sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Agenda do fim de semana (08 a 10 de fevereiro)

Ainda não é dessa vez que o ano da velocidade "pega no tranco". Mesmo assim, já temos duas atrações bastante interessantes neste próximo fim de semana, que devem ser boas distrações para os fãs do esporte a motor. Hora de conferir a sempre útil agendinha:

Sexta, 08 de fevereiro de 2008

Mundial de Rally: Primeiro dia do Rally da Suécia

Sábado, 09 de fevereiro de 2008

Mundial de Rally: Segundo dia do Rally da Suécia
Nascar: Budweiser Shootout

Domingo, 10 de fevereiro de 2008

Mundial de Rally: Terceiro dia do Rally da Suécia

A segunda etapa da temporada 2008 do Mundial de Rally acontece no gelo da Suécia, em condições que costumam favorecer bastante os pilotos escandinavos. Líder do campeonato e amplo favorito ao título, Sebastien Loeb não é o palpite mais indicado dessa vez. Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala - companheiros de equipe na Ford - têm uma oportunidade excelente para encostar no francês no campeonato. Precisando escolher um dos dois, o Blog aposta em Hirvonen, o mais experiente da dupla.
Palpite do Blog para a vitória*: Mikko Hirvonen

Enquanto isso, a Nascar abre sua maratona de provas com um evento que não conta pontos para o campeonato: o Budweiser Shootout. Espécie de aquecimento para as 500 milhas de Daytona - marcadas para semana que vem - a corrida reúne todos os pilotos que fizeram poles na última temporada, ou que já tenham vencido alguma vez o Shootout. Escolher um palpite para a Nascar é sempre difícil, mas o Blog joga suas fichas numa aposta "segura": o bicampeão Jimmie Johnson, que deseja iniciar o ano "marcando seu território".
Palpite do Blog para a vitória: Jimmie Johnson

Até o fim desta sexta, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!

* - A aposta foi feita após o primeiro dia de competições. Nessa altura, Loeb já está fora da disputa da vitória, e Latvala lidera com pequena vantagem para Hirvonen.

Crédito das fotos: www.motorsport.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Oba, la vem noticias de Rali.. Finalmente vou me atualizar na categoria....
Aqui é melhor que o Grande Premio

Anônimo disse...

Por falar em Grande Prêmio... saiu uma notícia lá dando conta de que a ChampCar e a IRL podem se unir... (off topic total, me desculpem)

Eu acho isso bom, muito bom, para falar a verdade [depois de ler no SpeedChannel], caramba, para esse ano ainda? É possível?

Espero sinceramente que seja, apesar de no fundo ser uma mera mudança dos times da CC para a IRL, sem aproveitar qualquer coisa da CC (exceto os três GPs, Long Beach, Surfers Paradise e Edmonton [Mont Tremblant, Laguna Seca, Road America e Assen poderiam ir junto, né?])...

[daqui para baixo é um resumo-tradução meia boca do que li no SpeedChannel]

Cada time receberia chassis Dallara e motores Honda de graça, além de US$ 1,2mi do fundo da IRL para cada carro, mas há alguns probleminhas...

A corrida de Motegi da IRL está marcada para o mesmo fim de semana da corrida de Long Beach (não pode ser mudada por questões contratuais), aparentemente os organizadores aceitam mover a corrida de Motegi em uma semana, mas no fim de semana seguinte está marcada a corrida do Kansas, mas não dá para mover esta etapa porque há algum problema que envolve a Nascar (não sei bem o que seria este problema, inglês de araque...).

O próprio Tony George parece que vai ao Japão tentar achar uma solução para isso junto à Honda (dona do circuito).

Os comentários dos donos de times da CC, como Paul Newman (Newman/Haas/Laningan), "Parece que eu morri e fui ao céu.", Jimmy Vasser (PKV), "Este é um dia muito bom para o esporte à motor." e Derrick Walker (Team Australia), um pouco mais ponderado: "Você tem de ter duas configurações de carros, os danos de batidas são maiores em ovais e o calendário é grande, ..., mas o fundamental é que é um grande gesto colocar as coisas juntas", são de aprovação à união (nossa, perdi a continuidade neste trecho...), menos o dono da Conquest, Eric Bachelart, que prefere esperar por 2009. "Eu gastei US$ 1mi em um novo carro e partes reservas e essa notícia machuca porque eu conhecço o valor do dinheiro. Eu apoio a união, mas desejo isso para 2009."

Estima-se que há cerca de 50 chassis Dallara disponíveis para serem distribuídos.

Não se sabe o que aconteceria com a Atlantic, já que a IRL possui a Pro Series, mas haviam 24 carros da Atlantic em Sebring quarta-feira, que fariam um evento suporte forte para qualquer uma das categorias.

A união traria uma melhor competitividade e uma lista de inscritos muito maior para Indy 500 (comentário meu: concordo com isso, a Newman/Haas/Laningan tá sozinha lá na CC e a IRL não ia mais ficar implorando para fechar o grid de 33 carros na Indy 500).

O artigo termina falando do upgrade dos pilotos, com as promessas Andretti e Rahal correndo junto de Wilson e Wheldon, enquanto veteranos como Hélio, Kanaan e Paul Tracy se reuniriam (concordo de novo, a união só traz benefícios no que diz respeito à qualidade de pilotos e equipes).

Até o Paul Tracy acha isso bom! "Nós estaremos em desvantagem em relação às equipes da IRL no primeiro ano, mas é a vida. Estar todos sob o mesmo telhado é o que precisa acontecer."

[fim da tradução-resumo meia boca]

Depois dessa ele ativa a moderação de comentários para não deixar passar esses gigantes...

Se isso acontecer mesmo, ficarei feliz pela união, sonho mesmo é voltar aos tempos áureos, com variedade de fornecedores de chassis, pneus e motores, mas aí eu já tô pedindo demais!

Abraço

Blog F1 Grand Prix disse...

Groo,

Obrigado pelo elogio! Pode deixar que eu vou manter você atualizado sim.

Nelson,

Valeu mesmo pelo resumo! Vou utilizá-lo como base para o meu comentário no post da noite, ok? Está melhor do que qualquer notícia que eu li por aí! E nem se preocupe com o tamanho das suas mensagens! Como eu já disse antes, seus comentários são sempre muito completos!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho