Agora, parece que acabaram de vez as esperanças da Prodrive. Na última quinta, o principal dirigente do time, David Richards, anunciou em entrevista ao site Autosport que o projeto da 12ª equipe da Fórmula 1 está muito próximo de ser abandonado. A provável desistência é conseqüência direta da decisão da FIA de voltar atrás na aprovação da regra que libera a compra e venda de chassis entre as escuderias da categoria.
"Sem essa mudança no regulamento, a Prodrive fica inviável", disse Richards, que reclamou da postura da FIA: "Desde o início, nosso projeto se baseava na aquisição de uma chassis de outra equipe, como sempre deixamos claro. Infelizmente, parece que a FIA não quer mais fazer essa mudança, mas ainda esperamos por uma definição".
Anunciada em meados de 2006 como a 12ª equipe da Fórmula 1 para 2008, a Prodrive tinha como plano comprar um chassis da McLaren e, ao mesmo tempo, fechar uma parceira com a Mercedes para ingressar na Fórmula 1. O projeto começou a ruir, porém, quando um movimento das equipes independentes - lideradas pela Williams - fez a FIA desistir de liberar o comércio de carros entre os times.
Quando tornou-se claro que as regras não iriam mudar, as negociações com a McLaren fracassaram, e a Prodrive viu-se sem um "plano B". Nos últimos meses, David Richards ainda reafirmou algumas vezes a vontade de entrar na Fórmula 1 em 2009, mas o projeto não avançou mais. As derradeiras esperanças da Prodrive devem se dissolver hoje, quando representantes de onze equipes se encontram em Londres para discutir os regulamentos dos próximos dois anos.
O foco principal da reunião é debater o plano de "corte de custos" imposto pelo presidente da FIA, Mas Mosley, em dezembro. De acordo com Mosley, o objetivo é limitar as pesquisas numa série de áreas aerodinâmicas, além de impôr restrições no calendário de testes. A parte que interessa à Prodrive, porém, é a discussão em torno do novo "Pacto da Concórdia", que nem foi assinado ainda.
Para quem não sabe, o "Pacto da Concórdia" é uma espécie de tratado entre as equipes, incluindo regras e acordos que não podem ser alterados. Um dos pontos estabelece a proibição da compra e venda de chassis entre as equipes, exatamente aquilo que a Prodrive não deseja. O novo "Pacto da Concórdia" entra em vigor neste ano, com validade até 2011. Caso seja assinado nos termos atuais, portanto, a Prodrive só teria uma chance de entrar na Fórmula 1 a partir de 2012.
Se for assim, como já admite David Richards, o melhor é jogar a toalha mesmo.
5 comentários:
Olá Gustavo, fiquei uns dias ausentes e tenho muitos textos a recuperar! Queria deixar uma mensagem elogiando a nova lista dos 10+, porque se escrevesse num dos comentários lá de baixo correria o risco de voce não ver. Aí vai: parabéns! Minhas candidatas:
GP Brasil - 2003
GP Alemanha - 2000
GP Inglaterra - 2003
GP Japão e Europa - 2007
Abraço!
Prodrive? No drive.
TOMARAM O LUGAR, USURPARAM NA VERDADE, DE QUEM QUERIA CORRER ...
AGORA TERÃO QUE FAZER MAIS UMA LICITAÇÃO. ACHO QUE VOU ESCREVER MINHA EQUIPE DE KART DAKI DE SALVADOR DESTA VEZ. TENHO CHANCES GRANDES!
http://automobilismoemdebate.zip.net
Inclui mais essa na lista de pérolas do tio Max.
abs
Prodrive? No drive. [2] !!!!!!!
Postar um comentário