quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Corridas Mais Caóticas da História - Número 8

Continuamos, hoje, a primeira lista do ano da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Dessa vez, o assunto são corridas animadas, confusas e emocionantes, que certamente ficaram marcadas na memória dos fãs da velocidade. Sem perder mais tempo, vamos em frente:

10. Europa/1999
9. Mônaco/1982
OITAVA COLOCADA - Grande Prêmio de Mônaco de 1984

Não dá para negar: mesmo considerando todo o seu charme, a maioria das corridas em Mônaco ultrapassa a fronteira da monotonia. Troca de posições são quase inexistentes, e a prova acaba se tornando uma insuportável procissão. Quando a corrida nas ruas do Principado fica mais animada, porém, ela fatalmente entra para a história. Ainda mais quando chove...

Em 1972, uma forte chuva atingiu Mônaco pouco antes da largada para a corrida daquele ano. "Deveriam cancelar o G.P. e promover uma regata", disse o bicampeão Graham Hill na oportunidade. A visibilidade era nula, e a prova se tornou uma loteria. No fim, um completo azarão - Jean Pierre Beltoise - levou sua primeira e única vitória. Os pilotos reclamaram bastante da chuva, dizendo ser impossível correr naquelas condições.

Doze anos depois, seria muito pior. Do grid de 1972 não restava ninguém, a não ser Niki Lauda. O austríaco era o segundo colocado no campeonato, com 18 pontos, seis a menos do que o seu companheiro de equipe na McLaren, Alain Prost. Desde o início do ano, já estava claro que a briga pelo título iria se restringir aos dois pilotos do time de Ron Dennis. Os outros eram meros figurantes.

Em Mônaco, porém, dois jovens estreantes roubariam a cena, com duas das maiores performances que a Fórmula 1 já viu. Quando chove nas ruas do Principado, a corrida fica imprevisível. E o talento, é claro, faz a diferença. Foi esse o caso do G.P. de 1984, a prova que apresentou Ayrton Senna e Stefan Bellof ao mundo e que ficou para sempre lembrada como uma das mais confusas da história da Fórmula 1.

O fim de semana já começou agitado quando Martin Brundle bateu de maneira muito violenta na Curva do Tabaco, durante a classificação. A Tyrrell do inglês capotou e Brundle saiu meio desorientado, mas conseguiu se recuperar para a corrida. No domingo, nuvens negras tomaram conta de Mônaco, e a chuva começou a cair já na parte da manhã. Durante todo o dia, o sol ficou bem longe do Principado.

As condições eram realmente péssimas. Os organizadores adiaram a largada durante 45 minutos, sem que a chuva desse trégua. Finalmente - após bastante pressão das emissoras de TV e do impaciente público nas arquibancadas - a corrida foi autorizada. Prost era o pole, com o obscuro Nigel Mansell num excelente segundo lugar no grid. Senna era apenas o 13º, enquanto Bellof saía apenas da 20ª e última posição.

Já de cara, a primeira curva foi a cena de um típico acidente de Mônaco. Derek Warwick tocou-se com Rene Arnoux e atingiu o guard rail, fechando uma parte da pista. O companheiro do inglês na Renault, Patrick Tambay, não conseguiu desviar e bateu também. Mais atrás, Riccardo Patrese e Elio de Angelis ficaram presos na confusão, caindo para os dois últimos lugares.

Ao mesmo tempo, Prost saiu bem e assumiu a liderança, com Mansell logo a seguir. Lauda ganhou três posições na largada e pulou para quinto, atrás das Ferrari de Arnoux e Michele Alboreto. A chuva obrigava os pilotos a andar num ritmo incrivelmente lento: os tempos de volta eram, em média, trinta segundos mais lentos do que o normal. Mesmo para uma prova em pista molhada, era muito.

No meio do pelotão, as confusões aconteciam uma atrás da outra. O francês François Hesnault, por exemplo, acertou o guard rail e perdeu o bico, mas resolveu continuar na corrida como se nada tivesse acontecido. Não satisfeito, ele ainda tentou uma otimista manobra de ultrapassagem sobre Patrese, que rodou e ficou atravessado no meio do grampo Loews. Em apenas duas voltas, era o segundo acidente do pobre italiano....

Lá na frente, a corrida também estava agitada. Lauda superou a dupla da Ferrari e passou para terceiro. Ao mesmo tempo, Mansell aproveitou um descuido de Prost e tomou a ponta, pela primeira vez na sua carreira. Talvez animado demais com a novidade, o inglês errou logo depois, batendo na subida do Cassino. Desesperado, Mansell ainda tentou continuar com o carro todo desalinhado, mas precisou desistir. Mais tarde, ele diria que o acidente foi causado pela faixa branca no asfalto, que teria ficado muito escorregadia com a chuva.

Nessa altura, Senna já ocupava a terceira posição, atrás apenas da dupla da McLaren. Na volta 19, o brasileiro executou uma magnífica manobra sobre Lauda, por fora, no Saint-Devote. E, para surpresa geral, começou a tirar a diferença para Prost. Enquanto Senna se aproximava do líder, era Bellof quem dava seu show. O alemão ultrapassou Keke Rosberg na saída do túnel, numa tentativa bastante arriscada. Deu certo, e agora ele já era o quinto.

Algumas voltas depois, Bellof passou para quarto, quando Lauda errou na Curva do Cassino e rodou. O motor da McLaren do austríaco apagou, e Lauda - o futuro campeão de 1984 - estava fora. A chuva começou a piorar e os acidentes foram se sucedendo. Com menos de metade das voltas completadas, a direção de prova precisava tomar uma decisão. Será que valeria a pena abortar a corrida?

Senna e Bellof, certamente, não se importavam com os riscos. O brasileiro virava uma média de três a quatro segundos mais rápido do que Prost por volta. A vantagem do francês já havia sido de meio minuto, mas era questão de tempo até que Senna chegasse. Enquanto isso, Bellof passou Arnoux e, para espanto de todos, começou a andar ainda mais rápido do que os dois líderes. Ajudado pelo motor aspirado de sua Tyrrell - ideal para as condições - o alemão vinha voando no aguaceiro de Mônaco.

Poderia ter sido um dos finais mais emocionantes da história, mas a corrida precisou ser interrompida. Jacky Ickx - o "rei da chuva" dos anos 60 e 70 - foi quem tomou a decisão de parar a prova, para alívio de Prost, irritação de Senna e desapontamento de Bellof. O francês comemorou a decisão, mal sabendo que ela teria enorme influência no destino do campeonato.

Pela vitória em Mônaco, Prost recebeu apenas 4,5 pontos, já que a corrida foi abortada antes da metade das voltas previstas. Se tivesse sido o segundo em condições normais, teria ganho 6. Considerando que Lauda derrotou Prost no fim do ano por apenas meio ponto, o encerramento precoce da prova foi fatal para as pretensões de título do francês. Por outro lado, há relatos que Senna ficou "furioso" com o fim da prova, mas nada disso chegou a ser comprovado.

Certo, mesmo, é que o brasileiro havia danificado sua suspensão ao errar na Chicane, ainda no início da prova. Se a prova tivesse continuado, é provável que Senna nem tivesse conseguido receber a bandeirada. Da maneira como foi, o G.P. de Mônaco foi perfeito para ele: Senna não venceu a corrida, mas saiu como um dos grandes heróis do dia.

O brasileiro só não foi a única estrela da corrida porque a performance de Bellof também foi assombrosa. Infelizmente, a prova seria o ponto alto da carreira do alemão na Fórmula 1. Apenas um ano depois, Bellof perderia a vida num acidente em Spa-Francorchamps, durante uma corrida de endurance. De qualquer maneira, fica o consolo de que Bellof teve uma oportunidade de mostrar seu real talento, exatamente naquele confuso, emocionante e atípico G.P. de Mônaco de 1984.

Por ter sido disputado nas piores condições possíveis - chuva fortíssima justamente no mais apertado dos circuitos do mundo - pelo festival de acidentes e rodadas e por ter colocado em igualdade de condições todos os pilotos do grid, o que abriu espaço para as espetaculares atuações de Senna e Bellof, o Grande Prêmio de Mônaco de 1984 leva o oitavo lugar na lista das Corridas Mais Caóticas da História.

Infelizmente, são poucos os vídeos disponíveis na Internet que destaquem o G.P. de Mônaco de 1984. Escolhi esse aí debaixo: um breve resumo da corrida, incluindo a maioria dos principais lances do dia. E o melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista) : a narração é de Galvão Bueno:


A seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta amanhã, com o número sete da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E hoje, até o fim do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade, incluindo o lançamento do novo carro da Toyota. Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Quarta e nona imagens do post - http://www.f1-facts.com/
Décima imagem do post - http://www.diecasts.biz/
Demais - FIA review

15 comentários:

Anônimo disse...

Corrida histórica essa. Lembro de vê-la quando eu ainda era um garoto, e começava a acompanhar a Fórmula 1. Foi um espetáculo, Senna vindo de trás com aquele carrinho sem vergonha da Toleman, parecia prestes a ultrapassar o Prost quando pararam a corrida. Na hora fiquei muito irritado mas hoje concorco com voce, a parada foi melhor mesmo para o Senna, porque ele saiu como se tivesse vencido. Se tivesse continuado, talvez o Bellof tivesse passado ele, ou talvez quebrasse também. Do jeito que foi, a corrida foi excelente para o Senna ganhar reputação e credibilidade entre os chefes de equipe. Acredito que a mudança dele para a Lotus no ano seguinte teve muito a ver com o desempenho do Senna em Monaco, porque no resto do ano ele foi mais discreto, conseguindo apenas um ou dois outros podiuns se não estou enganado. Otimo post, estou na expectativa pelos próximos textos.

Net Esportes disse...

1982 e 1984 eu não assistia ainda !!! (very children) ....

Nunca achei mônaco uma corrida monótona, exceto pelos últimos 3 ou 4 anos, antigamente era uma das que eu mais gostava pois tinha batidas, quebras.... muitos abandonos, era cheia de alternativas e acontecimentos inesperados, o fato de ter túnel e tal.... mas ultimamente ninguém mais bate, ninguém passa como sempre.... ninguém erra nunca... ta trsite !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ah, essa corrida eh historica! Eu to baixando ela com minha humilde internet discada!
Eu vi num post anterior q alguem comentou sobre a "galeria Ayrton Senna" q o Esporte Espetacular mostrou. Bom, minha mae gravou uns capitulos e estou tentando convencê-la a passar pra dvd (ela tem medo de dar merda e perder a fita cheia de materias dele, rs). Tem Portugal 85, Belgica 85 e justo Monaco 84! Eh engraçado a surpresa do Galvao volta a volta quando ele descobria q o Senna tinha ganho mais uma posição; inclusive, na primeira volta ele prefere citar primeiro a posição do Piquet, q tava beeem atras e dpois diz a do Senna bem surpreso...além disso, Galvão jah mostrava seu lado profeta, dizendo q o Senna era o novo talento brasileiro!
Ateh!

Unknown disse...

Acho que tenho essa corrida completa... histórica mesmo!!!

Anônimo disse...

Tem que se lembrar também que,se não me engano,o Bellof morreu tentando fazer uma ultrapassagem no Jacky Ickx justo ele que paralisou a prova...

Anônimo disse...

Gustavo, não tive tempo de parabeniza-lo por esse novo 10 mais. Particularmente foi este que escolhi. Essa corrida lembro muito bem, histórica. E a de 82 não conhecia, muito legal. Pelo que sei o que o Lucas disse é verdade. Foi num acidente com o Jacky Icky na Bélgica que o Bellof morreu.
Vou aproveitar para sanar 02 dúvidas.
01 - Em 85 o Bellof ainda corria de F1?
02 - Gustavo, vc tem o link das 10 maiores perfomaces individuas, pois vc não conseguiu editar o video e na época eu não acompanhava esse maravilhoso blog.
Abraço a todos os amantes do automobilismo.

Anônimo disse...

patrese roda na loews e fica atravessado na pista

de novo

já vi que naum é a primeira vez que isso acontece com o coitado

ele devia detestar esta curva

cassio

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, muito obrigado mesmo por todos os elogios!

Lucas: É verdade, eu me esqueci desse detalhe! Foi justamente disputando posição contra Ickx que Bellof perdeu a vida...

Fernando Mozart: Respondendo as suas dúvidas. 1) Sim, o Bellof ainda corrida na Fórmula 1 em 1985, também pela Tyrrell. Na época, aliás, muitos garantiam que ele já havia assinado com a Ferrari para 1986. 2) Os links estão logo abaixo, em ordem:

10. Michael Schumacher no G.P. da Espanha de 1996 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/07/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_19.html
9. Damon Hill no G.P. da Hungria de 1997 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/07/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_24.html
8. John Watson no G.P. de Long Beach de 1983 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/07/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_25.html
7. Jackie Stewart no G.P. da Alemanha de 1968 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/07/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_26.html
6. Nigel Mansell no G.P. da Hungria de 1989 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/07/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_31.html
5. Stirling Moss no G.P. de Mônaco de 1961 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-fez.html
4. Gilles Villeneuve no G.P. da Espanha de 1981
3. Jim Clark no G.P. da Itália de 1967 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_07.html
2. Ayrton Senna no G.P. da Europa de 1993 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_08.html
1. Juan Manuel Fangio no G.P. da Alemanha de 1957 - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_09.html
Menções honrosas - http://blogf1grandprix.blogspot.com/2007/08/os-10-do-blog-f1-grand-prix-as-dez_14.html

Aproveite!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Blog Velocidade F1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog Velocidade F1 disse...

O que fazia o motor aspirado da Tyrrel(que devia ser coswort) ser tão melhor que os turbo?

Blog F1 Grand Prix disse...

Lucas,

Nas condições chuvosas de Mônaco, o motor turbo debitava uma potência grande demais nos carros. Assim, os pilotos patinavam bastante na saída de cada curva, perdendo alguns centésimos cruciais. Com a Tyrrell de Bellof, isso não acontecia. Mal comparando, era como se o alemão estivesse correndo com o controle de tração, e os outros não...

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Pô, Gustavo.. cheguei atrasado pra comentar... e logo numa das corridas preferidas.

Ótimo post sobre a ‘corrida lenta’ de Mônaco/1984...

Se fosse terminar com as voltas previstas talvez durasse umas 5h... ou então ninguém a completaria!

E a fúria do Senna após a prova foi ainda menor do que na pista... atropelando todo mundo.

Mas ainda acho que o Prost ganharia a prova porque o Senna e o Bellof iriam bater um no outro tamanho apetite dos 2.

Já que o vídeo escolhido não mostrou o espetáculo do Bellof... aí vai uma das ultrapassagens do Bellof. A vítima foi o Arnoux.
http://br.youtube.com/watch?v=xDJ0_dAmpRE

Só uma dúvida: naquela época não tinha safety-car???

Abraços!

Denes Brito disse...

Tenho essa corrida com narração da TV Inglesa. Se o blog quizer, me manda um e-mail com o nome e endereço que envio o DVD para vocês.


Denes Brito
Desenhista, ILustrador e Doido por Automobilismo.

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme: Antes de 1984, o safety car só havia sido utilizado uma única vez. A experiência não deu muito certo, e o carro de segurança só voltou no G.P. Brasil de 1993. Neste G.P. de Mônaco, portanto, não dava para colocar o safety car na pista...

Denes: Obrigado pela mensagem! Agradeço a sua disposição, mas eu também tenho esse vídeo aqui no meu computador. De qualquer maneira, muito obrigado!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

achei um video dessa corrida.

http://dai.ly/xur8vl