora, estamos estudando um novo formato. Algumas negociações já estão em curso", afirmou Hermann. Uma pena, mas a notícia, convenhamos, já era esperada...

Neste sábado, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

* - agradecimento especial ao internauta Nelson, que ajudou bastante na apuração desta notícia.

Crédito das fotos:
Lewis Hamilton e Super Aguri - http://www.gpupdate.net/
Jari-Matti Latvala - http://www.motorsport.com/
ChampCar e IRL - Montagem do site Grande Prêmio (http://www.grandepremio.com.br/)

4 comentários:

Anônimo disse...

Na boa, a noticia da fusão da ChampCar com a IRL foi a melhor do ano ateh agora, tomara q se concretize; acho meio dificil q tudo jah seja normalizado esse ano, mas torço mto pra isso acontecer

Ateh!

Anônimo disse...

Não acho que algum espanhol seja idiota o suficiente para colocar em risco as etapas por lá deste ano e também acho que a FIA não vai fazer nada além de pedir "relatório completo" sobre o que aconteceu, infelizmente, não vai acontecer nada demais aos "torcedores" (não acredito nesta conversa de brincadeira de carnaval).

Pena o que está acontecendo com a Super Aguri, pelo menos o Aguri Suzuki disse que a venda de ações da equipe não está relacionada a nenhum destes investidores citados pela imprensa e que a dupla deve ser mesmo Anthony e Takuma (e o carro novo passou no test-crash, bom!).

Seria ideal se todas as corridas do lado de lá fossem à noite... e uma pena que um circuito como o A1-Ring tenha um final tão triste.

O que eu tinha de falar sobre a união de IRL e CC já disse, melhor coisa que pode acontecer às categorias é a união.

Não havia a menor necessidade de me citar, eu só traduzi (não muito bem, diga-se de passagem) o que saiu no Speed Channel...

Abraço

Net Esportes disse...

Agora foi 'brincadeira de carnaval' fala sério, tem que ser tudo enquadrado e responder processo...... baderneiros

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Leandro: Então já somos dois torcendo pela fusão! Seria realmente ótimo para o esporte...

Nelson: Eu citei você porque a ajuda foi realmente importante! Estou usando uma internet discada, e isso atrapalha bastante. O site do Speed, por exemplo, não abria de jeito nenhum...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho