Atualizado às 23:22 hs, com os comentários sobre o anúncio dos pilotos da Force India e as demais notícias do dia. O post da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix está logo abaixo deste. Peço desculpas pelo atraso, mas o servidor do Blogger esteve realmente lento na noite de hoje...
A Toyota realizou na manhã desta quinta-feira, na cidade alemã de Colônia, uma bem produzida festa de lançamento para o TF108, o modelo da equipe japonesa para a temporada 2008 da Fórmula 1. As primeiras fotos do novo carro e do evento de hoje estão logo abaixo:
A seguir, uma rápido comparativo entre o TF108 e o carro que a Toyota utilizou no ano passado, o 107. O modelo novo é o da esquerda:
Como de costume, a Toyota inicia a temporada repleta de otimismo. "Nosso principal objetivo é estar no podium", disse o diretor técnico da escuderia japonesa, Tadashi Yamashima. Para o chefe de equipe Pascal Vasselon, porém, a Toyota ainda tem um longo caminho a percorrer antes de lutar pelo título: "Ganhar o campeonato está fora de cogitação, mas esperamos uma evolução significativa em 2008".
Prestes a iniciar sua quarta temporada completa pela Toyota, Jarno Trulli mudou a pintura do capacete mais uma vez, mas continua com o mesmo discurso de "agora vai". "Estou confiante de que posso conseguir belíssimos resultados na próxima temporada. Conseguir alguns podiuns não é uma possibilidade remota", falou o italiano. A próxima temporada, vale lembrar, é decisiva para Trulli, já que o seu contrato com a Toyota termina no fim deste ano.
Em relação ao antecessor, o TF108 apresenta várias mudanças. O bico do carro, por exemplo, apresenta a chamada "ponte", um conceito aerodinâmico que a Toyota parece ter adotado com estusiamo. A distância entre-eixos aumentou, o que levou toda a parte de suspensão a ser redesenhada. Por fim, o TF108 exibe um cockpit reforçado - como mandam as regras deste ano - e uma pintura levemente atualizada.
Em relação ao antecessor, o TF108 apresenta várias mudanças. O bico do carro, por exemplo, apresenta a chamada "ponte", um conceito aerodinâmico que a Toyota parece ter adotado com estusiamo. A distância entre-eixos aumentou, o que levou toda a parte de suspensão a ser redesenhada. Por fim, o TF108 exibe um cockpit reforçado - como mandam as regras deste ano - e uma pintura levemente atualizada.
Segundo a Toyota, o carro desta temporada foi concebido em torno de uma "nova filosofia", ficando longe de ser uma mera evolução do modelo de 2007. Para o novo titular da equipe japonesa, Timo Glock, a Toyota precisa aproveitar todo o seu potencial: "Vou tentar ser consistente para fazer o carro evoluir. Ganhei muita experiência nos últimos anos, e espero provar que mereço um lugar na Fórmula 1", falou o alemão, que também trocou a pintura do seu capacete.
Nesse momento, a pergunta que a maioria se faz é a mesma: "Será que agora a Toyota vai?". Aí vai a resposta do Blog: ainda não. Embora não falte estrutura e recursos, a Toyota não parece em condições de dar um salto de performance em 2008. No cenário atual, tudo leva a crer que a equipe japonesa vai ter outro ano "mais-ou-menos". A capacidade e o potencial da Toyota não devem ser subestimados mas, por enquanto, a montadora ainda está longe de chegar ao título.
A ficha técnica do novo TF108 está aí embaixo. Os dados são do site Grande Prêmio:
Carro
Monocoque: Construído com fibra de carbono, em formato de colméia. Suspensão: triângulos com pushrod e trackrod em fibra de carbono. Amortecedores: Penske. Rodas: BBS, feitas em magnésio. Pneus: Bridgestone. Freios: Brembo, feitos em carbono. Volante: Toyota, em conjunto com a Magneti Marelli. Cinto de segurança: Takata. Hans: Hubbard-Downing. Eletrônica: Toyota, Magneti Marelli, além do ECU produzido pela McLaren. Transmissão: sete marchas, mais a ré. Comprimento: 4.636 mm. Altura: 950 mm. Largura: 1.800 mm. Peso: 605 kg.
Motor
Modelo: RVX-08. Cilindros: oito. Capacidade: 2.398 cc. Potência: aproximadamente 740 hp. Rotações por minuto: máximo de 19 mil. Atuação das válvulas: pneumáticas. Atuação do acelerador: hidráulica. Velas de ignição: Denso. Combustível e lubrificantes: Esso.
Agora, a próxima equipe a apresentar seu modelo 2008 é a BMW, no dia 14 de janeiro.
Sem surpresas, a Force India finalmente anunciou sua dupla de pilotos para a temporada 2008 da Fórmula 1. Numa cerimônia em Mumbai, que teve transmissão ao vivo pela internet, o empresário Vijay Mally confirmou Adrian Sutil e Giancarlo Fisichella como os titulares de sua equipe na próxima temporada. Além deles, Vitantonio Liuzzi foi apresentado para o cargo de piloto de testes. O italiano, inclusive, deve ser o primeiro a rodar com o novo carro da equipe, que vai para a pista semana que vem em Jerez.
De certa forma, o acerto com a o time indiano representa uma volta no tempo para Giancarlo Fisichella. Afinal de contas, o veterano correu pela antiga Jordan em 1997, 2002, e 2003, antes que a equipe inglesa se transformasse em Midland, Spyker e finalmente Force India. "Penso que podemos sacudir as coisas neste ano. A Force India não era minha única opção. Era a melhor", garantiu Fisichella.
Por sua vez, Adrian Sutil mostrou-se bastante animado para a próxima temporada. "Estou muito motivado para trabalhar com Fisichella. Espero que ele me ajude a evoluir como piloto", falou o alemão". Para terminar, o chefe Vijay Mallya resumiu as aspirações da Force India em uma só frase: "Viemos para ficar". Ao que parece, o objetivo do time é chegar ao podium no primeiro G.P. da Índia, marcado para 2010. Será que dá? A conferir...
A quinta-feira também teve o surpreendente anúncio da contratação de Alexander Wurz pela Honda. Após dizer que estava se aposentando da Fórmula 1, o austríaco resolveu aceitar o cargo de piloto de testes na equipe japonesa, e já começa a trabalhar na próxima semana. Experiência, portanto, não vai faltar à Honda, que também conta com os bastante rodados Jenson Button e Rubens Barrichello.
Assim como no caso da Toyota, a pergunta é a mesma: "Será que agora vai?". Com Ross Brawn no comando técnico, um salto de qualidade da Honda não seria uma surpresa tão grande assim...
Lewis Hamilton experimentou hoje pela primeira vez o MP4/23, o modelo da McLaren para a temporada 2008 da Fórmula 1. O inglês completou 55 voltas no circuito de Jerez, estabelendo seu melhor tempo em 1:19.132s. A marca é cerca de um segundo mais lenta do que a de Sebastian Vettel, o mais rápido dos ensaios coletivos do início de dezembro. Apesar disso, Hamilton saiu bastante satisfeito:
"O teste foi fantástico. Minhas primeiras impressões foram ótimas, embora tenha andado tão pouco com o carro. De maneira geral, estou com uma sensação positiva", disse o inglês. Agora, Hamilton descansa alguns dias e volta ao trabalho semana que vem, quando todas as equipes da Fórmula 1 reunem-se em Jerez para uma esperada bateria de testes coletivos. Além de Hamilton, Heikki Kovalainen e Pedro de la Rosa também devem representar a McLaren.
Enquanto isso, continuam fortes as críticas ao regulamento técnico da próxima temporada. Se não bastasse o desconforto com a regra que o obriga o uso do ECU - acessório eletrônico produzido pela Microsoft, parceira da McLaren - a Ferrari também vem reclamando bastante das restrições às pesquisas aerodinâmicas. "Não há mais espaço para inovação", disse ontem ao jornal Die Welt o diretor-técnico da equipe vermelha, Aldo Costa.
Seu colega Luca Baldisseri fez coro: "Em termos técnicos, voltamos dez anos no tempo". Importante esclarecer que a Ferrari não é a única a reclamar do pacote de mudanças para 2008. Em entrevista ao site Autosport, o principal diretor da Honda, Ross Brawn, garantiu ter a mesma opinião de Costa e Baldisseri: "Se continuar assim, a Fórmula 1 vai se tornar uma mera categoria de fórmula a partir da metade do ano".
Infelizmente, isso pouco importa aos dirigentes máximos da Fórmula 1. Para eles, vale mais o show do que a competição.
O vídeo do dia é curto, mas espetacular. Trata-se de uma corrida realizada no antigo autódromo de Interlagos em 1958, que contou com a participação de ninguém menos do que Juan Manuel Fangio. Na época, o argentino já havia ganho todos os seus cinco títulos na Fórmula 1. Sua presença numa prova no Brasil, portanto, foi uma atração à parte. Vale a pena conferir:
Esse eu vi no Blog do Ico
Nesta sexta, o Blog volta comentando as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Force India - http://www.motorsport.com/
Lewis Hamilton e Ross Brawn - http://www.motorsport.com/
11 comentários:
comentário curto e grosso, respondendo a sua pergunta: não, não é nesse ano que a Toyota vai pra frente...
Com Glock e Trulli? Esquece..
Se tivessem contratado Alonso, iriam...
Mas agora... não vai.
Com as equipes de ponta cada vez quebrando menos, só com muita chuva... aí vira uma loteria.
Mas a briga da Toyota vai ser com a Honda, RedBull e ToroRosso.
Sabe qu eu também acho que agora vai! Vai ficar na mesma... A Toyota tem muita grana, e nenhum senso...
é impressão minha ou o tom de vermelho de agora é cor de vinho estilo ferrari e nauo mais o vermelho tradicional??????
cassio
A única chance da Toyota continuar na F-1 é melhorando muito sua performance. Pelas fotos pode-se notar que a Toyota copiou um pouco da Mclaren e um pouco da Ferrari. Espero que esta cópia tenha sido bem feita e reflita em pista toda a esperança do time nipônico em lutar por pódiuns. Não se deixem enganar pela humildade de algumas declarações, pois na Toyota todos sabem muito bem que já passou da hora de mostrar serviço. Eu, em particular torço para que este projeto dê certo e traga junto com isto mais competitividade entre as equipes.
Abraço
Amigos, obrigado por todos os comentários!
Realmente, como alguns de vocês disseram a dupla de pilotos da Toyota não é das melhores do grid. Trulli e Glock são muito bons, mas não devem fazer a diferença. De qualquer maneira, como eu disse no post, ainda acredito que a Toyota um dia chega lá. Valeu pelas opiniões!
Grande abraço,
Gustavo Coelho
Já percebeu que sempre que a gente pergunta 'agora vai?' a resposat acaba sendo sempre não? Que coisa...
Será que a Toyota com este carro irá ser capaz de apagar a exibição da epoca passada? Não sei, não.
Grande Abraço!
Kimi_Cris
O Trulli não é a cara do Kiki?
Abraços
Anônimo,
E não é que parece mesmo?
Grande abraço!
Gustavo Coelho
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